sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Última etapa do Curso de Educação Infantil concluída

Nesta sexta, 30 de setembro, na Casa Paroquial, aconteceu o encerramento do Curso de Educação Infantil coordenado pelos professores do IFF Campus Julio de Castilhos. Na oportunidade os professores apresentaram seus projetos desenvolvidos nas escolas no decorrer do curso.










quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Boas visitas

Na manhã desta quinta, 29 de setembro, o Secretário de Educação, Milton José Bolzan, e equipe da SME receberam a visita da ex. Secretária de Educação, Maria do Carmo Conterato Rosa.

Comemoração aos 40 anos da Escola Antonieta Gindri Reghelin

Nesta quinta, 29 de setembro, a Escola Antonieta Gindri Reghelin comemora 40 anos de atividades. Aconteceu na parte da manhã, nas dependências da escola, uma celebração e ao meio-dia está previsto almoço.
Parabéns Escola Antonieta pelos seus 40 anos!

Professor Milton entrega presente a aluno da Escola Antonieta

Comunidade escolar em grande número na celebração


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Professora gaúcha cria histórias para cada letra do alfabeto

Desde que começou a lecionar, há 30 anos, a professora Maria Bernadete Souza da Silva usa a literatura como recurso para auxiliar o aprendizado da leitura e da escrita entre os alunos. Ao observar o gosto das crianças pelas histórias e o fato de que elas já conheciam quase todas, a educadora resolveu inovar nas narrativas.

A cada ano, com base em cada letra do alfabeto, ela modifica as histórias, inventa outras ou acrescenta fatos, de acordo com o interesse da turma. “É uma prática que tem dado certo, pois as crianças associam as letras às histórias que ouvem; a alfabetização acontece naturalmente”, explica Maria Bernadete, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental David Canabarro, em Canoas (RS), na região metropolitana de Porto Alegre.

Formada em pedagogia, a professora explica que as aulas são organizadas como se fossem um grande livro de histórias, as quais são contadas uma a uma. “Dessa forma, os alunos sentem necessidade de saber qual será a próxima, pois são despertados neles a curiosidade e o prazer pela leitura”, ressalta.

Outro recurso usado é a dramatização. “Como conto histórias dramatizando cada passagem, acabo por transformar a aula em um grande teatro”, destaca Maria Bernadete. “A cada hora, um aluno tem a possibilidade de ser o protagonista de uma história.”

Esses recursos, salienta a professora, são os melhores para a obtenção de um grande número de alunos alfabetizados no fim de um ano letivo. Por meio deles, Maria Bernadete sempre conseguiu bons resultados. Ela enfatiza, no entanto, que o mais importante é a alegria e o prazer que as crianças demonstram em estar na escola. Os estudantes evitam faltar às aulas para não perder a próxima história.

Coletânea — Quando os alunos começam a dominar a leitura, a ida à biblioteca e a retirada de livros fica mais frequente. “Sendo eu uma contadora de histórias, acabo por plantar neles também o gosto de ouvir e contar”, avalia a educadora. Para o fim do ano, ela prepara uma coletânea das melhores histórias da turma.

Com 700 alunos em classes do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental, a escola Davi Canabarro tem cinco turmas de alfabetização. “Enquanto escola, temos muita preocupação com a alfabetização e o letramento”, salienta a diretora Sílvia Letícia de Senna. “Contamos com profissionais que sempre buscam novidades e mostram disposição de usar o lúdico como ingrediente especial para o processo de construção da escrita e da leitura”, salienta a diretora. Sílvia é formada em pedagogia, com habilitação em supervisão escolar, e tem pós-graduação em informática educativa.

Cada professora da escola pode usar a metodologia que melhor domina e com a qual se sente mais à vontade. Segundo Sílvia, é possível observar diferenças nos resultados obtidos entre as diferentes turmas. Ela destaca as que adotam práticas lúdicas, com o uso de histórias. “Percebe-se um número maior de alunos que alcançam a alfabetização e também o tempo menor dos estudantes para concluir essa trajetória.”

(Fátima Schenini)

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br

terça-feira, 27 de setembro de 2011

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aumento da carga horária terá impacto positivo na aprendizagem, diz Haddad

O aumento do número de dias letivos, de 200 para 220 dias por ano, ou a ampliação da jornada diária para cinco horas são alternativas em estudo para melhorar a qualidade da educação básica. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 21.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.

“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”

A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.

De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.

Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.

Diego Rocha

Conheça o estudo coordenado por Ricardo Paes de Barros

Leia mais.

Fonte:http://www.mec.gov.br/

JERGS de Atletismo

No dia 21 de setembro, quarta-feira, aconteceu na cidade de Santa Cruz do Sul a etapa regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul/JERGS. No evento esportivo o aluno Vitor Martins Biazi, da Escola São José, obteve o primeiro lugar na modalidade lançamento de pelota e o segundo lugar na modalidade arremesso de peso, qualificando-o para participar da final estadual que acontecerá no próximo mês na cidade de Porto Alegre.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore

Comunicado

A Secretaria Municipal de Educação de Jaguari avisa aos alunos, pais, motoristas do transporte escolar e comunidade em geral, que a partir do dia 26 de setembro, segunda-feira, o horário de início das aulas das escolas municipais e estaduais em Jaguari será: turno da manhã início 7 h e 40 min e turno da tarde: término às 17 h e 20 min.

Desfile de 20 de Setembro

Confira as fotos:

SME traz Juremir Machado da Silva a Jaguari

Juremir Machado da Silva estará em Jaguari no dia 26 de novembro, sábado, no encerramento do Seminário de Formação Continuada falando sobre a influência dos meios de comunicação, especialmente os jornais do interior, na formação, controle e alienação dos sujeitos sociais e o papel da educação na decodificação ideológica - A questão da ética destes meios de comunicação. No sábado à tarde o escritor falará sobre sua mais recente obra “Vozes da Legalidade”.
Juremir Machado da Silva - fonte da imagem:http://www.escritoresdosul.com.br

Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico

A Administração Municipal preocupada com a problemática causada pelo descarte incorreto dos resíduos eletrônicos, informa à Comunidade que estará realizando uma campanha de recolhimento destes materiais.
        
Dentre os materiais recebidos, destacamos:
·       Carregadores;
·       Celulares e baterias;
·       Computadores (monitores, mouses, teclados, placas e cabos), impressoras;
·       Pilhas e lâmpadas.

Os materiais deverão ser entregues no Pavilhão da Secretaria Municipal de Obras, até o dia 27 de setembro.

Para maiores informações entre em contato com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, 3255 1559, ramal 219.
 
Luziane Flores Guerra
Secretaria Municipal de Meio ambiente

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dia 20 de Setembro é dia de todos nós GAÚCHOS

Reprodução da Enciclopédia Delta Universal
Quadro de Antônio Parreiras
A Proclamação da República Piratini

Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.A Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha, é omais longo conflito armado ocorrido em território brasileiro (teve início em 1835 e terminou em 1845). É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado. A importância do dia 20 de setembro é tão grande que em 1978 foi decretado feriado em todo o Estado pela lei estadual 4.453/78.

Semana de tradição e festa

Não é apenas o dia 20 de setembro que é dia de festa aqui no Rio Grande do Sul. Os Centros de Tradição Gaúcha, CTGs, que existem em praticamente todas cidades gaúchas e, inclusive, em outros Estados, preparam uma série de comemorações para a semana Farroupilha. São gincanas, churrascos (claro), missas no melhor estilo crioulo (nome dado aos moradores dos pampas no passado), desfiles temáticos, palestras e discussões. É a hora do gaúcho lembrar porque é gaúcho, tchê


Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/farrapos.htm

Secretaria de Educação recebe visita amável



Na manha desta segunda, 19 de setembro, esteve na Secretaria de Educação a Professora de piano Marlene Zucco Campara. Na presente oportunidade veio cumprimentar o Secretário, Milton José Bolzan, e trouxe consigo uma mensagem em alusão ao Dia 20, "DIA DO GAÚCHO", que será publicada logo a seguir confira:


Uma força às mulheres

Confira a reportagem especial publicada no caderno Donna do jornal Zero Hora deste domingo sobre a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Idealizada pelo deputado estadual Edegar Pretto (PT), a Frente Parlamentar pretende, além de tomar medidas tradicionais, como a criação de materiais informativos sobre as redes de proteção à mulher, também sensibilizar o público masculino e transformar seu pensamento.

Reportagem na íntegra no jornal Zero Hora ou no site (para assinantes).

Ex-governador da aula inaugural da IV Oficina Conceitual da FDRH

Foto: Daiane Evangelista/FDRH


Ex-governador fala sobre o Estado, o servidor e o serviço o público na FDRH

Representantes das instituições parceiras da Rede Escola de Governo e de cerca de 20 secretarias e órgãos do Estado lotaram o auditório da FDRH na tarde de quarta-feira, 14, para assistir a oficina ministrada pelo ex-governador Olívio Dutra. A IV Oficina Conceitual abordou o tema “O Estado, o servidor e o serviço público”. A atividade faz parte das ações que constituem a Rede Escola de Governo (REG), rede articulada entre o Governo do Estado, através da FDRH, e 25 instituições de ensino superior gaúchas.

Com uma trajetória que iniciou como servidor público e dirigente sindical e alcançou cargos públicos como prefeito, governador e ministro, Olívio, com a autoridade de quem já dirigiu o Rio Grande, falou sobre suas experiências e sobre sua concepção de Estado. “O Estado (nação) brasileiro tem funcionado muito bem, desde que o Brasil foi descoberto, para atender os direitos de muito poucos. E tem funcionado muito mal, às vezes nem funciona, para atender os interesses da população.” Em sua fala reiterou diversas vezes que é preciso manter o poder da indignação. “O país não sabe como os ricos vivem, se soubéssemos não ficaríamos assim, sem nos mexermos”.

Para Olívio Dutra é fundamental que exista uma carreira pública consolidada para o trabalhador do serviço público. “As promoções não podem depender dos poderosos de ocasião para acontecerem. O Estado democrático tem que ter instituições como essa (FDRH) funcionando plenamente, e não sendo desconstituídas, trabalhando pela qualificação dos nossos servidores”.

Olívio salientou que antes de qualquer coisa, o servidor é um cidadão, que tem demandas fundamentais de moradia, mobilidade urbana, infraestrutura e saúde, por exemplo. São cidadãos com as mesmas necessidades do povo brasileiro e que, contudo, precisam atender bem a população que demanda os serviços do Estado.

O objetivo da REG é estabelecer um processo continuo de formação dos servidores públicos e dos agentes sociais, reunindo o acúmulo de saberes e pesquisa das universidades a fim de vencer os desafios propostos pelo Estado, nos mais diferentes temas estratégicos, enriquecendo a gestão pública. Entre outubro e março de 2012 iniciam cerca de 85 ações formativas, entre cursos de especialização, extensão e seminários.


Creche Municipal mais uma vez sofre com vândalos


Mais uma vez vândalos invadiram a Creche Municipal. Nesta sexta, 16, por volta das 23h a Brigada foi acionada e agiu rápido. Duas pessoas foram detidas,  identificadas e liberadas.  A porta  dos fundos, foi arrombada. O alarme soou e acionou os celulares, que rapidamente avisaram a Brigada. Todas as escolas do município dispõem deste sistema.Nesta quarta, 21 de setembro, a rotina já havia sido estabelecida no educandário, que atenda quase 100 crianças da comunidade.

19 de setembro - Dia do Teatro


Quem não gosta de teatro? De assistir às peças e de participar delas também? Pois é, hoje se comemora o Dia do Teatro, uma arte muito antiga, que nasceu da necessidade de comunicação entre os homens, porque, desde o tempo das cavernas, os homens imitavam os animais para contar sobre suas caçadas.
Mais tarde, as encenações foram usadas para louvar os deuses. E foram os gregos que inventaram o teatro como o conhecemos, com atores e espaços especiais para as peças serem encenadas. Os atores gregos usavam máscaras para representar os papéis femininos, porque, antigamente, as mulheres não podiam atuar.
Hoje em dia, temos muitas formas de fazer teatro - como o teatro de bonecos, de sombras, as óperas, o teatro de rua, musicais e teatros em espaços alternativos. O importante é entrar no clima e contar a história com toda a emoção e a empolgação que uma peça merece.
Educar é transferir conhecimento adaptando-se a realidade, inovando. Com o Teatro acaba-se proporcionando um aprendizado dinâmico ideal para quebrar a rotina e integrar os alunos e professores.
Teatro é Educação!!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nada como um dia depois do outro.

Bailão no CTG Invernada do Chapadão

Na noite desta quinta, 15 de setembro, um grande baile animado pelo "Alma Campeira", precedido de um jantar e de belísimas apresentações tradicionalistas serviu para homenagear o destaque municipal da Semana Farroupilha 2011, FELICE TASCHETTO.

FELICE TASCHETTO - HOMENAGEADO SEMANA FARROUPILHA 2011- JAGUARI -RS

Nascido a 21 de julho de 1930 na localidade de Marmeleiro, primeiro distrito de Jaguari, filho de pequenos agricultores familiares, desde cedo teve sua vida pautada no trabalho, na simplicidade, na honestidade e no estudo. Através do estudo, conseguiu passar em concursos públicos inclusive para o cargo em que é aposentado: exator estadual (hoje denominado auditor do Estado). Casou-se com Anilsa Thereza Panisson e com ela constituiu uma família de cinco filhos: Hervê, Hailê, Heber, Helen e Halen. Ensinou à sua família desde cedo a necessidade da busca por conhecimentos, valorizando o estudo. Aos fins de semana levava toda a família para lidar no campo e participar da vida campeira. Participou ativamente da vida comunitária em todos os setores, sendo festeiro das festas da padroeira, tesoureiro do Sport Clube Guarani, tesoureiro e co-fundador do Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari, presidente do Conselho Paroquial. Entre várias atividades também concorreu a cargo político de vice-prefeito. Foi eleito patrão do CTG Invernada do Chapadão. Durante a seu mandato como Patrão do CTG Invernada do Chapadão coordenou a construção do Galpão “Prenda Minha” na sede campeira do CTG Invernada do Chapadão em homenagem à então Primeira Prenda do Estado do Rio Grande do Sul, Helen Taschetto, sua filha. Coordenou e efetivou a realização do Primeiro e único Concurso de Prendas do Estado do Rio Grande do Sul ocorrido em Jaguari no ano de 1998. Trabalha até hoje ativamente na lida campeira e na agricultura, possuindo todos os tipos possíveis de plantas em seu pomar e horta que cultiva com muito carinho. Hoje aos 81 anos seu Taschetto, como é mais conhecido, é um exemplo de trabalho e dedicação à família e à comunidade.

Semana Farroupilha 2011

Alcy Cheuiche, homenageado estadual da Semana Farroupilha 2011.

Uma boa dica da SME de Jaguari é o livro "Banco não dá Bom Dia - Oficina de Criação Literária 2008". Um dos participantes dessa oficina é o jaguariense Gabriel Bolzan Mota, ex. aluno da Escola Estadual Dr. Severiano de Almeida (atual Creche Municipal). Gabriel é acadêmico de Ciência Social da UFRGS.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Assistência Social recebe Prefeito

Na quarta-feira, 14 de setembro, o Prefeito Milton José Bolzan visitou a Secretaria de Assistência Social. Recebido pelo Secretário Sidnei Rodrigues dos Santos, o encontro envolveu também a Secretária da Saúde Carmem Turchetti. Na pauta projetos desenvolvidos em parceria.

Luar sobre Jaguari


Pôr da lua em Jaguari, 16 de setembro.

Jantar na Linha 7 Carlos Gomes

Na noite de quarta-feira, 14 de setembro, o Secretário de Educação Milton José Bolzan, foi convidado pela comunidade da Linha 7 Carlos Gomes, a participar de um jantar no piquete Vô Bepe, para esclarecer dúvidas quanto a problemas em relação ao transporte escolar.

Retiro

Na terça, 13 de setembro, o Secretário de Educação, Milton José Bolzan, esteve em Itaara-SM, no Centro Chanpagnet com o Arcebispo Dom Hélio e o Pároco Antônio Taschetto.

Além de Projetos Sociais em parcerias com a Arquidiocese e Pároco de Jaguari, o Professor Milton fez uma explanação sobre a atual conjuntura político em Jaguari, falou sobre os projetos realizados na SME como a pesquisa de prevenção a violência e ao Bullying.

O Arcebispo da Arquidiocese de SM Dom Hélio Adelar Rubert elogiou os trabalhos que vem sendo realizados pela Secretaria de Educação em especial a pesquisa realizada na rede pública de ensino.


Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí

Nesta última quarta-feira, 14 de setembro, o Secretário Municipal de Educação, Milton José Bolzan, participou de uma reunião com o Comitê da Bacia Hidrográfica, na Casa de Cultura Irmã Zenaide, para dar conhecimento à comunidade jaguariense da proposta de enquadramento das águas superficiais e suas implicações futuras.

Este enquadramento é o estabelecimento de cenários futuros de qualidade da água na bacia, com suas metas e intervenções necessárias para o alcance e manutenção desses cenários. Isto é feito com base no conhecimento (Diagnóstico) da situação atual da qualidade e quantidade da água e os usos realizados na bacia.

Projeto CUICA

Na última terça, 13 de setembro, o Secretário Municipal de Educação, Milton José Bolzan, visitou as dependências do Projeto CUICA em Santa Maria. Projeto este que pretende implantar no município de Jaguari.




segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Chama Crioula em Jaguari

Nesta segunda-feira, 12 de setembro, a Chama Crioula chegou ao município de Jaguari, trazida pelos piquetes para a Brigada Militar, onde permanecerá até a quarta-feira, 14 de setembro, dia em que será levada para o CTG Invernada do Chapadão.