quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aniversário Escola Antonieta

A Escola Antonieta Gindri Reghelin comemorou ontem, dia 29 de setembro de 2010, seus 39 anos. Aconteceram muitas programações festivas, durante todo o dia na Escola.. O Secretário de Educação, Milton José Bolzan , visitou a escola e parabenizou os alunos, professores e funcionários da Escola, bem como a Diretora Tatiana Bolzan e as coordenadoras pedagógicas: Idenir e Roseli.
A Diretora organizou uma visita à escola de pessoas da comunidade, que contribuíram para o sucesso dessa escola durante todos esses anos. Foi organizado na Escola um Mural com as fotografias que registraram essa visita, ficou muito lindo.
Parabéns á Escola Antonieta!

Parabéns a todos os Secretários das Escolas do nosso Município


Parabéns Secretários das Escolas Municipais!
Nossos Secretários são os seguintes:
E.M.E.F Getúlio Vargas - Roselaine Disconze Denardi
E.M.E.F São José - Jean Fabiano Doleski Franco e Liliane Fagundes Guimarães
E.M.E.F Antonieta Gindri Reghelin - Dinamar Damian Minuzzi
E.M.E.I Tia Mana - Vanusa Carrillo Alves
E.M.E.E Tanara Girardon Julien - Edi Maria Nadalon Limana
E.M.E.F Vanda Maria da Silva - Elisiani Lixinski
Setor do Ensino Religioso - Sonia Nadalon de Ponte
SME - Sueli Tambara e Jairo Anselva
Com este pensamento de Paulo Freire, queremos homenageá-las e agradecer por todo o trabalho realizado.
"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo.  É porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

A equipe da Secretaria Municipal de Educação agradece, em especial, o trabalho da "grande"  Sueli. Parabéns Sula!!!  

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Formação Continuada na reta final

Dia 25 de setembro de 2010, aconteceu outra etapa do “Seminário de Formação Continuada de Professores e Funcionários das redes Municipal e Estadual de Jaguari”.
Os temas tratados foram:
“Educação para as relações Étnico-raciais, sob a coordenação da Professora Doutora Carmem Deleacil Ribeiro Nassar Gavioli, coordenadora do curso de letras da UFSM e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB”.

Professora Doutora Carmem Deleacil Ribeiro Nassar Gavioli
No segundo momento o Professor Doutor Daniel Morales falou sobre a importância da música nos currículos escolares. A ênfase dada foi as regionalidades, a nova legislação e a importância da música na formação da identidade e na educação para a sensibilidade humana.

Professor  Doutor Daniel Morales
As acadêmicas do curso de psicologia, coordenadas pelo professor doutor Omar, da UFSM (que está em recuperação de um problema de saúde, ao qual desejamos pronta recuperação) expuseram ao corpo docente o “projeto identidades na adolescência”, reconfigurado para o segundo semestre.

Acadêmicas do curso de psicologia
Por fim o médico João Francisco da Silveira mobilizou os presentes para a coleta de sangue que será realizada nesta quinta, 30 de setembro, no hospital de Jaguari para identificar possíveis doadores de medula para Mariana Cuervo Eidt, portadora de Leucemia Linfóide. Participe.

João Francisco da Silveira

Aviso

A Secretaria Municipal de Educação de Jaguari, avisa às Direções das Escolas e/ou coordenadores das comunidades de Bom Respiro, Boca da Picada-Segredo, Vanda Maria da Silva, Constante Patias e Tiradentes, comunidades essas que receberam os computadores para os laboratórios de informática, que o Curso de Formação está confirmado para quinta-feira, dia 30 de setembro, pela parte da tarde no Instituto Federal Farroupilha, em São Vicente do Sul.
O ônibus partirá às 13 h e 30 min da Prefeitura Municipal de Jaguari. O retorno será à tardinha e a Secretaria de Educação levará os participantes até as suas comunidades.
Cada comunidade pode inscrever 01 pessoa por computador instalado, escolhido para ser monitor voluntário.
Atenção: Até às 14 horas de hoje entrar em contato com a Secretaria de Educação e informar o nome e o número da Identidade dos participantes.
Telefones: 3255-1559 ou 96540059 com Eleusa ou e-mail: sme@jaguari.rs.gov.br

terça-feira, 28 de setembro de 2010

MÚSICA NO CURRÍCULO

A Diretora Raquel Siqueira e a Coordenadora Cristiane Cortese, da E.M.E.F Presidente Getúlio Vargas,enviaram-nos algumas sugestões de como poderá ser trabalhada a música nos currículos escolares.
Da Educação Infantil ao 4º ano:
*cantos cívicos, brincadeiras de roda, músicas para o aconchego, cantar e dançar, trabalhos corporais, confecção de instrumentos.
Do 5º ao 9º ano:
*cantos cívicos, sons e danças regionais, músicas afros, MPB, tipos de sons, raízes musicais, tipos de músicas, letras, ritmos, tipos de instrumentos, e formação de uma banda na escola.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Inclusão Digital ao meio rural

A Secretaria Municipal de Educação de Jaguari, com o objetivo de ampliar e estender a Inclusão Digital ao meio rural, prevista no Plano de Ações Articuladas – PAR e atendendo demanda das comunidades escolares instalou computadores, em algumas Escolas Municipais e Centros Comunitários da Zona Rural, com o objetivo de servirem de apoio pedagógico e cultural para estudantes e comunidade em geral.
Agora chegou a hora de formação aos monitores, escolhidos pelas próprias comunidades, para que estas ferramentas disponibilizadas, sejam bem utilizadas.
A Secretaria de Educação, celebrou parceria com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul – Departamento de Informática para capacitar estes monitores, que serão os responsáveis pelo bom funcionamento dos laboratórios de informática.
Serão 40h de formação, em encontros semanais de 4h que acontecerão em São Vicente do Sul e nas comunidades, sempre às quintas-feiras das 13h e 15min às 17h e 15min, com data prevista para início em 30 de setembro e término em 02 de dezembro do corrente ano. A Secretaria de Educação oferecerá o transporte necessário de Jaguari a São Vicente.
Será fornecido o certificado de 40h aos voluntários participantes.
As comunidades contempladas são Fontana Freda (Constante Patias), Passo dos Barroso (Tiradentes), São Xavier (Vanda Maria), Bom Respiro (Sílvio Marchiori) e Boca da Picada (Félix Turchetti).
Senhores diretores e líderes comunitários, para cada computador instalado deve-se inscrever uma pessoa sendo estudante ou membro da comunidade equilibradamente.
Entrem em contato o mais breve possível com a Secretaria de Educação pelo telefone 3255-1559 ou na Secretaria, e informem o nome e número de Identidade, impreterivelmente, até o dia 29 de setembro, quarta-feira.

E.M.E.F Constante Patias

E.M.E.F Tiradentes
E.M.E.F Vanda Maria da Silva

Milton José Bolzan viaja a Brasília a convite da Presidência da Republica

O Vice-Prefeito e Secretário de Educação, Milton José Bolzan, reuniu-se com as Secretárias Luziane Guerra, do Planejamento e Carmem Lúcia Turchetti, da Saúde nesta segunda, 27 de setembro. Na pauta, informações sobre o PAC-2, recebidas em sua viajem a Brasília no dia 21 último.
Dentre os eixos propostos nosso município se enquadra no cadastramento para creches e  Unidades Básicas de Atendimento em Saúde – Estratégia de Saúde da Família-ESF. As Secretarias estão empenhadas em viabilizar estas demandas sociais, que, conforme cronograma do Ministério do Planejamento devem ser cadastradas no Sistema até final do mês de outubro.

Secretária Luziane Guerra e Vice-prefeito, Professor Milton
Secretária Carmem, da Saúde, Professor Milton e Professora Denise, da SME 

quarta-feira, 22 de setembro de 2010


O Secretário Municipal de Educação de Jaguari, Milton José Bolzan, esteve em Brasília no Palácio do Itamaraty, dia 21 de setembro, às 9h, onde foram esclarecidos os critérios de seleção e o calendário  do PAC 2, referentes aos seguintes eixos: Creches e Pré-Escolas e Quadras Poliesportivas. Convite feito pela Presidência da República.


terça-feira, 21 de setembro de 2010

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO AO DNJ

Acontecerá amanhã, dia 22 de setembro, no Salão Paroquial, O Seminário de Formação ao DNJ (Dia Nacional da Juventude).
O Seminário terá início às 8h e 30min, com previsão de término para às 11h e 30min. Todas as escolas foram convidadas a participar, assim como toda a comunidade. Estarão presentes dois palestrantes: Patrícia Fogaça Fernandes e João Damian, que falarão sobre a aquisição de gêneros da Agricultura Familiar para a Merenda Escolar, Alimentação Saudável e Planejamento para o DIA NACIONAL DA JUVENTUDE.
VENHAM TODOS PARTICIPAR!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Visita da Secretária de Saúde a SME

Professor Milton e Professora Denise, recebem na SME a Secretária de Saúde, Carmem Lúcia Turchetti
A Secretária de Saúde, Carmem Lúcia Turchetti, visitou a SME nesta sexta, 17 de setembro de 2010, para divulgar o índice de escovação dental supervisionada no município, o pactuado pelo Estado e 3,0 e Jaguari atingiu 5,96.
Quanto mais perto de 10,0 melhor.
A SME orgulha-se deste trabalho, até porque somos parceiros do “Projeto Sorrindo para o Futuro”.
Parabéns a todos!        


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Reunião de diretores na SME.


Aconteceu na manhã de 16 de setembro, mais uma reunião com os diretores das escolas municipais, na SME. Na reunião, foram tratados os seguintes assuntos:

*definição da data de 25 de setembro, para mais uma etapa do nosso seminário de formação;

*decisão de encaminhar um ofício, para a Secretaria de Turismo a respeito do desfile farroupilha;

*troca do feriado do dia do professor para o dia 11 de outubro. Todos os professores das redes municipal e estadual foram consultados, e assim decidiram;

*previsão de início do ano letivo para o dia 21 de fevereiro de 2011;o  protocolo de intenções de 14 de setembro de 2010 que estabelece diretrizes para a definição de datas de início e término do calendário escolar de 2011 (cópia enviada para as escolas para ser discutido com os segmentos);

*deverão constar nos planos de estudos e propostas pedagógicas das escolas, o ensino da música (educação musical), já no presente ano;

*festejar o dia do professor possivelmente com um jantar por adesão, na noite do dia 15 de outubro, sexta-feira, (possivelmente acompanhado de um baile). Os professores poderão convidar amigos e familiares para participar;

RECANTO CULTURAL "JUVENTUDE GAÚCHA" ABRIGA REUNIÃO NO GUILHERMINA

Da esquerda para a direita, na foto, prof. Milton, prof. Lisiane, Prof. Denise e Diretora Nádia

Aconteceu uma reunião da SME com a Escola Guilhermina, no Galpão Crioulo da referida escola -um espaço pedagógico belíssimo, quinta-feira, 16 de setembro de 2010,  Na  pauta ,a etapa do Seminário de Formação Continuada de Professores, que acontecerá no dia 25 de setembro, sábado, pela manhã. No primeiro momento, o Doutor Hector Omar, do Departamento   de Psicologia da UFSM, abordará o tema “Identidades do Educador” e num segundo momento, o Pró-Reitor de extensão da UFSM, Professor Daniel Morales, trabalhará o tema: inclusão da música no currículo escolar a partir de 2011.
A metodologia de trabalho será dialógica. Participe.


Na ocasião, o secretário Milton, que também é gêmeo, fez questão de ser fotografado com irmãos gêmeos, no galpão crioulo da escola. Estes, são da Fontana Freda, netos do "seu periquito Denardi", e sobrinhos da Dolair, que também trabalha no Guilhermina. São Roger e Renan. Quem é quem, só eles sabem...
... e estas lindinhas e queridinhas são Adriane e Viviane, irmãs gêmeas também.
Prof Milton, Denise e Lisiane, junto com os alunos da Guilhermina.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Deputado Por Um Dia


A EMEF Antonieta Gindri Reghelin foi sorteada para participar do projeto Deputado Por Um Dia.
O intuito do Deputado por um dia é fazer com que os alunos conheçam o funcionamento do Legislativo Gaúcho e trabalhem com as próprias limitações e interesses, atuando de forma ativa na elaboração, apresentação e votação de projetos.
Os alunos da 7ª e 8ª séries estão no dia de hoje, 13 de setembro, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, representando a escola e o nosso Município. Os alunos da escola Antonieta estarão apresentando um projeto de lei, que será discutido, apreciado e votado em Sessão Plenária. O referido projeto foi elaborado com ajuda de nossos professores e legisladores.     

Encontro entre SME e Paróquia define últimos detalhes do seminário

Uma reunião no final da tarde de ontem na Casa Paroquial, com a presença do Padre Antônio  Tasqueto e da assessora Sonia Deponti ajustou os últimos detalhes para o Seminário do dia 22 de setembro, no Salão Paroquial de Jaguari.
O evento pretende reunir nomes como Sebastião Pinheiro, Patrícia Fogaça e João Damian, que assessorarão os debates. A Secretária de Agricultura também é parceira.
Entre outros temas, em pauta aquisição de gêneros da agriculura familiar para a merenda escolar, o protagonismo juvenil, alimentação saudavél, "a morte da juventude" e na última parte do Seminário haverá o planejamento final para o Dia Nacional  da Juventude, que será em Jaguari no dia 24 de outubro.
Confira as fotos.

Reunião em Santa Maria


SME participa de reunião da UNDIME e AMCENTRO em Santa Maria, terça-feira, 14 de setembro de 2010, onde foi discutida uma longa pauta.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escola Ironita Witt Marques do Piquiri recebe Secretário Prof. Milton


O Secretário de Educação, Milton José Bolzan, visitou a Escola Ironita, sexta-feira, dia 10 de setembro, onde aplicou um questionário, que faz parte de uma pesquisa que  esta sendo realizada em todas as escolas municipais e estaduais do município de Jaguari, envolvendo todos os alunos de 5ª a 8ª série.
A pesquisa busca identificar a qualidade das relações que  existem entre os alunos,  com os professores, na família e na comunidade, verificando pontos positivos,  possiveis dificuladades, conflitos ou problemas, com foco em ações, programas e projetos que visem a prevenção do "Bulliying", da violência nas escolas e das relações humanas desqualificadas.
O Professor Milton e toda equipe da SME foram muito bem recebidos em todas as escolas.e Na escola Ironita, assistiu a uma apresentação artistica feita pelos alunos e professores da escola. Confira algumas fotos.

Concluída coleta de Dados sobre Bullying - Secretário de Educação, Milton José Bolzan, se reune com assessoria em Porto Alegre


A equipe da Secretaria Municipal de Educação, num trabalho recorde, concluiu a coleta de dados realizada através de um questionário, que foi aplicado  aos alunos de 5ª a 8ª séries de todas as escolas das redes públicas municipal e estadual de Jaguari.
O Secretário Municipal de Educação, Milton José Bolzan, reuniu-se com o Dr. Marcos Rolim, em Porto Alegre, durante a tarde de sexta-feira, dia 10 de setembro. Na oportunidade entregou solenemente os questionários. Cada  questionário continha 50 questões. Algumas perguntas abordaram  sobre as relações que os estudantes mantém com seus pais e familiares e também, sobre as relações  estabelecidas entre os alunos e professores na escola e fora dela, na comunidade.
Jaguari, de acordo com Marcos Rolim, será o primeiro município a pesquisar 100% dos jovens de 5ª a 8ª séries sobre o Bullying., cyberbullyin e violência escolar. Espera-se com isso, caso a pesquisa indique, propor reconfigurações corriculares, para que, a partir das novas relações humanas na escola, sejamos sujeitos de transformações na sociedade.

SME DEBATE - CASA FAMILIAR RURAL

A Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação, juntamente com as diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas municipais, participaram de uma reunião sobre a Educação do Campo pela Pedagogia da Alternância. A reunião aconteceu na última sexta-feira (10 de Setembro),às 14h , no Campus Avançado de Jaguari.
Os palestrantes foram: Elisandra Manfio Zonta, Volnei Jorge Stival e Mateus Stival.
Após as palestras, uma Comissão de Trabalho foi estruturada com o objetivo de elaborar o processo de implantação do CEFFA – Centro Familiar de Formação por Alternância.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Visita a E.M.E.F Vanda Maria da Silva


O Secretário de Educação, Milton José Bolzan, visitou a escola Vanda quinta-feira, 9 de setembro, com a finalidade de aplicar um questionário para os estudantes de 5° à 8° séries, que será aplicado em todas as escolas.
O questionário quer saber o que, de fato, acontece nas relações entre alunos das escolas. Se eles se respeitam, se todos estão se sentido bem, ou se há problemas que podem ser enfrentados e resolvidos. Algumas perguntas serão feitas também sobre as relações que os alunos mantem com seus pais e familiares.    
     
    

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fotos Antigas de Jaguari