terça-feira, 31 de agosto de 2010

Computadores Instalados na E.M.E.F Vanda Maria da Silva


Foram instalados os computadores na E.M.E.F Vanda Maria da Silva doados pela Souza Cruz, a Secretaria de Educação viabilizou a instalação dos mesmos. Agradecemos, ao Técnico em Informática da Prefeitura Municipal David Dall Osto pela instalação.






segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Marcos Rolim esteve em Jaguari

Marcos Rolim, é recepcionado pelo Secretário de Educação, Milton José Bolzan e pela Presidente do Conselho Municipal de Educação, Luci Pinto Kraetzig

Sábado dia 28 de agosto, no turno da manhã, o Sociólogo Marcos Rolim esteve em Jaguari, realizando palestra à respeito da formação em Direitos Humanos e prevenção à violência. A palestra situou os aspectos centrais do desafio proposto pelos Direitos Humanos às sociedades contemporâneas, falando sobre a prevenção da violência nas escolas, particularmente do fenômeno “bullying e ciberbullying”.
Ao final da discussão, os presentes receberam uma orientação para um trabalho específico, a ser realizado nas escolas como tarefa de formação. O referido trabalho é composto por um questionário, que deverá ser respondido por todos os alunos de 5ª a 8ª séries, para que o palestrante possa diagnosticar a presença de BULLYING nas escolas da rede pública municipal e a partir disso orientar a Secretaria de Educação sobre os procedimentos que cada diretor deverá tomar para sanar  ou minimizar esse problema tão prejudicial ao aluno enquanto ser humano digno de respeito, amor e cuidado.
A palestra contou com um grande público, professores, funcionários e pessoas da comunidade, que tiveram o privilégio de ouvir e dialogar com tão ilustre e renomado palestrante.
Todos os presentes elogiaram  o professor Milton José Bolzan, Secretário de Educação, pela escolha do tema da palestra , o qual foi desenvolvido de forma brilhante pelo Sociólogo Marcos Rolim. A palestra fez parte do Seminário de Formação Continuada do Município de Jaguari.



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Aspectos da História de Jaguari

 
José Newton Cardoso Marchiori

Dia 26, quinta, na casa de Cultura Irmã Zenaide aconteceu um dos mais importantes eventos em comemoração aos 90 anos de aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Jaguari. O professor José Newton Cardoso Marchiori nos presenteou com maravilhosas histórias de Jaguari,  agradando o enorme público que se fez presente no local.

Obrigado, a todos que participaram! 




quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Computadores Instalados


Foram instalados 4 computadores na E.M.E.F Tiradentes, a escola conta com 10 alunos e duas professoras: Jocelaine Aparecida Migliorim e Silvane Guerra Pés.
Agradecemos, ao Técnico em Informática da Prefeitura Municipal David Dall Osto e ao Eletricista Marin, pelo trabalho realizado. Os computadores foram doados pela Souza Cruz e a Secretaria de Educação viabilizou a instalação dos mesmos.

 

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ônibus novo!

Secretaria Municipal de Educação está adquirindo um ônibus de 44 lugares objetivando renovar a frota dos veículos do transporte escolar.  

Participe da Palestra " Diálogos com José Newton sobre Aspectos da História de Jaguari"

O evento acontecerá na Casa de Cultura Irmã Zenaide dia 26/08 - quinta, 19h.

Leia sobre a história de Jaguari - Clique aqui!

ESPERANÇA: TEM BATOM NA BATINA


Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação, Professor Milton José Bolzan participou, neste domingo, dia 22, da ordenação do diácono permanente, professor, Ricardo Rossato, na catedral de Santa Maria.

Na oportunidade, levou um abraço ao ordenando e ao senhor bispo diocesano Dom Hélio Adelar Rubert de toda comunidade Jaguariense, do Prefeito Municipal João Mário e do Padre Antonio Taschetto e Padre Nelson, da Paróquia de Jaguari.

O professor Ricardo Rossato assessora a Secretaria Municipal de Jaguari. Nossos votos de muito sucesso no ministério. Seu “sim” nos enche de esperança.
Confira as fotos.





Centro de Referência Dom Ivo: FENIAR – Feira Internacional de Artesanato e Decoração

 

Jaguari esteve presente na FENIAR neste domingo, 22, representado pelo Vice-Prefeito e Secretário de Educação Milton José Bolzan e família. A feira acontece em Santa Maria de 20 à 29 de agosto, está aberta à visitação diariamente das 20 às 22h.
Irmã Lurdes Dill estava muito animada com o evento pelo que ele representa em termos de trocas culturais e economia solidária. Professor Milton garantiu a Irmã Lurdes que o município de Jaguari já está se articulando também para participar da tradicional Feira da Primavera.
Doações de rapadura, mel e cachaça, produtos tradicionais de Jaguari podem ser feitas na paróquia.
Colabore!



Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 21 a 28/08/ 2010

Tema: Autogestão e Autodefensores: Conquistando caminhos para se e conviver. 



21 - Sábado: abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, através da Rádio.   


22 – Domingo: Missa em Ação de Graças com apresentação dos alunos com dança Ave-Maria (8h e 30 min).


23 – Segunda-feira: “Conheça nossa – APAE / Escola” – Todo dia.

19 horas – Palestra com o Dr. Gilberto Garcia – Professores, Funcionários e Técnicas.


24 – Terça-feira: palestra com o Dr. Gilberto Garcia para os pais dos alunos da escola – Pela Manhã

24 – Terça-feira: 14h e 30 min – Encontro com convidados na APAE – Escola


25 – Quarta-feira: confraternização CAPEJAR – Integração pais e comunidade escolar.


26 – Quinta-feira: passeio  na residência da aluna Gláucia Colpo Vesz, na Sanga D’Areia.


27 – Sexta-feira: a tarde- atividades culturais com os idosos – Baile de Integração na APAE.

19h – Encontro de integração no CTG Invernada do Chapadão.


28 – Sábado: Encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Mensagem de agradecimento com a Presidente da APAE – Maria Josefa Chimelo.   

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Em destaque

Atenção: Neste sábado, 21 de agosto, não haverá etapa do Projeto Identidades na Adolescência.

Participe da celebração de ação de graça pelos 90 anos de Emancipação Político-Administrativa de Jaguari, na Igreja Matriz, sábado dia 21 às 18h.

Atenção judocas e senhores pais: a partir da próxima quarta, dia 25, as aulas acontecerão na escola de samba em frente ao Poliesportivo.

Dia 26, quinta, na casa de Cultura Irmã Zenaide, imperdível atividade com José Newton Cardoso Marchiori sobre aspectos da história de Jaguari.

No sábado, 28 às 8h e 30 min, Marcos Rolim, Doutorando em Sociologia estará em Jaguari na casa de Cultura Irmã Zenaide, palestrando à respeito do tema "Educação, diversidade cultural e diferenças individuais: o respeito ao diferente, Bullying e ciberbullying".  

O Secretário de Educação, Milton José Bolzan e a professora Denise Valente da SME, visitaram a Escola Guilhermina nesta sexta-feira dia 20 às 13h. Na agenda, discussões sobre o dia do professor (15 de outubro), além disso, participaram do Projeto Profissões organizado pela escola envolvendo os alunos do ensino médio. Parabéns!

Merenda Escolar



O Secretário de Educação, Milton José Bolzan, junto à Nutricionista Vaniza, conversaram nesta sexta, 20, com o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Luiz Fernando Siqueira e o representante da EMATER, Gerson Kurtz sobre a aquisição da merenda escolar junto aos agricultores familiares de Jaguari. O processo está avançando.

Reunião na SME


No dia de hoje, 20, o Secretário de Educação, Milton José Bolzan, reuniu-se com os Diretores das Escolas Municipais para tratar dos seguintes assuntos:

*Curso de Aproveitamento de Alimentos para as merendeiras, sob a coordenação da Rose Wesz e da Carmem Lamana. O Professor Jomar Donadel acompanhou a reunião, como representente do IFF Campus São Vicente do Sul.    
O Curso irá proporcionar aulas práticas e teóricas de como obtermos um alimento nos padrões de higiene do ambiente, utensílios e manipulador de alimentos. 

Aproveitar os alimentos significa mais do que economia, significa usar os recursos disponíveis.

E assim estaremos ajudando o meio ambiente, reciclando, respeitando a natureza, aproveitando o alimento em sua totalidade e o mais importante nos alimentando com qualidade.      

O objetivo geral do Curso de Aproveitamento de Alimentos é propiciar às famílias rurais e merendeiras das redes municipal e estadual dos municípios do vale do Jaguari, conhecimentos das técnicas de aproveitamento total dos alimentos.


*Tema Municipal da Semana Da Pátria   


* Orientações da Nutricionista Vaniza, a respeito do consumo dos gêneros da agricultura familiar.      

Educador Emérito/ 2010

Os nomes dos indicados deverão ser informados até 05 de setembro de 2010, na 8ª CRE, justificando as razões pelas quais o professor foi indicado.

Poderão concorrer ao título de Educador Emérito:

- professores das redes Particular, Municipal e Estadual;

- maior tempo de serviços prestados em sala de aula;

- dar prioridade ao professor em efetivo exercício;

- sendo aposentado, priorizar o professor que tiver prestado relevantes serviços à comunidade escolar, interagindo com a comunidade através da prestação de serviço voluntário.

O título Professor Emérito é conferido pelo Governo do Estado, no dia 15 de outubro, em atendimento aos Decretos nº 23.363/1974 e 31.297/1983.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia Mundial da Fotografia



"Para todos aqueles realmente capazes de ver, a fotografia tirada por você, representa o testemunho da sua existência."
Parabéns a todos os fotógrafos!
Algumas fotos tiradas pelo Secretário de Educação, Milton José Bolzan.





Parabéns Colorados!


O Secretário e boa parte da equipe da SME são gremistas. Entretanto, por já saberem como é bom ser BI da LIBERTADORES, cumprimentam a todos os colorados.   

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Secretário de Educação cumpre extensa agenda na 8ª CRE


Vera Laura e Professor Milton.

Professor Milton José Bolzan, esteve reunido com diversos setores da 8ª Coordenadoria Regional de Educação em Santa Maria, no dia 12 último. Aproveitando a ocasião convidou a Coordenadora, professora Vera Laura para prestigiar as atividades que celebram os 90 anos da Emancipação de Jaguari, em especial as atividades deste final de semana – FEICOAGRO e Grito do Nativismo e aquelas que a Secretaria Municipal de Educação promove: dia 26/8 na Casa de Cultura “Aspectos da História de Jaguari – Diálogos com o conterrâneo José Newton Cardoso Marchiori“, (que por iniciativa do professor será declarado hóspede oficial de Jaguari em reconhecimento às suas pesquisas históricas sobre Jaguari), e dia 28/8, no mesmo local, Marcos Rolim dialogara com a comunidade sobre Direitos Humanos e prevenção à violência nas escolas, particularmente sobre o fenômeno “bullying” e “cyberbullying”.    


 
Professora Egla, do NTE e Professor Milton articulam parcerias sobre as novas tecnologias da comunicação em informação para as escolas em Jaguari.

 
Professora Otilde, responsável pelo patrimônio, recebe o Professor Milton para tratar sobre a destinação das Escolas do Estado que cessaram suas atividades no município de Jaguari. 

Identidades na Adolescência passa por reconfiguração

 
O Professor Omar, os acadêmicos de psicologia juntamente com o Professor Milton.   

Nesta quinta, dia 12, no departamento de psicologia da UFSM, aconteceu uma reunião de avaliação e ajuste do projeto Identidades na Adolescência. Neste final não haverá atividade em função da FEICOAGRO e do GRITO.
 
   

Eleição 2010

Sexta, dia 13 de Agosto, o Secretário de Educação, Milton José Bolzan, recebeu Marcelo da Silva e Ângelo Zanini  do TRE- Cartório de Jaguari para ajustes na parceria visando às eleições de 2010. A SME tem o prazer de contribuir com o Cartório Eleitoral, pois sabe que a democracia e uma conquista e tem seu custo. Vote consciente e boa eleição em 4 de Outubro. 

Grito 2010


Depois de receber o parecer positivo da destinação de recursos na ordem de R$ 125 mil pelo Ministério da Cultura para o Festival Grito do Nativismo, a comissão organizadora do festival decidiu pela realização da 21ª edição do evento, que em princípio deveria ter sido realizada em janeiro deste ano, mas que foi cancelada em virtude da enchente que cobriu grande parte do pavilhão do Capejar, local de realização do festival.

Venha para o Grito em jaguari. Confira os shows.
O festival agora acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de agosto deste ano, juntamente com a 11ª edição da Feira da Indústria, Comércio e Agropecuária de Jaguari, Feicoagro.

Professor Milton busca parceria com IFF São Vicente do Sul

 

O Secretário de educação, Milton José Bolzan, esteve reunido às 14h do dia 12 de agosto, no IFF São Vicente do Sul com o professor Rogério Cassanta e equipe, avaliando e formatando novos convênios com o curso Técnico em Informática. A parceria visa qualificar professores e monitores nas escolas e centros comunitários onde estão sendo instalados computadores repassados pela Souza Cruz. Os locais beneficiados serão Bom Respiro, Fontana Freda, Boca da Picada e São Xavier, comunidades de agricultores familiares fumicultores.  


O Secretário de Educação, Milton José Bolzan, participou nesta manhã do dia 13 de agosto da abertura das visitas e dos expositores da 11ª FEICOAGRO.
A Feira da Indústria, Comércio e Agropecuária de Jaguari será distribuída em três setores: Comércio e Indústria, Agronegócio e Agroindústria, sendo que este último deverá destacar principalmente as cantinas existentes no município, que produzem vinho de qualidade e que são conhecidos em toda a região.  


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Escola Getúlio Vargas- Dia do Estudante


A Escola Getúlio Vargas organizará uma intersérie em comemoração ao dia do estudante, no dia 18 de agosto.
O professor Milton, Secretário de Educação, visitou a Escola Getúlio Vargas e parabenizou todos os alunos, pelo Dia do Estudante. A turma estava animada e convidou o Secretário para um futebolzinho.   


Escola Vanda - Dia do Estudante

Ginásio de Esportes da Escola Vanda

A Escola Vanda Maria da Silva, organizou uma gincana estudantil, com diversas atividades em comemoração ao dia do estudante.
O Secretário de Educação, Prof. Milton José Bolzan, reuniu todos os alunos no Ginásio de Esportes, para homenageá-los.
A Escola Vanda está linda. Parabéns a todos!   

Dia do Estudante nas escolas


O Secretário de Educação, Milton José Bolzan, visitou a escola São José, no dia 11 de agosto, quarta-feira.
Aconteceu durante todo o dia, uma intensa programação em homenagem aos pais e estudantes.
O Secretário prestigiou o evento e parabenizou a direção da Escola São José, pela organização das atividades festivas e pela participação dos pais, que se fizeram presentes em grande número.
Parabéns!