quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Prefeitura economiza com pregão no Transporte Escolar

Pela primeira vez foi realizado pregão envolvendo o Transporte Escolar Municipal

A Prefeitura Municipal de Jaguari realizou no dia 20 de agosto de 2009, o Pregão do Transporte Escolar, reuniram-se representantes das empresas, pregoeiro e equipe de apoio.

Essa foi a primeira vez que optou-se por essa nova modalidade de licitação para o transporte escolar. “Com isso conseguimos redução de custos no preço de quilômetro rodado de até trinta por cento em determinados itinerários” observa o Secretário Municipal de Educação e Cultura, prof° Milton.

Andréia Buzata Bolzan, da equipe de apoio, ressalta que “Essa modalidade de licitação permite uma maior transparência tanto para os licitantes como para a comunidade em geral, pois é possível acompanhar os lances efetuados durante o processo, permitindo a negociação com o prestador de serviço no intuito de redução de custos para o município”.

Ainda sobre o processo licitatório, Eleusa Missaggia, responsável pelo transporte escolar do município e que acompanhou o pregão municipal, menciona que “esse processo foi inovador e transparente e deve ser seguido para outras modalidades de aquisições”.

Na avaliação do empresário Ézio Fernandes, que participou do processo licitatório, “Foi uma boa mediada, a melhor de todas até agora, pois é uma forma clara e limpa de disputa. Acredito que todos os envolvidos na licitação tenham gostado e fica como exemplo para os próximos anos”.

O pregão é um aperfeiçoamento do regime de licitações para a Administração Pública. Esta nova modalidade possibilita o incremento da competitividade e a ampliação das oportunidades de participação nas licitações, contribuindo para o esforço de redução de despesas de acordo com as metas de ajuste fiscal. O pregão garante economias imediatas nas aquisições de bens e serviços, em especial aquelas compreendidas nas despesas de custeio da máquina administrativa dos entes públicos. Essa modalidade permite ainda maior agilidade nas aquisições, ao desburocratizar os procedimentos para a habilitação e o cumprimento da seqüência de etapas da licitação.

A Prefeitura Municipal investiu de janeiro a julho de 2009, uma média de 80 mil reais mensais com transporte escolar – direito do aluno, que deve em contra partida valorizar este investimento aproveitando essas oportunidades para dedicar-se cada vez mais aos estudos.


...


Vistoria pela segurança do Transporte Escolar


Foi realizado no dia 26 de agosto, no Posto Texaco, a vistoria do Transporte Escolar Municipal.

Foram vistoriados 06 veículos da Prefeitura Municipal e 18 veículos de empresas terceirizadas. São fiscalizadas 54 peças de cada veículo, principalmente da parte mecânica: pneus, freios, barra, direção, molas, ponteiras, chassi, bancos e extintor.

A vistoria é realizada de três em três meses e após isso é emito um laudo pela empresa Venturini e Cia LTDA , cujo responsável técnico é o engenheiro mecânico João Venturini.





terça-feira, 25 de agosto de 2009

Preparação para o desfile de 7 de Sete de Setembro

Aconteceu no dia 25 de agosto de 2009, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, reunião com diretores das escolas do município para tratar sobre vários assuntos referentes à educação no município. O assunto que destacamos desta reunião, é a organização da Semana da Pátria e do desfile de 7 de Setembro. Este ano a personalidade homenageada será Edson Damian, recentemente ordenado Bispo em São Gabriel da Cachoeira - AM.

As escolas receberam material (impresso e visual) de pesquisa para conhecerem um pouco mais a vida de Dom Edson. O trabalho de sensibilização das escolas para o tema, já iniciou e a SMEC está dando o suporte necessário para o desfile ser muito representativo para toda a comunidade jaguariense.



Programação da Semana da Pátria 2009


A Administração Municipal de Jaguari e a Comissão Organizadora da SEMANA DA PÁTRIA têm a honra de convidar Vossa Senhoria e Ilustríssima Família para as Solenidades Comemorativas aos 187 anos da INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, que se realizarão de 01 a 07 de setembro de 2009, com os seguintes temas:


NACIONAL: AMAZÔNIA - Ocupação, defesa e guarda.


ESTADUAL: RUBEN BERTA - Sua História, Seu Legado.


MUNICIPAL: DOM EDSON - um Bispo jaguariense de origem italiana dentro da Amazônia.


Dia 01/09/2009 – TERÇA-FEIRA

08:00h: Toque do Hino da Independência pela radio Jaguari

09:00h: Saída do Fogo Simbólico da Pátria, da Brigada Militar conduzida pela mesma e pelo Pelotão Mirim da Brigada Militar, até a Praça Osvaldo Aranha.

09h30min: Ascensão do Fogo Simbólico pela Associação Comercial Industrial de Jaguari em comemoração aos 80 anos de sua fundação.

Hasteamento dos Pavilhões:

Nacional: Exmº Sr. João Mario Cristofari – Prefeito Municipal

Estadual: Exmº Sr. Eudo Callegaro Tambara - Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jaguari

Municipal: Exmº Sr. Dr. Gildo Adagir Meneghello Junior-Juiz de Direito.

Pronunciamento Cívico de Abertura: Exmº Sr. João Mário Cristofari - Prefeito Municipal

Apresentação Artístico-Cultural: a cargo da Escola Municipal de Educação Especial Tanara Girardon Julien (APAE)

Programa Cívico: Transmissão da Solenidade de Abertura pela Rádio Jaguari

10 h às 12 h: Guarda de Honra da Pira da Pátria-E. M. E. F. Antonieta Gindri Reghelin

12 h às 17 h: E. M. E. F. Presidente Getúlio Vargas.


Dia 02/09/2009 – QUARTA-FEIRA

10h: Programa Cívico pela Rádio Jaguari – Instituto Estadual de Educação Profº- Guilhermina Javorski

Guarda de Honra da Pira da Pátria:

8h às 17h: Instituto Estadual de Educação Profº- Guilhermina Javorski

Dia 03/09/2009 – QUINTA-FEIRA

10h: Programa Cívico pela Rádio Jaguari-E. E. E. F. Ironita Witt Marques

Guarda de Honra da Pira da Pátria:

8h às 12h: Escola Municipal de Educação Especial Tanara Girardon Julien (APAE)

12h às 17h: E. M. E. F Antonieta Gindri Reghelin


Dia 04/09/2009 – SEXTA-FEIRA

10h: Programa Cívico pela Rádio Jaguari-Creche Municipal Tia Mana

Guarda de Honra da Pira da Pátria:

8h às 17h: E. M. E. F São José


Dia 05/09/2009 – SÁBADO

8h: Execução do Hino da Independência pela Rádio Jaguari

Guarda de Honra da Pira da Pátria:

8h às 17h: Agências Bancárias: Sicredi, Banco do Brasil, Caixa e Banrisul

9horas: Desfile Cívico

Saída: esquina da Av. Sete de Setembro com Av. Dr. Severiano de Almeida

Participação da Banda do QG de Santiago.

Programa cívico: Transmissão do Desfile pela Rádio Jaguari.


Dia 06/09/2009 – DOMINGO

10h: Programa Cívico pela Rádio Jaguari-E. M. E. F. Vanda Maria da Silva.

Guarda de Honra da Pira da Pátria:

8h às 17h: Entidades Tradicionalistas.


Dia 07/09/2009 – SEGUNDA – FEIRA

8h: Execução do Hino da Independência pela Rádio Jaguari

Guarda de Honra da Pira da Pátria:

8h às 17h: Pelotão Mirim da Brigada Militar.

17h: Pronunciamento Cívico de encerramento, pelo Exmº Sr. Milton José Bolzan Arriamento dos Pavilhões:

Nacional: Exmº Sr. João Mario Cristofari – Prefeito Municipal

Estadual: Exmº Sr. Eudo Callegaro Tambara-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jaguari

Municipal: Exmº Sr. Milton José Bolzan-Secretário Municipal De Educação e Cultura.

Extinção do Fogo Simbólico

Programa Cívico: Transmissão do Encerramento da Semana da Pátria.



* Favor confirmar presença no Desfile Cívico até 1º de Setembro , na Câmara de Vereadores – 3255- 1451; Assistência Social- 3255- 1506 ou com a Elimar 96223563 ou 96544021.

Polícia investiga origem do tiro que matou Sem-Terra



"...A ocupação reivindicava a aplicação dos recursos para saúde, educação e infra-estrutura nos assentamentos da região e desapropriação do restante da Fazenda Southall e a liberação imediata, na Justiça, das fazendas Antoniazzi e 33, em São Gabriel, para o assentamento das famílias acampadas no Estado..." (Marco Aurélio Weissheimer)

Veja o texto na íntegra: Clique Aqui

Também no Plantão Gaúcha, do dia 21 de agosto, Cláudio Brito Comenta sobre o fato.

Para escutar o comentário: Clique Aqui

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Parcerias visam qualificação na formação de professores e alunos

Secretário de Educação, Milton José Bolzan e o Prof.° Júlio Quevedo da UFSM

No dia 14 de agosto, pela parte da manhã, na Universidade Federal de Santa Maria, reuniram-se o Secretário Milton José Bolzan, Cristiano Sobroza Monteiro da SMEC-Jaguari com o Prof.º Dr. Décio Auler do Centro de Educação e demais orientados do GETCTS – Grupo de Estudos Temáticos Ciência Tecnologia e Sociedade – para articular projetos de formação continuada a serem desenvolvidos junto a professores e alunos da rede municipal de ensino de Jaguari.

Também, foi feito contato com o Prof.º Dr. Júlio Quevedo, do Curso de História, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, para tratar de projetos e cursos que visem ampliar os conhecimentos sobre as raízes históricas das etnias que compõe a formação do povo jaguariense.

Ao meio dia, em uma reunião almoço, foram debatidas viabilidades de criação do Conselho Municipal da Juventude, bem como, políticas para esse segmento, com o secretário adjunto Cesare Barrichello da Prefeitura de Santa Maria.

Dia 17 de agosto, pela parte da tarde, outro encontro aconteceu, na UFSM, para celebrar parceria entre essa instituição e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O Prof.º Dr. Hector Omar, do Departamento de Psicologia e demais orientados, receberam o Secretário para apresentação de Projeto que objetiva contemplar questões envoltas nas discussões sobre identidade e perspectivas de futuro para jovens e adolescentes.

Esse Projeto já é desenvolvido na PRAE-UFSM (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) e pela primeira vez, será realizado fora da UFSM, como atividade de extensão.


Em breve, mais detalhes...




Reunião na SMEC para definir calendário escolar

No dia 19 de agosto, realizou-se na SMEC mais uma reunião com diretores das escolas municipais e estaduais, a presidenta do Conselho Municipal de Educação, Secretário Municipal de Educação e Cultura e equipe pedagógica da SMEC.

Nesta ocasião foi discutido o calendário escolar e a redistribuição dos trimestres letivos, além de definições sobre o tema municipal para o desfile de 7 de setembro.

Assim sendo, conforme combinado entre os participantes da reunião, ficou acordado o seguinte horário e datas da reposição das aulas nos sábados:


Horários


Manhã – 8h às 11h30min

Tarde – 13h às 16h30min


Datas


Agosto: 22 e 29

Setembro: 12

Outubro: 16 (sexta), 17 e 24

Novembro: 07 e 21

Dezembro: 07 e 23


Maiores informações a respeito do desfile de 7 de setembro, em breve...

Educação x Prevenção


Professores e alunos da E.M.E.F. Presidente Getúlio Vargas realizaram trabalhos de conscientização com a temática: "Como evitar a gripe H1N1". Foi discutido, construído conceitos e elaborado cartazes que alertam sobre como evitar o contágio da gripe dentro do ambiente escolar.

A escola adotou medidas de prevenção para evitar a disseminação desse vírus.






Retorno às aulas com conscientização

No primeiro dia de aula do segundo trimestre, dia 17 de agosto, a equipe pedagógica da SMEC, juntamente com o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Milton José Bolzan, visitaram as escolas da rede municipal, distribuindo panfletos de orientação para prevenção da gripe A. Em um primeiro momento, foram reunidos os professores e passadas informações de prevenção, logo após, foram visitadas todas as salas de aula, onde foi possível colher informações a partir de relatos dos alunos, da conscientização deles com relação às medidas de prevenção, os quais mostraram-se muito bem informados.

O Secretário Milton Bolzan visitou a E.M.E.F. São José e a E.M.E.I. Tia Mana onde deu boas-vindas pelo retorno às aulas e orientou os jovens no combate a gripe A.

A professora Ilda Maria visitou a E.M.E.F. Antonieta Gindri Reghelin, colaborando com a direção no sentido de tomar todas as providências necessárias contra gripe.

A professora Nádia Compagnoni visitou a E.M.E.E Tanara Julien (APAE), onde foi surpreendida com a conscientização dos alunos, na prevenção e combate ao vírus.

A professora Denise Valente foi até a E.M.E.F. Presidente Getúlio Vargas, onde constatou a conscientização dos alunos com relação às formas de prevenção e colocou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura a disposição para possíveis necessidades e carências da escola, com relação a material de prevenção e possíveis orientações.


Um bom retorno às aulas, com muita responsabilidade de todos!






quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dica de leitura

Silenciadores Oficiais

Juremir Machado (Correio do Povo - 09/08/09)

O ditador Getúlio Vargas mandou o Estadão se calar. Os milicos ditadores de 1964 mandaram o Estadão se calar. O desembargador Dácio Vieira, amigo de José Sarney, mandou o Estadão se calar. Todo mundo manda o Estadão se calar. Ponto para o Estadão. Jornal de respeito existe para desrespeitar. Vieira esqueceu de mandar os senadores Fernando Collor, Tasso Jereissati e Renan Calheiros se calarem. Aí eles falaram à vontade. Collor mandou o colega Pedro Simon engolir. Tasso chamou Calheiros de 'coronel cangaceiro' e de 'dedo sujo'. Calheiros respondeu com a mesma elegância rotulando Tasso de 'coronel de m...' Um espetáculo edificante. A governadora Yeda Crusius adoraria ter calado Lair Ferst, Luciana Genro, Pedro Ruas e, principalmente, o Ministério Público Federal. Os políticos acham que tem gente falando demais.

Só Marcelo Cavalcante, o ex-aliado do governo gaúcho, morto num lago, em Brasília, está calado para sempre. Uma pena. A viúva dele fala. O irmão dele fala. Todos têm algo para dizer. Mas a sociedade ainda não sabe exatamente o que eles contam. Há um processo em curso em Santa Maria. A juíza Simone Barbisan não tem pressa em falar. Mas todos esperam pelo que ela vai dizer. O sociólogo francês Michel Maffesoli lembra que 'na corte dos imperadores bizantinos existiam os silenciadores oficiais'. Lembra mais: 'Eles tinham por função calar os perturbadores da ordem a fim de fazer reinar o pensamento único estabelecido. Traduzindo para termos contemporâneos, trata-se de uma conspiração do silêncio'. Aí está. Faz sentido. Estamos vivendo tempos bizantinos. O conservador Estadão perturba a ordem. Assim como Luciana Genro e Pedro Ruas. Dácio Vieira é um silenciador oficial. Yeda Crusius gostaria de ter o seu.

Há, ressalta Maffesoli, uma diferença entre opinião pública e opinião publicada. Os atos secretos do Senado não eram publicados para evitar a opinião pública. Muitas vezes, a opinião publicada pela mídia sufoca a opinião pública. No Brasil, contudo, os silenciadores oficiais querem liquidar a opinião pública e a opinião publicada. A tática mais comum dos silenciadores oficiais é paranoica: toda opinião publicada teria por objetivo conspirar contra o pensamento único do poder. Não importaria a natureza dos fatos, mas as intenções dos denunciantes e a origem das informações. Matou? Roubou? Desviou dinheiro público? Pouco importa. Relevante seria: quem deixou vazar? Com que objetivo? Em benefício de quem? Se o MPF silencia, está armando. Se dá coletiva e divulga parte das suas investigações, armou um circo.

É pam, pam, detran mesmo! A mais sofisticada artimanha dos silenciadores oficiais no Brasil é o segredo de justiça para processos envolvendo agentes públicos. Os silenciadores oficiais detestam que a opinião publicada fale em nepotismo, privilégios e outros jeitinhos que os poderosos usam para viver bem. Os silenciadores oficiais sonham com o dia em que toda opinião publicada fará a opinião pública desistir de fazer perguntas incômodas. O negócio é cortar línguas.



Aulas iniciam dia 17 de agosto


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguari, em reunião dia 06 de agosto, com os diretores das escolas municipais e estaduais e Conselho Municipal de Educação, tratou sobre o calendário escolar e a recuperação dos dias letivos por conta das alterações provocadas em virtude da Gripe A. Por solicitação dos diretores das escolas estaduais e municipais, com o objetivo de minimizar os prejuízos pedagógicos e face a situação de tranquilidade do quadro da saúde em nosso município, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Milton José Bolzan, defendeu o reinício das atividades escolares no dia 12 de agosto.

Entretanto, no dia 10 de agosto, segunda-feira, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação encaminhou novas orientações às suas escolas e convocou os Secretários de Educação, para reunião no dia 11 de agosto, terça-feira, às 13h 30min, em Santa Maria, onde não viabilizou o retorno às aulas no dia 12 de agosto.

Em face da negativa do retorno às aulas por parte do Estado, a Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura optaram pelo retorno das atividades escolares na Rede Municipal, também, no dia 17 de agosto, segunda-feira.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Parabéns Estudantes!

O Estudante

Ele não apenas aprende, mas também ensina aquele que ensina a aprender.
Ele acredita na profundidade da vida, percebendo, aos poucos, que dela faz parte.
Ele não apenas escuta, mas perscruta, como quem procura aprender a viver.
E vive com toda a intensidade, em todas as idades, alimentando a sua curiosidade, construindo o seu ser.
É quem fala e se cala, é quem chora e consola, é quem canta e se espanta, é quem precisa, a todo momento, perguntar e conhecer.
Obrigado, estudante, por nos ensinar que a maior recompensa da vida é o conhecimento conquistado ao estudar e aprender.
É um orgulho poder trabalhar com você.

Parabéns pelo seu dia!



Com carinho...

da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Escolas Públicas Municipais: São José, Vanda Maria da Silva, Getúlio Vargas, Tiradentes, Félix Turchetti, Antonieta Gindri Reghelin, tanara Girardon Julien, Creche Tia Mana e Catarina Patias Cattelan.


Preparação para o CENSO 2010 em Jaguari


O Secretário Municipal de Educação e Cultura e Vice-Prefeito, Milton José Bolzan, na ocasião representando o Prefeito Municipal, João Mário Cristofari, recebeu no gabinete do prefeito, Gustavo Bertazzo, João Pedro Perufo e Getúlio Ramos Durgante, representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O encontro aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 07 de agosto e teve como objetivo principal discutir e a instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatísticas visando a preparação do CENSO 2010 no município.

Calendário Unificado - Estado e Município trabalhando juntos



No dia 07 de agosto, pela parte da manhã, realizou-se reunião na SMEC com diretores e supervisores das escolas do município e do estado para tratar da organização de um calendário unificado para a recuperação das aulas, que foram canceladas a partir do Decreto do Executivo Municipal em função do alerta epidemiológico decretado devido a gripe tipo A.

Além disso, foram discutidas medidas de prevenção que possam ser realizadas nas escolas, assim que as aulas forem retomadas.

Maiores informações sobre o reinício das aulas e do calendário unificado, em breve...




SMEC no 4º Distrito


Foi realizado no dia 06 de agosto na localidade de Rincão do Alves um encontro com o Grupo de Mulheres para tratar de assuntos referentes a sessão de uso da Escola João Alves Machado para o município de Jaguari. A reunião teve a presença do Secretário de Educação e Cultura, Milton José Bolzan e do funcionário da SMEC Cristiano Sobroza Monteiro.

O tema central da reunião foi a situação atual da escola e as possibilidades de se fazer uso da estrutura existente. Muitas sugestões foram levantas e discutidas com as mulheres da localidade, dentre elas, destaca-se a idéia de realizar naquele espaço uma área de reflorestamento de mata ciliar, a construção de hortas para a produção de gêneros alimentícios orgânicos e ainda uma faixa de terra dedicada a produção de frutas diversas. Na parte interna do prédio, atividades de caráter pedagógico, como oficinas, ciclos de debates, espaço para exibição de vídeos e produção artística e cursos, foram as sugestões que mais agradaram os participantes do encontro.

Este foi um momento importante para a comunidade do 4º distrito e para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no sentido de aproximar as lideranças locais e municipais, para pensarem juntos, estratégias que visem o desenvolvimento social, político e econômico de todos os moradores do 4º distrito, nesta ocasião representado pela localidade de Rincão dos Alves.

Os esforços continuam e outras reuniões acontecerão durante o segundo semestre.






quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Projeto Rondon realizou trabalho na Escola Especial



O Projeto Rondon, desenvolveu um maravilhoso trabalho com os professores e funcionários da Escola Especial. O aluno Juliano de Oliveira - Serviço Social, acompanhado da Prof. Regina C. D. Galvani - Ciências da Saúde e do "Anjo" Subtenente Vieira, reciclou, o tronco da bananeira, sendo que a sua fibra, pode também ser usada, junto com a polpa de papel. Deste mesmo tronco, tira-se uma parte da fibra e se faz a "renda", podendo também tingi-la. O resultado foi surpreendente e de suma importância, pois uma das Oficinas Pedagógicas da nossa escola, trabalha com reciclagem e veio enriquecer nossa atividade.

Prof. Mª Helena Callegaro


terça-feira, 4 de agosto de 2009

DECRETO EXECUTIVO Nº 080/2009


"DECRETA O ADIAMENTO DO REINÍCIO DAS AULAS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.


JOÃO MÁRIO CRISTOFARI, Prefeito Municipal de Jaguari, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal e,

CONSIDERANDO o alto grau de transmissibilidade do vírus influenza-A (HıNı) entre crianças, adolescentes, professores e funcionários de escola;

CONSIDERANDO o alto índice de pessoas infectadas em nossa região;

CONSIDERANDO o grande número de alunos que se encontram gripados e por isso ausentes da escola, nos últimos dias de aula do 1º semestre letivo;

CONSIDERANDO o rigor do inverno gaúcho, que este ano está mais intenso e em virtude de as crianças saírem de casa ainda muito cedo para pegar o transporte escolar, facilitando assim, a exposição ao vírus da gripe;

CONSIDERANDO a opinião do Conselho Municipal de Educação, diretores, supervisores, membros dos conselhos escolares, círculo de pais e mestres, secretaria de educação e cultura e secretaria de saúde, de que essa medida de adiamento do reinício das aulas é uma decisão sensata e preventiva, visto que o município tem poucos recursos para enfrentar uma epidemia;

CONSIDERANDO que muitos pais, por falta de conhecimento, acabam mandando seus filhos à escola com sintomas de gripe, pois se preocupam com a perda dos conteúdos trabalhados em sala de aula, expondo assim, seus filhos e demais colegas a situações de risco;

CONSIDERANDO que as escolas se constituem em lugares de aglomeração de pessoas, facilitando o contágio entre os alunos e desses com seus familiares, no momento em que retornam a suas casas no final das atividades.

DECRETA

Artigo 1º - O adiamento do reinício das aulas do segundo semestre NA REDE Municipal para a data de 17 de agosto de 2009.

Parágrafo Único – Dada a gravidade da situação e, frente a novos fatos no tocante à matéria, bem como, novas orientações técnicas dos órgãos competentes, a ordem constante no presente pode ser alterada mediante novo Decreto Executivo.

Artigo 2º - Revogando quaisquer disposições em contrário, este Decreto entra vigor na data de sua publicação.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE JAGUARI, 30 DE JULHO DE 2009.

JOÃO MARIO CRISTOFARI

PREFEITO MUNICIPAL