quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Relatório de Gestão 2010

A atual Diretora da Escola Getúlio Vargas, Raquel Siqueira e a recém diretora eleita Cristiane de Fátima Cortese dos Santos, visitam a SME para entregar o Relatório de Gestão e o Patrimônio da referida escola do ano de 2010. O Secretário de Educação, Professor Milton José Bolzan, agradece a elas e aos demais diretores pelo ótimo trabalho prestado a comunidade escolar.

Formatura da 8ª Série na Escola Antonieta Gindri Reghelin

Aconteceu no dia 28 de dezembro de 2010, na Escola Antonieta Gindri Reghelin a Formatura da 8ª Série. Confira algumas fotos do evento.


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Que este Natal traga novas luzes e novas formas para superar os conflitos, as dificuldades e os problemas que inexoravelmente surgirão em 2011 bem como reforce em todos nós e em nossas comunidades a capacidade de lutar e celebrar a vida que transcende a tudo.
 Feliz Natal 2010! 
Próspero 2011. 
São os votos da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Jaguari.



Foto: Milton José Bolzan, saguão IFFarroupilha São Vicente do Sul dezembro 2010.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Primeira posse de Diretores da história de Jaguari

Neste último dia 22, ocorreu, nas aconchegantes instalações do Clube 7 de Setembro, a solene posse dos primeiros Diretores e Vice-Diretores eleitos para administrar as escolas da rede municipal. O evento ficará marcado na a história de Jaguari. Houve a apresentação dos trabalhos realizados pelos gestores atuais, os quais foram muito elogiados pelo secretário de educação, prof. Milton. Na continuidade dos trabahos, que contou com o prestígio do prefeito João Mário, as equipes eleitas apresentaram seu Plano de Ação Participativo para o biênio 2011/2012. A presidenta do Conselho Municipal de Educação, Luci P. Kraetzig destacou, emocionada, o grande avanço que a eleição representa.
O professor Milton José Bolzan repetiu o que já vinha falando: "eleição direta, por si, já representa um avanço necessário, mas não suficiente, pois o que almejamos é a superação dos resquícios das relções de poder por novas relações, mais cooperativas, criativas, responsáveis, críticas. O que se quer é democratizar a gestão, num horizonte de relação mais humanizada, visando qualificar a educação. Democratizar significa, ampliar a permanência, o sucesso, o acesso aos conhecimentos sistematizados historicamente pela humanidade pelos alunos da escola pública", finalizou.  A SME elaborou um pequeno vídeo documentário sobre o dia das eleições em Jaguari. Confira.



Cadê os Egert ?

Já chegou, direto da República Checa, a presente obra.
Interessados, fazer contato pelo e-mail mjbolzan@brturbo.com.br
Em breve organizaremos o lançamento do livrinho que contém a carta de Josef Egert

Natal na Praça

 Então  é  Natal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O Professor Milton, visitou a Praça Gilson Carlos Reginato (prefeitura) no dia 22 de dezembro de 2010 e fez algumas fotos. Parabéns a todos os que contribuiram para dar  este " tom de Natal". Vá curtir hoje à noite grandes apresentações. Leve sua família. Vale a pena!!!




 
Natal  "bom pra cachorro"

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Curso de Hidroponia na Escola Tanara Girardon Julien

O Professor Rodrigo do Instituto Federal Farroupilha veio até Jaguari, hoje 17 de dezembro, para instalar o aparelho de Hidroponia. Para realização deste projeto houve participação de todos os alunos da escola.
A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido ou apoiadas em substrato inerte.




Plano Nacional pela Primeira Infância é lançado

A Undime, como entidade que congrega os 5565 municípios brasileiros - responsáveis pela oferta da educação infantil pública - ratifica a necessidade de fortalecer e tornar lei o Plano Nacional pela Primeira Infância.

O documento foi lançado no último dia 7 de dezembro e é resultado de um amplo debate democrático entre governo, sociedade civil, organizações não-governamentais e organismos internacionais.

- O que é o Plano Nacional pela Primeira Infância

O Plano Nacional pela Primeira Infância propõe ações articuladas de promoção e realização dos direitos da criança na faixa etária de até seis anos. Além disso, sistematiza diretrizes gerais, objetivos e metas que o país deverá cumprir para garantir esses direitos em áreas como educação, saúde e assistência social. Sua elaboração é um trabalho conjunto de diversas representações que integram a Rede Nacional pela Primeira Infância, entre as quais Undime. A Rede, criada em 2006, tem como objetivo assegurar o cumprimento dos direitos da criança.

Para a Undime, apesar dos avanços dos últimos anos, a dívida social com relação à educação infantil ainda é gigantesca. E, para vencer esse desafio, os governos precisam estabelecer ações intersetoriais e instituir o Regime de Colaboração. Nesse sentido, o Plano Nacional pela Primeira Infância representa um grande passo nesse processo.

A tramitação do Plano, sua implementação e a conseqüente elaboração dos planos estaduais e municipais, devem fomentar essas articulações, essenciais para o atendimento dos direitos da criança e ainda tão frágeis no processo político do país. O Plano vem dar sustentabilidade para o desenvolvimento da criança, visto que estimula o envolvimento de todos os cidadãos no debate do que é ser criança e de quais são os seus direitos.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Novo cardápio do brasileiro: menos feijão e mais industrializados

Segue o link com a notícia na integra.
Novo cardápio do brasileiro

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Formatura da turma do Pré-Escolar na Escola Vanda Maria da Silva

Aconteceu dia 10 de dezembro de 2010, na Escola Vanda Maria da Silva a Formatura do Pré-Escolar. Confira algumas fotos e o video feito pelo Secretário de Educação, Professor Milton:

                                                                    

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Novos Diretores eleitos para 2011/2012

A sexta-feira, dia 10 de dezembro, ficará marcada como a data em que aconteceu eleição para diretor e vice pela primeira vez na história das escolas municipais de Jaguari.
O processo foi tranquilo e contou com excelente participação de todos os segmentos. O Secretário de Educação, Professor Milton, ressalta o papel das Comissões Eleitorais, das direções atuais, dos professores que se dispuseram a concorrer, do pessoal da Secretaria pela dedicação e trabalho em prol da democracia nas escolas.
Confira os eleitos por escola:

Escola Vanda Maria da Silva
Diretor: Gilmar Antonio Spolaor
Vice-Diretora: Elisiane Lixinski

Escola Antonieta Gindri Reghelin
Diretora: Silvane Guerra Pés
Vice-Diretora: Marlise Dal Osto

Escola São José
Diretora: Carla Bolzan                  
Vice-Diretora: Andréia Nadalon
                       Roseli de Matos Silva

Escola Getúlio Vargas
Diretora: Cristiane de Fátima dos Santos Cortese
Vice-Diretoras: Cleide Mara Marques de Almeida
                         Rosane Nunes             

 Confira algumas fotos da Eleição: