terça-feira, 30 de junho de 2009

Conferência Municipal de Educação no Presídio Municipal



Aconteceu no dia 26/06/09 mais uma etapa da Conferência Municipal de Educação, desta vez a discussão dos rumos da educação em nosso município, foi realizada no Presídio Municipal de Jaguari. Os alunos que fazem parte do Programa Brasil Alfabetizado responderam o questionário e discutiram juntamente com os representantes da SMEC e com a professora Leonilda Bacin, alguns dos investimentos feitos na educação e metas a serem alcançadas em nosso município.
Foi lançada a idéia de implantar no Presídio Municipal o Programa PROEJA FIC, que visa desenvolver a educação básica juntamente com a educação profissionalizante. Dentre algumas propostas feitas aos alunos, a que mais agradou foi a de proporcionar cursos relacionados a panificação.



Esse momento foi importante, pois tratou-se de um diálogo estabelecido com uma parcela da população que encontra-se marginalizada e extremamente estigmatizada socialmente. A Educação representa, neste sentido, uma ferramenta de inserção dessas pessoas na sociedade de forma digna e responsável.


sexta-feira, 26 de junho de 2009

Doação de Materiais Escolares


"Estamos muito felizes, nossa Escola foi contemplada com doações de materiais escolares. Os referidos materiais foram doados pela empresária Rejane Jardim Berro, da Papelaria Arte e Papel. Atitudes como essa é de pessoa que acredita que todos devem de alguma maneira ou outra contribuir para um mundo melhor. Sabemos, também, que tudo se inicia na formação e educação do aluno. Por isso contribuir com isso é tornar-se responsável por um mundo melhor".

(Raquel Tronco de Siqueira - Diretora da E.M.E.F. Pres. Getúlio Vargas)


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Debate sobre as drogas


Estará acontecendo no dia 30 de junho o segundo ciclo de palestras do Projeto "Sociedade e Cultura(s): Interfaces e desafios da educação na contemporaneidade", da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e sob coordenação do cientista social Cristiano Sobroza Monteiro.
Neste Ciclo, a temática será Drogas e a perspectiva da Redução de Danos. As palestrantes serão Flávia Costa da Silva (socióloga e especialista em Saúde Pública) e Carolina Appel Colvero (socióloga e especialista em Pensamento Político Brasileiro), ambas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O público alvo deste encontro serão alunos de 7ª e 8ª séries das escolas municipais. O evento inicia às 09 h, na Casa de Cultura Irmã Zenaide.


Dados da palestra

Tema: Uso de drogas e o cuidado consigo na perspectiva da Redução de Danos.

Objetivo: Fomentar a discussão e a reflexão a cerca dos usos de drogas e suas implicações com uma educação para a saúde e para a vida.

Lembrando que está atividade, contempla a data do dia 26 de junho que marca o "Dia Nacional de Combate às Drogas".

Contamos com a participação de todos!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Estudantes Jaguarienses contam com o Programa "Bolsa-Estudante"

A Câmara de Vereadores de Jaguari e o Prefeito Municipal João Mário Cristofari aprovaram o "Programa Bolsa-Estudante", que concebe auxílio financeiro, aos estudantes de nível superior e técnico residentes no Municípo, destinado a custear suas despesas com locomoção da sede do Municípo às Instituições de Ensino Superior onde realizam suas atividades acadêmicas curriculares.

...

Lei Municipal Nº 2.710, de 19 de junho de 2009.

Artigo 3º. O auxílio "Bolsa Estudante" tutelado na presente Lei será concedido até o mês de dezembro, na seguinte disposição:

I- Subsídio de R$ 43,00 (quarenta e três reais) mensais por alunos do ensino superir, devidamente matriculado junto à URI Campus Santiago, que utilize do transporte para deslocamento até aquela instituição, nos termos do Parágrafo único do artigo primeiro, bem como, que preencha os demais requisitos da presente Lei;

II- Subsídio de R$ 24,00 (vinte e quatro reais) mensais por aluno de curso técnico, devidamente matriculado junto ao IFET Campus São Vicente do Sul, que utilize do transporte para deslocamento até aquela instituição, nos termos do Parágrafo único do artigo primeiro, bem como, que preencha os demais requisitos da presente Lei.

...

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura destaca essa importante ação em prol da Educação de nosso município, Parabéns a todos!

Ensino Médio agora tem Transporte Escolar Gratuito!

Lei Municipal Nº 2.711/09 regulamenta transporte escolar de alunos do ensino médio em Jaguari.

...

DA GRATUÍDADE DO PROGRAMA

Artigo 2º - Fica instituído o Transporte Escolar Gratuito de Estudantes do ensino Médio do Município de Jaguari, que obedecerá ao disposto na Legislação Federal, Estadual e na presente Lei.

...

É mais um avaço da Educação em nosso município!

Ainda sobre a I Conferência Municipal de Educação

A Conferência Municipal de Educação continua através da participação de todos. Colocamos algumas questões à disposição de quem quiser respondê-las através de emails, em grupos de estudos, aulas, reuniões, etc.

a) O que você espera da Escola?
b) Qual o papel do professor?
c) Qual a Escola Ideal?
d) Que tipo de "presença" da família na escola contribui para a qualificação da educação?
e) Qual o perfil do Estudante dos sonhos?

É muito importante identificar o segmento (pais, alunos, professores, funcionários, gestor), que respondeu as questões.

Participe! A sua participação fez e continuará fazendo a diferença!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Projeto Judoca Cidadão

O Projeto Social “Judoca Cidadão”, atende gratuitamente, aproximadamente oitenta alunos da rede municipal e estadual de ensino, tendo como sede as dependências da Escola Dr. Severiano de Almeida.

Tal Projeto tem a finalidade de oferecer aos alunos a prática do judô disciplinar aproveitando os atrativos que o esporte oferece às crianças e jovens como instrumento de integração social e desenvolvimento psíquico, dando-lhes oportunidades de crescimento pessoal, além de ajudá-los na conquista de uma saúde melhor através de atividades esportivas e culturais, auxiliando na formação do caráter do cidadão.

O referido projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguari e a Equipe Aliança de Judô.

Neste sábado, 20 de junho, aconteceu um Torneio de Quedas por Equipes com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos alunos, integrá-los com os pais e motivá-los à prática do Judô.

A Equipe vencedora foi a da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas, do Bairro Consolata. Em segundo lugar ficou o Instituto Estadual de Educação Professora Guilhermina Javorski.
Em terceiro lugar a Escola Municipal de Ensino Fundamental São José e em quarto lugar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonieta Gindri Reghelin, do Bairro Rivera.

As aulas do Projeto acontecem todas as quartas-feiras, na Escola Dr. Severiano de Almeida em três horários:
Pela manhã das 09:30 às 11:00
Pela tarde das 14:00 às 15:30
Pela noite das 18:00 às 20:00



-----------------*
-----------------

EM BREVE ESTAREMOS PUBLICANDO AS FOTOS .....

-----------------*-----------------

Gestar Matemática


Objetivo Gestar - Matemática

- Colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem;
- contribuir para o aperfeiçoamento da "autonomia" do professor na sua prática pedagógica;
- Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.


Quem participa:

Os professores de matemática de 5ª a 8ª série do ensino fundamental.


Professores cursistas:

- Rosana de Souza Machado - EMEF São José
- Andréia Nadalon - EMEF São José
- Rejane Turchiello - EMEF São José ( somente a distância )
- Maria Universina Kuhn - EMEF Pres. Getúlio Vargas e Antonieta G. Reghelin
- Luitimar Anselva - EMEF Pres. Getúlio Vargas e Antonieta G. Reghelin
- Elisiane Lixinski - EMEF Vanda Maria da Silva
- Elenir Fátima Misievicz Guerra - EMEF Vanda Maria da Silva
- Cléa Rejani Girardon - EMEF Vanda Maria da Silva
- Patric Kuneck da Silva - Acadêmico de Matemática


Carga horária do curso

120h a distância
80h oficinas
40h acompanhamento pedagógico


Certificado

O certificado fica a cargo da SMEC, e os critérios de certificação deverão ser elaborados pelo professor formador e seu coordenador.
O curso é realizado na EMEF Pres. Getúlio Vargas , nas quintas-feira, às 13h30 min com duração em média de 2h3omin.
No gestar de matemática os encontros que acontecem são chamados de "sessão coletiva" e o que o cursista aplica em sala de aula "Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula.


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Resultados


Após o sucesso da 1ª Conferência Municipal de Educação, é o momento de "arregaçar as mangas" e iniciar os trabalhos de análise e sistematização dos questionários aplicados na Conferência realizada no dia 18 de junho de 2009.
O trabalho de sistematização é imprescindível para os rumos da educação em nosso município, pois trata-se de um diagnóstico refinado da situação educacional em Jaguari.


Principais pontos elencados pelos participantes da Conferência



Pontos Positivos com relação à educação em Jaguari

  • Conferência da Educação;
  • Formação continuada;
  • Apoio e presença da SMEC nas escolas;
  • Informatização nas escolas;
  • Professores com mais liberdade de expressão e participação;
  • Cursos para os professores trabalharem com as tecnologias;
  • Pró-Letramento - currículo
  • Gestar II – Português e Matemática – 5ª a 8ª séries
  • Transporte Escolar exclusivo para alunos;
  • Participação das escolas do interior em eventos sociais, na cidade;
  • Eleições diretas para diretores (curso de capacitação e autonomia na gestão);
  • Monitores nas escolas;



Problemas e aspectos a serem melhorados

  • Falta da presença da família na escola;
  • Falta formação continuada específica para cada área do conhecimento;
  • Falta de local adequado para a Educação Infantil;
  • Falta de um Plano de Carreira para os funcionários;
  • Revisão do Plano de Carreira dos professores;
  • Baixa Remuneração;
  • Falta de um Sindicato somente para os professores e funcionários de escola;
  • Falta de Recursos;
  • Falta de interesse e motivação por parte do aluno e também de alguns professores;
  • Nucleação da escolas (transporte escolar do interior para a cidade). As crianças deixam de frequentar as escolas da localidade para ir à cidade.
  • Professores especializados na SMEC (psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos);
  • Melhor acompanhamento da nutricionista nas escolas;
  • Curso para as merendeiras;
  • Salas de recursos com Educadora Especial em todas as escolas;
  • Abrigos para esperar o transporte escolar;
  • Adequar as merendas escolares às estações do ano (Ex.: sopa no inverno, iogurte no verão, etc.);
  • Evasão e repetência;
  • Planejamento unificado (município e estado)
  • Criação do Conselho Municipal do Transporte Escolar.


Em breve, estaremos divulgando os principais pontos obtidos nas Miniconferências realizadas nas escolas municipais e estaduais de Jaguari.



Para entrar para a história...



Realizou-se ontem à noite, no Clube Sete, a 1ª Conferência Municipal de Educação, acontecimento histórico para a Educação de Jaguari. O Secretário de Educação Professor Milton José Bolzan e a equipe da SMEC, agradecem a presença de todas as pessoas que se fizeram presentes. Foi um momento para refletir, debater e traçar estratégias de ação. Brevemente estaremos dando continuidade à Conferência, através da sistematização dos temas e temáticas elencadas. Nossa meta é trabalhar para que essas contribuições se transformem em políticas públicas para a Educação em Jaguari.

Sua participação fez a diferença.
***********


Créditos:
Jairo Dalcin Anselva
Cristiano Sobrosa Monteiro
Milton José Bolzan

BAIXAR FILME

***********

1ª Conferência Municipal de Educação


"E agora, diria a nós, como educadores e educadoras: ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e anunciar. Ai daqueles e daquelas que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e com o agora, ai daqueles que, em lugar desta viagem constante ao amanhã, se atrelarem a um passado de exploração e rotina".

Paulo Freire