quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Parabéns Secretário(a)!!!


Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha - Lilian Sholes - testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.

Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.

Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".

Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das conseqüências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o "Dia da Secretária".


"Não poderíamos ser tão eficientes se não contassemos com a sua colaboração"

Aos secretários e secretárias das escolas de nosso município, da SMEC e da Prefeitura Municipal de Jaguari nosso reconhecimento por esta data, em especial às seguintes pessoas:

Dinamar Damian Minuzzi

Gean Fabiano Franco

Liliane Fagundes Guimarães

Roselaine Disconzi Denardi

Edi Maria Nadalon Limana

Sueli Tambara Simmi

Jairo Dalcin Anselva

Sônia Nadalon Deponti

Vanusa Carrilo Alves

20 de Setembro, Dia do Gaúcho.

Foi com muito brilhantismo que as escolas e entidades de Jaguari desfilaram no dia 20 de Setembro, Dia do Gaúcho, na Avenida Sete de Setembro. O desfile iniciou às 09 h e contou com um significativo público.
O homenageado municipal desse ano foi o tradicionalista e escritor, João Damásio Cattelan.

Abaixo algumas imagens do desfile...














"Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra"

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Texto da semana


Setembro, mês da Bíblia

Cidade do Vaticano, 05 set (RV) - Dentro dos temas propostos pela Mãe Igreja à nossa consideração, o mês de setembro é o mês da Bíblia. Não que devamos ler a Sagrada Escritura somente neste mês. Para tomarmos consciência mais aflorada da importância da leitura e da vivência da Palavra de Deus que é segundo o cântico tão caro a nós: "Lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos", somos convidados a uma reflexão mais específica nestes dias que se seguem.

Do ponto de vista institucional, setembro é colocado como o mês da Bíblia em homenagem a São Jerônimo, cuja festa se comemora em 30 de setembro. Todos sabem que São Jerônimo foi um grande apaixonado pelas Sagradas Escrituras e foi o responsável pela sua tradução para o latim, chamada VULGATA. Grande tradutor e exegeta da Bíblia, São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, nasceu na Dalmácia em 340, e mereceu ser conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor, como ninguém nas sagradas escrituras. Entendia que "Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as escrituras é ignorar a Cristo". Com posse da parte recebida em herança dos pais, realizou sua vocação de amante dos estudos em Roma, e assim conheceu Jesus e recebeu do Santo Padre Libério o Batismo, que o levou a formar uma pequena comunidade religiosa, inclinado pela radicalidade. Viveu uma forte experiência monacal e, logo em seguida, dirigiu-se a Constantinopla, atraído pela fama oratória de São Gregório. São Jerônimo foi ordenado sacerdote e, feito monge, retirou-se para estudos, a fim de responder com a literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, a pedido do Santo Padre Dâmaso, traduziu com precisão os textos inspirados. Saiu de Roma e, como monge penitente e estudioso, continuou seus trabalhos bíblicos, até falecer em 420, aos 30 de setembro, com praticamente 80 anos. A Santa Igreja, Mãe e Mestra, declarou São Jerônimo padroeiro dos estudos bíblicos, e o Dia da Bíblia foi fixado em 30 de setembro, dia de sua morte e posse da promessa bíblica da Vida Eterna.

Assim, com São Jerônimo, queremos percorrer os dias deste mês, tempo de vida e de flores primaveris, com uma conversão pastoral profunda da leitura e da vivência diária do que nos ensina a Sagrada Escritura. Nesse propósito, ao nos debruçarmos na leitura da Bíblia, desde a majestosa simplicidade da História dos Primórdios nos primeiros capítulos do Gênesis, a vocação de Abraão, a era dos patriarcas, o Êxodo, dominado pela figura empolgante de Moisés, e a grande gesta do deserto, das maravilhas de Deus, da Aliança do Sinai; depois, os juízes e os reis, com as figuras inexcedíveis de Davi e Salomão; a divisão do povo em dois reinos - Judá e de Israel; o exílio na Babilônia, a volta e a recomposição; tudo isso iluminado pela Palavra dos profetas, que iam mostrando o sentido das coisas de Deus para além das vicissitudes das guerras e do domínio da terra.

E em tudo cantado louvores e súplicas, e às vezes de dor e contrição, por meio dos Salmos, cuja poesia não é superada por nenhuma poesia humana. Continuando nossa caminhada, vem o Novo Testamento, quando Deus, "depois de ter falado mil vezes e de diversos modos aos Pais pelos profetas, falou definitivamente no Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual fez os séculos" (Hb 1,1s). Nada mais sábio nem mais santo do que o livro do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, nas quatro redações, as dos sinóticos e a de São João, continuando depois como que num eco de vida e de eficácia no Livro dos Atos dos Apóstolos e nas Cartas de São Paulo e de outros apóstolos, terminando com o Apocalipse, que é um cântico de vitória e de esperança.

Nas Sagradas Escrituras, Deus se nos revela através de palavras e de acontecimentos intimamente entrelaçados, de tal sorte que as obras ajudam a manifestar e confirmar os ensinamentos e realidades significadas pelas palavras; e estas, por sua vez, proclamam as obras e elucidam o mistério nelas contido (DV 2/162). Deus se serve de autores humanos, por Ele inspirados e de linguagem humana, e até dos gêneros literários usados em cada época, para nos manifestar a sua verdade. É o que São João Crisóstomo chamou de "Divina Condescendência". Deus desce até nós e fica perto de nós.

A Sagrada Escritura é viva e eficaz. Por isso, enquanto membros da Igreja, a comunidade dos fiéis é chamada a ser como aquela comunidade que "escuta religiosamente a Palavra de Deus, santamente a guarda e fielmente a expõe" (Ibid. 10/176). E, para que realmente possa ser fiel a sua exposição da palavra de Deus ao seu povo, encoraja e oriente uma multidão de estudiosos, de peritos e de exegetas, que hoje nos ajudam a entender bem livros que foram escritos há tantos séculos e traduzidos e transcritos em infinitas cópias.

Celebrar o Mês da Bíblia há de nos ajudar a nos familiarizarmos sempre mais com o texto sagrado, não só pela leitura que deles se faz na liturgia, mas em nossas leituras e meditações pessoais ou nos círculos bíblicos e grupos de reflexão que hoje fazem crescer tanto a Igreja, alimentada com a Palavra de Deus. Desta forma, é atual que o espírito de Deus não só inspirou os autores sagrados para que escrevessem os livros, mas continua de algum modo misterioso a inspirar a Igreja e os fiéis, quando lemos esses livros.

Não se lê a Sagrada Escritura apenas por uma curiosidade científica ou para deleite estético. É um falar com Deus. Lembramo-nos de que assim se estabelece colóquio entre Deus e o homem, uma vez que "a Ele falamos quando rezamos e a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos" (Santo Ambrósio , DV 25/196).

Para 2009, dando seqüência ao primeiro mês da Bíblia celebrado em 1971, inicialmente na Igreja Particular de Belo Horizonte, neste ano o livro proposto é a Carta de São Paulo ao Filipenses, cujo tema é "Alegria de servir no amor e na gratuidade", e o lema: "Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus" (Fl 2,5).

Na alegria, no serviço alegre e doce, queremos iluminar nossa vida pela Sagrada Escritura e, com Jesus, numa conversão profunda, procurar sempre pela Palavra anunciada, refletia e vivida, viver com exuberância os sentimentos do Senhor Jesus.

Boa Leitura!


Padre Wagner Augusto Portugal


Fonte: (http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=314266)

...

A Palavra de Deus nos convoca


1ª Leitura: Sb 2,12.17-20



L - Leitura do Livro da Sabedoria.

Os ímpios dizem: “Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. Vejamos, pois, se é verdade o que diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. Se, de fato, o justo é filho ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro” PALAVRA DO SENHOR.


2ª Leitura: Tg 3,16-4,3


L – Leitura da carta de São Tiago.

Caríssimos: Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordenagens e toda espécie de obras más. Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. O fruto da justiça é semeado na sexta, para aqueles que promovem a paz. De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. Pedis sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres. PALAVRA DO SENHOR.


Proclamação


Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessam a Galiléia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”. PALAVRA DA SALVAÇÃO.



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Jogos pedagógicos contra a Gripe A em evidência

O Secretário Municipal de Educação e Cultura e Vice-Prefeito, Milton José Bolzan, foi convidado pela TV Assembléia - RS, para participar do programa “Espaço Público” que vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 08:30h às 09:30h da manhã ao vivo. O convite foi realizado para o que o secretário apresente e divulgue os jogos de prevenção contra a gripe A, “Trilha da Prevença” e “Jogo da Responsa” produzidos pela SMEC.


Em alguns dias estaremos divulgando a data e horários da entrevista.Acompanhe!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto da semana


A Escola Municipal de Ensino Especial Tanara Giaradon Julien / APAE, possui atendimento pedagógico e técnico realizado por uma equipe de profissionais constituída por Educadoras Especiais, professora de Informática, professores de Educação Física, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicóloga e Assistente Social, atendendo atualmente uma clientela de 51 alunos com idade entre 1 ano e sete meses até 58 anos.


Falando um pouco sobre Estimulação Precoce


O serviço de Estimulação Precoce é desenvolvido na escola desde 2006 e atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade que nasceram de risco com problemas no seu desenvolvimento neuropsicológico, bebês prematuros, com problemas neurológicos, síndromes genéticas, ou bebês que por algum outro motivo que demonstram sinais atípicos para sua idade. É importante salientar que a estimulação é uma proposta de prevenção das deficiências ou à diminuição do seu agravamento, segundo o MEC: “estimulação precoce pode prevenir ou atenuar os possíveis atrasos ou defasagens no processo evolutivo infantil”.

A estimulação oferece a criança desde o seu nascimento, experiências e atividades que estimulam suas potencialidades e habilidades. A criança torna-se mais ativa, reage melhor as tarefas propostas, facilitando o processo de desenvolvimento, trabalhando o lúdico nas áreas motora, cognitiva, de linguagem e sócio-afetiva. Partimos sempre das potencialidades latentes da criança e nunca das dificuldades, possibilitando a exploração do meio a sua volta.

A equipe desenvolve o trabalho de maneira interdisciplinar, trocando informações, estruturando o trabalho individual de acordo com as necessidades de cada criança atendida. Com o trabalho de Estimulação Precoce acreditamos estar oportunizando à estas crianças o desenvolvimento das funções instrumentais e estruturais, visando a inclusão escolar e social das mesmas. Além disso, ao participarem ativamente dos programas de estimulação nos atendimentos, os pais aprendem com mais facilidade a incentivarem seus filhos no ambiente do lar, nas atividades de rotina diária, bem como na vida social. Para que isso aconteça, o relacionamento entre os pais e os profissionais envolvidos deve consistir numa verdadeira parceria entre ambas as partes, trabalhando para satisfazer as necessidades dos pais e das crianças.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a equipe está sempre buscando formas de atualização para melhor atender a estas crianças da comunidade. Temos como parceiros o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social do município.

Finalizando a Escola Especial Tanara Girardon Julien/APAE, trabalha com estimulação precoce, atendimentos individualizados, educação infantil, pré-alfabetização, alfabetização, oficinas pedagógicas e grupos de dança artística e folclórica. E está aberta a comunidade convidando a todos a conhecerem nossa escola.

Profª. Vanessa Lemos Amorim
Educadora Especial/ Psicopedagoga


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Entrega dos Jogos Pedagógicos de prevenção contra a Gripe A

Alguns registros da entrega dos jogos pedagógicos de prevenção contra a Grie A nas escolas do município e para a Secretária de Educação de Santa Cruz do Sul (foto 2).

Em breve mais registros!


Biblioteca Pública Municipal com novo computador

O Secretário Municipal de Educação, Milton José Bolzan, fez a entrega, no dia 17 de setembro de 2009, de um computador para Maria Pirene Teixeira, responsável pela Biblioteca Pública Municipal. O computador servirá para auxiliar nos trabalhos realizados pela mesma. Brevemente, os frequentadores da biblioteca poderão contar, também, com internet para facilitar nas pesquisas.
O Secretário de Educação e Cultura, Milton José Bolzan e Maria Pirene Teixeira da Biblioteca Pública Municipal


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura acredita que a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

AQUISIÇÃO DE GÊNEROS PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR


Comunicamos aos empresários locais e regionais interessados em participar da licitação para aquisição de gêneros alimentícios para a Alimentação dos Escolares (Merenda Escolar) na modalidade de Pregão Presencial, que a mesma será realizada no dia 22 de setembro, às 9 horas da manhã, na câmara Municipal de Vereadores.


HABILITE-SE E PARTICIPE!


Clique Aqui para Acessar o Edital do Pregão

Mario Benedetti - El puente




"Para cruzarlo o para no cruzarlo
ahí está el puente
en la otra orilla alguien me espera
con un durazno y un país

traigo conmigo ofrendas desusadas
entre ellas un paraguas de ombligo de madera
un libro con los pánicos en blanco
y una guitarra que no sé abrazar

vengo con las mejillas del insomnio
los pañuelos del mar y de las paces
las tímidas pancartas del dolor
las liturgias del beso y de la sombra

nunca he traído tantas cosas
nunca he venido con tan poco

ahí está el puente
para cruzarlo o para no cruzarlo
yo lo voy a cruzar
sin prevenciones

en la otra orilla alguien me espera
con un durazno y un país".

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Doação de Livros


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da Biblioteca Pública Municipal, vem agradecer aos colaboradores que doaram livros para a biblioteca de nosso município. Destacamos a doação feita pela senhora Diva Crivellaro Minuzzi, que totalizou 80 livros bem conservados de literatura infanto-juvenil, clássicos da Literatura Brasileira, Ciências Aplicadas, Direito e Engenharia Florestal.
Segundo Maria Pirene Teixeira, uma das responsáveis pela Biblioteca Pública Municipal “foi uma doação muito significativa, tanto pela conservação dos livros como pelo conteúdo dos mesmos”.
Agradecemos ainda, a Drozila Dri, Gildo Adagir Meneguelo Júnior (Juíz de Direito), Aimoré Peixoto e Iberê Marchiori, que também fizeram significativas doações.

Nosso agradecimento a todos os colaboradores e que atitudes como essas sirvam de exemplo para toda a comunidade!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Seminário Estadual do MPA "Alimentação Escolar pelas mãos da Agricultura Familiar"


Aconteceu nos dias 27 e 28 de Agosto em Santa Cruz do Sul o Seminário “Alimentação Escolar pelas Mãos da Agricultura Familiar”. Estiveram presentes no encontro o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Milton José Bolzan e Cristiano Sobroza Monteiro da SMEC, o evento foi realizado pelo MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores).

O seminário teve como principal objetivo apresentação e debate da lei 11.947 de 16 de julho de 2009 que trata, entre outros assuntos, da aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura camponesa para a alimentação escolar.

Os trabalhos iniciaram na tarde do dia 27 de agosto, foram abordados os seguintes temas: Histórico do PNAE e os desafios frente a nova Lei da Alimentação Escolar do PNAE; Alimentação adequada como direito fundamental do ser humano.

No dia 28 de agosto os temas principais foram: Ações do PAA e a experiência com a Alimentação Escolar no Rio Grande do Sul; MDA – As políticas de apoio à comercialização e a importância da Lei 11.947 para a Agricultura Camponesa; Apresentação das Normas Operacionais de Compra da Alimentação Escolar- Resolução N° 38, de 16 de julho de 2009, do FNDE – Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do RS.



Abertura do evento

Palestra de Regina Miranda - Nutricionista da Emater e integrante do CONSEA/RS

Regina e o Secretário Milton após palestra

Cristiano e o prof.° Sebastião Pinheiro da UFRGS

Intervalo do Seminário - lanche camponês

O secretário Milton com um dos organizadores do evento

Maria Luíza Silva - Coordenação da Agricultura Familiar e Alimentação Escolar do PNAE, Brasília/DF

Exposição de produtos da Agricultura Familiar

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Governo Estadual passa por conflitos de conceitos

Escute o comentário de Claudio Brito, na rádio Gaúcha, realizado no dia 14 de setembro de 2009.

Clique Aqui Para Escutar

Jogos Pedagógicos ajudam na prevenção da Gripe A


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguari-RS criou dois jogos pedagógicos visando a prevenção ao vírus da Gripe A (H1N1). A produção teve como objetivo principal conciliar informação e entretenimento, voltada a novas práticas em saúde preventiva na família e na escola.

Em um dos jogos - a “Trilha da Prevença”, os jogadores interagem por uma trilha, lançando dados sobre um tabuleiro, tendo como cenário o mapa da cidade de Jaguari com várias informações sobre a nova gripe.

No “Jogo da Responsa”, o professor introduz o tema, a partir dos conhecimentos trazidos e partilhados pelos alunos sobre o vírus. A turma divide-se em grupos e tem de responder as perguntas que estão em um baralho personalizado, conforme os conhecimentos sistematizados pelo grupo. “Vence” o jogo, aquele grupo que acertar mais questões.

Estes jogos estão sendo distribuídos às escolas do município como uma das ações de conscientização e combate ao novo vírus, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguari-RS.

Segundo o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Milton José Bolzan, “Nesses jogos todos ganham, uma vez que a aprendizagem é constituída coletivamente, sinalizando para novas práticas em saúde. As crianças e jovens assimilam que a vida não é um jogo e que a prevenção não depende de sorte, mas de conhecimento e atitude responsável”.


Publicado no Jornal A Razão no dia 09 de setembro de 2009


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O GRANDE NEGÓCIO

ARTE RODRIGO VIZZOTTO
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Na estrada, eu vi um boi pastando. Depois, atravessei um imenso campo vazio. Fiquei apaixonado. Resolvi me especializar em assuntos do agronegócio. Larguei tudo para me dedicar a esse novo amor. Passo meus dias analisando dados do IBGE. A verdade é que o IBGE me fascina. Li tudo o que encontrei a respeito da polêmica entre os ministros Guilherme Cassel e Reinhold Stephanes sobre a questão dos índices de produtividade. Perdi o último capítulo da novela por causa dessa nova obsessão. Coleciono frases, números, citações e deliciosos paradoxos. Que vida trepidante!

Li, por exemplo, que a agricultura familiar produz 30% da produção nacional em apenas 20% das terras. Uma declaração do ministro Guilherme Cassel me deixou tonto: "A agricultura familiar hoje responde por 70% daquilo que se consome no dia a dia". Os dados são do IBGE. Sempre o IBGE. Eu gosto mais do IBGE que da Gisele Bündchen. Fiquei ruminando: para que serve a produção do agronegócio patronal se é coisa que não se consome no dia a dia? O mundo do agronegócio é misterioso. Parece um romance policial. Os patrões devem R$ 130 bilhões para o Estado. Rolam a dívida. E ainda dizem que a dívida não é dívida. Alegam que a dívida foi inflacionada no governo Collor. Mas já houve renegociação em 2008. Só que os devedores, que tomam dinheiro emprestado a juros camaradas, ainda não estão contentes. Querem mais.

Quer dizer, querem pagar menos. Eu sou burro. Pensei que esse pessoal era contra ruptura de contratos. São liberais comunistas. O deputado Luís Carlos Heinze (PP) diz que "na hora de vender, o mercado dita o preço", mas o preço é mais baixo do que o custo de produção. Para ele, essa é a causa da dívida. Defende, então, subsídios governamentais. Ou seja, uma bolsa-fazendeiro. O governo já pratica uma política de preço mínimo que permite, literalmente, salvar a lavoura. Quer dizer, parte dela. O preço mínimo serve para tirar os produtores do barro quando o preço de mercado despenca por excesso de produção. Pelo que entendi, os liberais comunistas do agronegócio querem que o preço mínimo seja máximo.

Em outras palavras, querem produzir sem risco, sem perder seus latifúndios e à sombra do Estado generoso feito uma boa vaca leiteira. Se o preço de mercado é bom, eles vendem e ficam felizes. Se é ruim, o Estado deveria compensá-los com algo, digamos, como o preço de mercado. O problema é que li nos dados do IBGE (sempre o IBGE) que em alguns casos a agricultura familiar, em propriedades que encolheram de 78 para 63 hectares, chega a ser responsável por 60% da produção. Aqui: 89% do leite; 74% do milho; 58% do soja; 74% das aves; 71% dos suínos; 38% dos bovinos de corte; 97% do fumo. Ah, o fumo faz mal.

A agricultura familiar reúne gente no campo. Atrapalha a placidez do boi. Estou atordoado: "Os censos agropecuários indicam também que, apesar de disporem de uma área três vezes menor do que a detida pelo segmento patronal, os estabelecimentos familiares empregam 60% da mão de obra rural, participam com 27% da produção e conseguem apenas 10% dos financiamentos". É dado velho. Vou continuar estudando. Em nome do boi. É paixão.

juremir@correiodopovo.com.br

Fonte: Correio do Povo, publicado em 12 de setembro de 2009.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Projeto de Socialização OFICINA IV


Estão sendo atendidos na E.M.E.E. Tanara Girardon Julien/APAE no Projeto de Socialização intitulado de OFICINA IV, adultos carentes com deficiência mental ou física da comunidade de Jaguari.

Este projeto surgiu da necessidade em desenvolver um programa de exercícios físicos e atividades recreativas com intuito de melhorar a qualidade de vida dos adultos participantes, visando um atendimento mais específico àqueles que apresentam maiores dificuldades, principalmente nos quadros clínicos com seqüelas neurológicas e ortopédicas, buscando integrá-los a sociedade e trazer independência para suas atividades diárias.


Vânia Nascimento (Fisioterapeuta)



Curso de Qualificação - Gestão na Educação


Nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2009, estiveram em Porto Alegre, os Diretores das Escolas Municipais realizando cursos de qualificação em Gestão na Educação.


Os temas trabalhados foram:


- FUNDEB - os aspectos relevantes da legislação - Dr. Edson Mello

- A importância da Educação no Desenvolvimento do Município - Profª Ana Maria Rodrigues

- PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar - Nutricionista: Mariana D. Schiffner


"Queremos agradecer ao Profº. Milton pela oportunidade de participar deste curso de qualificação, pois demonstra o grande comprometimento dele com a qualidade da Educação em nosso município".


Profª Maria Helena (Escola Especial Tanara Julien)




quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A cota do sucesso da turma do PROUNI - Elio Gaspari


A DEMOFOBIA pedagógica perdeu mais uma para a teimosa insubordinação dos jovens pobres e negros. Ao longo dos últimos anos o elitismo convencional ensinou que, se um sistema de cotas levasse estudantes negros para as universidades públicas, eles não seriam capazes de acompanhar as aulas e acabariam fugindo das escolas.Lorota. Cinco anos de vigência das cotas na UFRJ e na Federal da Bahia ensinaram que os cotistas conseguem um desempenho médio equivalente ao dos demais estudantes, com menor taxa de evasão.
Quando Nosso Guia criou o ProUni, abrindo o sistema de bolsas em faculdades privadas para jovens de baixa renda (põe baixa nisso, 1,5 salário mínimo per capita de renda familiar para a bolsa integral) com cotas para negros, foi acusado de nivelar por baixo o acesso ao ensino superior. De novo, especulou-se que os pobres, por serem pobres, teriam dificuldade para se manter nas escolas.
Os repórteres Denise Menchen e Antonio Gois contaram que, pela segunda vez em dois anos, o desempenho dos bolsistas do ProUni ficou acima da média dos demais estudantes que prestaram o Provão. Em 2004, os beneficiados foram cerca de 130 mil jovens que dificilmente chegariam ao ensino superior (45% dos bolsistas do ProUni são afrodescendentes, ou descendentes de escravos, para quem não gosta da expressão). O DEM (ex-PFL) e a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino foram ao Supremo Tribunal Federal, arguindo a inconstitucionalidade dos mecanismos do ProUni. Sustentam que a preferência pelos estudantes pobres e as cotas para negros (igualmente pobres) ofendiam a noção segundo a qual todos são iguais perante a lei.
O caso Os pobres que entraram nas universidades privadas deram uma aula aos demófobos do andar de cima ainda não foi julgado pelo tribunal, mas já foi relatado pelo ministro Carlos Ayres Britto, em voto memorável. Ele lembrou um trecho da Oração aos Moços de Rui Barbosa:

"Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real”.

A "Oração aos Moços" é de 1921, quando Rui já prevalecera com sua contribuição abolicionista. A discussão em torno do sistema de acesso dos afrodescendentes às universidades teve a virtude de chamar a atenção para o passado e para aesplêndida produção historiográfica sobre a situação do negro brasileiro no final do século 19.
Acaba de sair um livro exemplar dessa qualidade, é "O jogo da Dissimulação - Abolição e Cidadania Negra no Brasil", da professora Wlamyra de Albuquerque, da Federal da Bahia. Ela mostra o que foi o peso da cor. Dezesseis negros africanos que chegaram à Bahia em 1877 para comerciar foram deportados, apesar de serem súditos britânicos. Negros ingleses negros eram, e o Brasil não seria o lugar deles.
A professora Albuquerque transcreve em seu livro uma carta de escravos libertos endereçada a Rui Barbosa em 1889, um ano depois da Abolição. Nela havia um pleito, que demorou para começar a ser atendido, mas que o DEM e os donos de faculdades ainda lutam para derrubar: "Nossos filhos jazem imersos em profundas trevas. É preciso esclarecê-los e guiá-los por meio da instrução".
A comissão pedia o cumprimento de uma lei de 1871 que prometia educação para os libertos. Mais de cem anos depois, iniciativas como o ProUni mostraram não só que isso era possível mas que, surgindo a oportunidade, a garotada faria bonito.
Publicado na Folha de São Paulo, 17/06/2009