segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Jaguari é contemplado no programa Territórios da Cidadania

Municípios terão recursos para comprar veículos e renovar frota

Municípios atendidos pelo programa Territórios da Cidadania receberão recursos para a compra de veículos escolares do programa Caminho da Escola. Serão beneficiados 548 municípios, que poderão renovar a frota e garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública de educação básica.

Responsável pela liberação dos recursos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) selecionou municípios com menos de 50 mil habitantes que não receberam recursos do Caminho da Escola em anos anteriores. Minas Gerais foi o estado com mais cidades beneficiadas (109). Em seguida vêm Rio Grande do Sul (90) e Paraná (48).

Para receber os recursos, os prefeitos das cidades selecionadas precisam validar o termo de compromisso no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). “Quanto antes validar o termo de compromisso no sistema, mais cedo o município receberá os recursos para aquisição dos veículos”, afirma o coordenador-geral de apoio à manutenção escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza.

O programa Territórios da Cidadania, do governo federal, tem o propósito de promover o desenvolvimento econômico em regiões de baixo índice de desenvolvimento humano [IDH] com semelhantes características econômicas e culturais. A participação social e a integração de ações entre governo federal, estados e municípios são fundamentais na elaboração da estratégia de desenvolvimento dessas regiões.

A lista dos selecionados pode ser consultada pela internet, na página do eletrônica do FNDE. Também estão disponíveis as instruções para validar o termo de compromisso no Simec.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal

CONTAMINANTES EM ALIMENTOS

Um estudo divulgado esse ano pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apontou os alimentos mais perigosos para o consumo pela grande chance de sofrer contaminação excessiva por agrotóxicos.

Em ordem do mais perigoso para o menos, estão na lista dos top 10:
- 1º) pimentão (80,0%)
- 2º) uva (56,40%)
- 3º) pepino (54,80%)
- 4º) morango (50,80%)
- 5º) couve (44,20%)
- 6º) abacaxi (44,10%)
- 7º) mamão (38,80%)
- 8º) alface (38,40%)
- 9º) tomate (32,60%)
- 10º) beterraba (32,00%).
De acordo com a ANVISA, chama a atenção a grande quantidade de amostras contaminadas por substâncias que são proibidas em vários países do mundo e tiveram indicação de banimento do Brasil pelo alto grau de toxicidade e por causarem problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer”.
A alternativa eficaz para evitar pesticidas é consumir orgânicos, o que nem sempre é possível, pois costumam ser mais caros e não são encontrados em quantidades suficientes. Também é indicado consumir produtos da época, que recebem menor teor de agrotóxicos.
Quando possível, pode-se tentar eliminar os resíduos de agrotóxicos. Algumas dicas são:
· Lave frutas e verduras em água corrente por pelo menos um minuto, esfregando com uma esponja ou escova.
· Tire as folhas externas das verduras e descasque as frutas, pois essas partes concentram mais agrotóxico.
· Diversifique os vegetais consumidos no dia a dia, pois isso reduz a ingestão de quantidades maiores de um mesmo agrotóxico.
· Como alguns pesticidas podem ser utilizados na fase final da maturação do alimento, reduza o risco comprando frutas e legumes mais verdes e espere alguns dias antes de consumi-los.
· No caso de alimentos de origem animal (que podem ter sido contaminados pelos agrotóxicos pela água ou pela comida), retire a gordura aparente, pois algumas dessas substâncias são armazenadas no tecido gorduroso.

Nutricionista Carolina Vargas Valente

Feliz Natal

São os pequenos gestos e atitudes do nosso dia a dia que  devemos proporcionar o mínimo de alegria e compreensão a todos que nos cercam. Que o espírito natalino encha os nossos corações. Boas Festas e Feliz Ano Novo!

Secretaria Municipal de Educação
Jaguari, dezembro/2011.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Escola Antonieta Gindri Reghelin

No dia 14 de dezembro, quarta-feira, na Escola Antonieta Gindri Reghelin, aconteceu a Formatura da Educação Infantil (Pré-Escolar). Confira as fotos:

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação

 Faça o download da  Cartilha_Boas_Práticas_para_Serviços de Alimentação
 Resolução - RDC n° 216/2004

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Escola de Educação Infantil

Natal na Escola Tia Mana

Nesta terça-feira, 20 de dezembro, houve um almoço de confraternização com todos os alunos dos dois turnos, com a presença do Papai Noel que alegrou muito as crianças e distribuiu doces e presentes.



No dia 16 de dezembro, houve na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Mana, um encontro especial entre pais, alunos, professores, funcionários e direção. Na oportunidade os alunos fizeram algumas apresentações e os professores entregaram os pareceres aos pais.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Responsáveis pelo arrobamento e vandalismo em escola de Jaguari são identificados

Foto: Arami Fumaco/Diário de SM.

A Polícia Civil de Jaguari divulgou na última sexta-feira, 16, que foram identificados os autores dos delitos de arrombamento e vandalismo praticados contra a Escola Municipal de Ensino Infantil “Tia Mana” na noite de 08 de junho deste ano.

De acordo com a Delegada de Polícia Débora Durlo Poltosi, titular da DP/Jaguari e que comandou as investigações, um adolescente de 17 anos de idade e o indivíduo de iniciais E.L.V, com 18 anos, pularam as grades que cercam o prédio e quebraram o vidro da janela do refeitório adentrando no local que foi totalmente danificado.

Alimentos, brinquedos e livros foram inutilizados e as aulas foram suspensas. Além disso, um dos autores confessou que possuíam a intenção de queimar o prédio. Os danos na escola foram avaliados em torno de R$ 5 mil.

Impressões digitais deixadas em uma garrafa pet de refrigerante encontrada no chão do refeitório facilitou a identificação de um dos suspeitos. Ao ser interrogado, o adolescente infrator confessou o fato, informando que ele e seu comparsa permaneceram cerca de três horas no local, que era iluminado apenas com a luz do telefone celular para não despertar a atenção da vizinhança. Outro investigado ainda não foi localizado.

Os dois envolvidos já possuem antecedentes policiais por furto qualificado em outro estabelecimento de ensino.

Fonte:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Natal da Unidade 2011

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as escolas municipais, participa da Caminhada de Natal, realizada no dia 14 de dezembro, para dar início às festividades do Natal da Unidade 2011.








Acompanhe a nossa programação.




PROGRAMAÇÃO DE NATAL 2011


NATAL DA UNIDADE



Promoção: Prefeitura de Jaguari através do Gabinete da Primeira Dama, Gabinete do Prefeito e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desportosem parceria com Entidades e Instituições do Município, bem como dos veículos de imprensa de Jaguari e Região.


DIA 14 DE DEZEMBRO:
20 horas: Desfile de Natal, saindo da Escola São José, passando pela Avenida 7 de Setembro, em direção à Praça Gilson Carlos Reginato.
21 horas: Abertura Oficial do Natal da Unidade, Chegada do Papai Noel, Queima de Fogos de Artifício e encerrando com Show da Dupla Nando e Sólon, de Santo Ângelo.


DIA 15 DE DEZEMBRO:
21 horas: Abertura da Noite Natalina, com apresentações a cargo do PIM-Programa Primeira Infância Melhor e da Igreja Assembléia de Deus e show de encerramento com Tânia Carvalho e Banda da Igreja Assembléia de Deus de São Francisco de Assis.



DIA 16 DE DEZEMBRO:
21 horas: Abertura da Noite Natalina, com apresentações a cargo do Programa AABB-Comunidade, CREAS, Péti e piquete Ventro Xucro.


DIA 17 DE DEZEMBRO:
21 horas: Abertura da Noite Natalina, com apresentações a cargo da Comunidade Evangélica-Ministério Profético, com show de Grupo de Dança, Teatro e da Banda da Comunidade Evangélica de Santiago.


DIA 18 DE DEZEMBRO:
21 horas: Abertura da Noite Natalina, com apresentações a cargo do CTG Invernada do Chapadão, shows das invernadas artísticas mirim e juvenil do Piquete João de Barro, tertúlias livres e show com Álvaro Feliciani e Grupo.


DIA 19 DE DEZEMBRO:
21 horas: Abertura da Noite Natalina com apresentações a cargo da Igreja do Evangelho Quadrangular, com show de dança do Grupo Kadóchi, Grupo Perfume de Cristo, cantor Joãozinho Minhos e bandas das Igrejas do Evangelho Quadrangular de Santiago e São Francisco de Assis.


DIA 20 DE DEZEMBRO:
21 horas: Abertura da Noite Natalina com apresentações a cargo da Escola Municipal de Educação Especial Tanara Julien, APAE e Lions Clube, com show de Márcio Lannes de Jaguari.


DIA 21 DE DEZEMBRO:
21 horas: Abertura da Noite Natalina com apresentações a cargo do Instituto Estadual de Educação Profª Guilhermina Javorski e Câmara Municipal de Vereadores, com show de Julinho Machado.


DIA 22 DE DEZEMBRO:
21 horas: Abertura da Noite Natalina com apresentações a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde Perto de Você, do Instituto Federal Farroupilha-Campus Jaguari e Funcionários da Prefeitura de Jaguari, com apresentação do espetáculo Histórias do Vô Venâncio (Grupo Armazém Cultura e Marketing de Santa Maria) através do SESC, e também show de Euzébio Paim e Grupo.


DIA 23 DE DEZEMBRO:
21 horas: Abertura da Noite Natalina, com apresentações a cargo da Igreja Matriz de Jaguari-Instituto Guilhermina Javorski, Escola Municipal São José e show de Emerson e Arison Martins.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CTG Invernada do Chapadão realiza Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões

Programação

09 h - Solenidade de abertura
09h 30 min - Início das provas escritas
12 h - Almoço
13 h 30 min - Integração com as Prendas da 10º Região Tradicionalista
14 h - Início das provas artísticas
22 h 30 min - Cerimônia de despedida do prendado 2009/2011 e entrega das faixas ao novo prendado 2011/2013
Fandango com o grupo "Os Mateadores"

OBS: à tarde será disponibilizado erva mate e água quente.

Festa encerramento ano letivo

A Escola Especial Tanara Girardon Julien / APAE, com espírito de união e amor convida para a festa de encerramento do ano letivo dia 14 de dezembro, às 17 h 30 min no Clube 7 de Jaguari.

" Que o Natal aproxime todos na união de um mundo onde só a paz e o amor permaneçam."

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Acontecimentos



  • Formatura da Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vanda Maria da Silva – 02/12/2011;


  • Formatura do Proeja-Fic Jaguari Sistema Prisional – 07/12/2011;


  • Formatura do Proeja-Fic Jaguari – Bairro Consolata – 09/12/2011;


  • Conclusão do Curso de Língua e Cultura Italiana – Instituto Guilhermina Javorski, dia 09/12/2011;


  • Formatura da Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonieta Gindri Reghelin - 14/12/2011;


  • Formatura das 3 turmas da Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José – 16/12/2011;


  • Formatura da 8ª Série da Escola Municipal Ensino Fundamental Vanda Maria da Silva – 16/12/2011 ;


  • Formatura da 8ª Série do Ensino Fundamental da Escola São José – 22/12/2011.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Convite

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Reunião de Diretores

No dia 1° de dezembro realizou-se na Secretaria Municipal de Educação uma reunião de diretores das escolas municipais. Na oportunidade foram discutidos os seguintes temas:

  • Projeto Político Pedagógico das Escolas;
  • Temas de interesse dos professores para a Formação Continuada de 2012;
  • Projetos de Prevenção a Violência e ao Bullying para 2012;
  • Horário de funcionamento das Escolas durante o mês de janeiro – das 8h às 14h;
  • Novena do Educador – dia 7 de dezembro, às 19h e 30min;
  • Patrimônio das Escolas de 2011;
  • Avaliação do ano letivo de 2011;
  • Calendário escolar para 2012 e outros.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Escola São José receberá 33 mil do PDE Interativo

A Escola Municipal de Ensino Fundamental São José está elaborando o plano de ação do PDE Interativo, que beneficiará a escola com 33 mil para o ano de 2012.

O PDE Interativo é o novo módulo do PDE Escola no SIMEC, que é uma ferramenta de apoio à gestão escolar baseada no planejamento participativo, desenvolvida pelo Ministério da Educação para auxiliar as escolas públicas do país a melhorar a sua gestão.


O plano está sendo elaborado pela equipe diretiva da escola, professores e comunidade escolar com ajuda de um representante da SME.

Encontro com a Promotoria Regional de Educação

A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação participaram na tarde de ontem, dia 30 de novembro, de um encontro com o Promotor Regional de Educação Dr. Antônio Augusto Ramos de Moraes, no Instituto Federal Farroupilha em São Vicente do Sul. Na oportunidade, foram debatidos vários assuntos relacionados à educação, tais como: vagas para educação infantil, transporte escolar, piso salarial, trabalho em rede, planejamento e ações para 2012, entre outros.

IV Roda de Conversa

As Supervisoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação participaram, na manhã de ontem, 30 de novembro, da IV Roda de Conversa, que aconteceu no Institudo Estadual de Educação Profª. Guilhermina Javorski. Este projeto da Secretária Municipal de Saúde tem como objetivo trabalhar a violência em todos os segmentos da sociedade e discutir possíveis ações que visem minimizá-la.



Na oportunidade, estiveram presentes no encontro representantes da Coordenadoria Regional de Saúde.

Dia Mundial da Luta contra Aids


Neste dia uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve divulgando junto a Secretaria Municipal de Educação o Dia Mundial da Luta contra Aids.

Saiba o que há de disponível na Secretaria Municipal de Saúde para prevenir e combater as Doenças Sexualmente transmissíveis (DST's):
  • preservativos masculinos para a população em geral;
  • teste anti-HIV todas as segundas-feiras pela manhã, não precisa de agendamento e nem de prescrição médica, somente vir em jejum e falar com uma das enfermeiras;
  • testes anti-HIV e VDRL (Sífilis), no pré-natal, na primeira consulta e no último trimestre;
  • para maiores esclarecimentos visite o Posto de Saúde.