segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Seminário de Formação Continuada de Professores

Neste sábado, 26 de novembro, no Salão Azul do I.E.E. Prof Guilhermina Javorski, aconteceu a última etapa do Seminário de Formação Continuada de Professores com o palestrante Juremir Machado da Silva, Jornalista e Escritor , que falou sobre “A influência dos meios de comunicação social, especialmente os jornais do interior, na formação, controle e alienação dos sujeitos sociais e o papel da educação na decodificação ideológica destas mídias” e sobre o seu livro “Vozes da Legalidade: política e imaginário na era do rádio – 50 anos depois”, juntamente com Cristopher Gourlart, Diretor da Secretaria de Esporte e do Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

Juremir Machado da Silva
Cristopher Gourlart



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Convite


Juremir Machado da Silva
A Secretaria Municipal de Educação de Jaguari convida direção, professores, representantes de alunos (grêmio estudantil, líderes de turmas), funcionários da rede de ensino municipal e estadual e comunidade em geral para participarem do Seminário de Formação Continuada que ocorrerá no dia 26 de novembro, com o jornalista e escritor Juremir Machado da Silva, com os seguintes temas: “A influência dos meios de comunicação, especialmente os jornais do interior, na formação, controle e alienação dos sujeitos sociais e o papel da educação na decodificação ideológica destas mídias” e “Vozes da Legalidade: Política e imaginário na era do Rádio - cinquenta anos depois”. O evento acontecerá no Salão Azul do Instituto Estadual de Educação Profª Guilhermina Javorski, com início às 8 horas.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prefeitura em Notícia

No dia 23 de novembro foi realizado o programa Prefeitura em Notícia direto da Secretaria Municipal de Educação. Durante o mesmo foram divulgados vários assuntos como: transporte e alimentação escolar, capacitação de professores, melhores instalações para Educação Infantil e convite para solenidade de implantação do Campus do IFF Jaguari.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

I Mostra Regional do Conhecimento e Trabalhos Escolares

O Secretário Municipal de Educação, Profº Milton José Bolzan, passou o dia na Escola Vanda. Visitou todos os mais de 50 expositores e conferiu o vigor da criatividade, o espírito científico em pesquisa, a linguagem, a cultura e a tecnologia inserida na realidade local e na vida de cada um. No que fala parabeniza pela iniciativa e agradece pela presença de todos.

I Mostra Regional do Conhecimento e Trabalhos Escolares através da pesquisa nas diferentes áreas de ensino, buscar envolver os alunos na elaboração de trabalhos em torno dos mais variados temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de ser levado em conta também a importância da ciência, matemática, cultura, linguagem e da tecnologia na vida de cada um.

Confira as fotos do evento:

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Plano de Saneamento para Jaguari

Nesta quarta, 16 de novembro, estiveram na Secretaria Municipal de Educação Marcelo Ghisleni dos Santos (Chefe da Unidade de Saneamento da Corsan de Jaguari) e Cleber Machado (Superintendente Adjunto da Corsan – Região do Pampa), numa visita de cortesia ao Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação, Milton José Bolzan, e para falar sobre o Plano de Saneamento de Jaguari.

Da esquerda para a direita (à esq. Marcelo dos Santos, centro Cleber Machado, à direita Milton José Bolzan)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Jaguari em Luto

O Secretário de Educação e Vice-prefeito Municipal de Jaguari, Professor Milton José Bolzan, participa pela manhã do velório e sepultamento do Deputado Estadual Chicão Gorski em Santiago. Toda a equipe da SME se solidariza com a família.

Jaguari Decreta Luto Oficial nos dias 13 e 14 do corrente mês.


Foto:http://rafaelnemitz.blogspot.com/

Quase 300 mil na Romaria da Medianeira em Santa Maria

O Secretário de Educação, Professor Milton José Bolzan, marcou presença na 68ª Romaria da Medianeira, bem como um grupo de jovens jaguarienses. O tema foi “A Medianeira com os Jovens em Oração”. Ao meio-dia o tradicional almoço das autoridades no Seminário São José reuniu varias lideranças do estado, que foram acolhidas pelo Arcebispo Dom Hélio e pelo Reitor do Seminário Padre Enio Rigo. Professor Milton reencontrou seu colega padre Gilberto Cunha bem como vários seminaristas. Foi um encontro marcante. Ele esteve acompanhado de sua esposa Helen.

Confira algumas fotos feitas pelo Secretário de Educação:

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Parabéns Diretor

Jaguari com grande participaçao no ENESPREF

A Prefeitura de Jaguari marcou presença no ENESPREF em São Pedro do Sul. O Prefeito, o vice-prefeito e vários secretários marcaram presença no evento. Parabéns a todos



Confira as fotos:




Vice-Prefeito, professsor Milton, Prefeito de São Pedro “Boca” e o Deputado Chicão, na Cerimônia de Abertura do Enespref na quinta, 10 de novembro, em São Pedro
Rainhas do ENESPREF

Equipe jaguariense participante do ENESPREF

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vice-Prefeito na Romaria da Medianeira

A convite do Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação professor Milton José Bolzan, participará neste domingo, 13 de novembro, em Santa Maria da 68ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Ao meio-dia almoçará no Instituto São José. O tema deste ano é: “A Medianeira com os jovens em oração”. Também celebra-se os 30 anos da Pastoral da Juventude no Rio Grande do Sul. De Jaguari vários jovens se farão presentes. A Secretaria apóia este evento participe.

Da esquerda para a direita(à esq. Dom Hélio, no centro Professor Milton, à direita Padre Antonio).

ENESPREF

O Secretário Milton José Bolzan participa nesta quinta, 10 de novembro, em São Pedro do Sul, da abertura do ENESPREF.

A Secretaria de Educação é parceira e torce pelos nossos atletas jaguarienses. Participe e confira as fotos na segunda-feira.

Padaria “Bel Pão” visita Secretaria

Fábio Lixinski, jovem empresário do setor de panificação em Jaguari realizou visita de cortesia ao Secretário de Educação, professor Milton e equipe nesta quarta, 09.

Brindou com panetones carinhosamente elaborados pela família.

Fábio Lixinski constantemente faz doações de pães para a Secretaria e a ele nossos agradecimentos e votos e um feliz natal e prospero 2012.


Fábio Lixinski e Professor Milton José Bolzan respectivamente

SME recebe CPERS-Sindicato/ 26º Núcleo

Nesta quarta, 09 de novembro, estiveram na Secretaria de Educação Luiz Antonio Perufo, Vice-Presidente do CPERS-Sindicato/ 26º Núcleo e Auria Machado, Professora da Rede Pública. Entre outros temas, a conjuntura atual e principais lutas da categoria formaram a pauta. Fizeram os últimos ajustes com o Secretário de Educação Milton José Bolzan, sobre a logística para a aplicação da Provinha Brasil nas escolas de Jaguari. Nesta sexta, 11 de novembro.

Da esquerda para à direita (à esq. Auria Machado, centro Luiz Antonio Perufo, à dir. Milton José Bolzan).

Santa Juliana sedia encontro das AABB

Mal começava a manhã desta quarta, 09 e já fumegavam os panelões em que seria elaborado o tradicional risoto de Jaguari, no aprazível Parque da Santa Juliana. Aos poucos estacionavam os ônibus que traziam as crianças e jovens do Projeto AABB Comunidade de municípios como Rio Pardo, Cachoeira do Sul, São Sepé, São Francisco de Assis, Mata, São Vicente do Sul, entre outros e, é claro, toda a turma da AABB do município de Jaguari.

Às 9h 30min aconteceu a abertura que contou com a presença do Prefeito João Mário, do Vice-Prefeito Milton José Bolzan, do Secretário de Assistência Social Sidinei dos Santos e demais autoridades. Muitas apresentações artísticas bem como a integração entre os grupos marcarão o encontro.

Confira algumas fotos:


Presídio de Jaguari é exemplar

Eliseu Rodrigues de Lima, Administrador do Presídio Estadual de Jaguari, esteve em visita a esta Secretaria Municipal de Educação para entregar ao Secretário de Educação, Milton José Bolzan, a listagem dos apenados com interesse em estudar no PROEJA-FIC bem como no PROEJA Ensino Médio para o ano de 2012. São respectivamente 17 e 8 pré-inscritos no Presídio de Jaguari. O Diretor mostrou-se preocupado com a continuidade da parceria entre Prefeitura e IF – Farroupilha. Solicitou também a aquisição de camisetas para a Formatura dos detentos, que acontecerá em dezembro. A Secretaria doou uma bola de futebol de salão. Na semana que passou o Secretário Milton José Bolzan juntamente com a equipe da 8ª CRE de Santa Maria conferiram as melhorias realizadas pelo novo administrador.


Da esquerda para à direita (à esq. Eliseu, centro Prof. Milton, à dir. Sueli).

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Acadêmicos da URI vistam SME

Acadêmicos do Segundo Semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santiago estiveram nesta terça, 08 de novembro, visitando o Secretário Municipal de Educação Milton José Bolzan. O objetivo foi entrevistá-lo para diagnosticar problemas e potencialidades do município com vistas a realização de um trabalho acadêmico.


Da esquerda para a direita(à esq. profesor Milton José Bolzan, Pedro Zanini, Maristela Krum, Angêla Zuchetto )

Gritinho vai à Escola

Nesta terça, 08 de novembro, no Clube União, aconteceu a 1ª Edição do Gritinho Vai à Escola. Pela manhã se apresentaram as escolas Tia Mana, São José e Getúlio Vargas. Na parte da tarde se apresentaram as escolas Ijucapirama, São José e Antonieta. A realização desse evento e uma parceria Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal de Educação, Clube de Caça e Pesca, Grito do Nativismo de Jaguari e Núcleo Cultural de Jaguari. Foram campeãs as seguintes escolas: E.M.E.F Pres. Getúlio Vargas - 1º Lugar, E.M.E.F São José  - 2º Lugar e E.M.E.I Tia Mana - 3º Lugar. Parabéns a todos particpantes e principalmente às escolas vencedoras.
Fotos Escola Pres. Getúlio Vargas:
Fotos Escola São José:
Fotos Escola Tia Mana:

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

68ª ROMARIA ESTADUAL DA MEDIANEIRA

Realização
Diocese de Santa Maria e Santuário Basílica da Medianeira

Data de Realização:
13/11/2011

Local
Saída da procissão da Frente da Catedral Diocesana Imaculada Conceição de Santa Maria, em direção ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Medianeira - Santa Maria - RS

Horário
Saída às 8h (Catedral), missa às 10h (Basílica)

A juventude jaguariense irá participar e a Secretaria Municipal de Educação é parceira.

Jantar-Baile em comemoração aos 57 anos do IFF Campus São Vicente do Sul


O Professor Milton José Bolzan, dispõe de convites para vender aos interessados.

Contato pelo telefone: (55)96350696.

Convites Individuais: R$ 35,00

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Livro Vozes da Legalidade

Jornalista, Juremir Machado da Silva, que fará a palestra de encerramento do Seminário de Formação Continuada para Professores da Rede Municipal e Estadual, no dia 26 de novembro no IEE Profª. Guilhermina Javroski. Os professores que obtiveram 100% de frequência no Seminário receberão o livro “Vozes da Legalidade – Política e Imaginário na Era do Rádio”.


Reunião Merenda Escolar

Nesta sexta, 4 de novembro, às 9h, na Câmara de Vereadores aconteceu uma reunião entre Secretário de Educação Milton José Bolzan, Nutricionista Carolina Valente, Diretores e Funcionários da Rede Municipal de Educação, Secretaria de Agricultura, EMATER e Agricultores da Agricultura Familiar. Na referida reunião foram tratados diversos assuntos. Foi colocado pelos diretores das escolas que, após a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, a merenda escolar melhorou consideravelmente e teve uma boa aceitação por parte dos alunos. A nutricionista falou aos presentes como pensa o processo para 2012, se comprometendo a melhorar e adaptando cada escola a sua realidade. A partir daí, todos os presentes fizeram críticas construtivas e sugeriram mudanças para melhorar o processo, cada qual dentro de suas responsabilidades. Até o final do ano novas reuniões serão agendadas e visitas serão feitas às escolas com este intuito. Está lançada a discussão sobre o Dinheiro Direto na Escola para a Merenda Escolar. Informe-se e participe.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PROEJA-FIC

Hoje , 03 de novembro, estiveram em Jaguari Antonio Cesar Labrea de Souza (Coordenador Adjunto da 8ª CRE), Mário César da Silva Dutra (Diretor do Núcleo de Ensino de EJA Cultura Popular “Julieta Balestro” - NEEJACP), Nara Brum e Marta Hammel (Coordenadoras Pedagógicas do NEEJACP) e James Paz (Secretário do NEEJACP) do Presídio Regional de Santa Maria e Penitenciária Estadual de Santa Maria para conhecerem o funcionamento do PROEJA-FIC prisional em Jaguari. Na oportunidade visitaram, juntamente com Secretário de Educação, Milton José Bolzan e a Coordenadora do PROEJA-FIC de Jaguari Luci Pinto Kraetzig o Presídio Estadual de Jaguari e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas onde também funciona uma turma de PROEJA-FIC. Também aproveitaram a oportunidade para conhecer o IFF Campus Jaguari, que funciona no Chapadão.