O primeiro Concurso Literário de Jaguari instituído pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, visa estimular a produção de trabalhos de redação nas escolas municipais.
Objetivos
O concurso visa resgataras histórias, trajetórias e relatos de vida de pessoas comuns de nossa comunidade. A história contada de pessoa a pessoa, como prática social, em que os grandes fatos históricos são permeados por histórias cotidianas, de pessoas comuns, tem papel fundamental no processo de resgate de identidade de um determinado grupo social, não somente como fonte de informação sobre seus costumes e vivências, mas também como estímulo à participação da comunidade no processo de valorização do patrimônio coletivo.
Podem concorrer todos os estudantes regularmente matriculados nas escolas municipais de 5ª a 8ª séries.
No dia 28 de julho de 2009, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou-se uma reunião com Diretores de Escolas, representantes dos Conselhos Escolares e dos Círculos de Pais e Mestres, membros da SMEC, o Secretário de Educação e Cultura, Milton José Bolzan e a Secretária de Saúde, Carmen Turchetti.
A reunião teve como pauta principal a situação da nova gripe no estado e as medidas do município de Jaguari, frente a situação de alerta epidemiológica decretada pelo Prefeito Municipal João Mário Cristofari.
A reunião foi importante, no sentido de esclarecer e decidir quais os passos a Secretaria de Educação e Cultura deveria dar para garantir medidas preventivas frente à situação agravante da nova gripe.
A Secretária de Saúde ressaltou que o município tem autonomia para decidir quais as medidas devem ser tomadas como forma de prevenção. Os diretores de escolas, se manifestaram dizendo que o número de crianças doentes é bem preocupante e que muitos pais, receosos de que seus filhos percam as aulas, acabam mandando-os, mesmo doentes, para a escola.
Após opiniões coletadas, dúvidas sanadas e decisões adotadas, ficou acordado que as aulas, nas Escolas Municipais e Estaduais de Jaguari terão o inicío (até então, previsto para o dia 03 de Agosto), prorrogado para um data ainda a ser decidida. Isso irá depender do andamento do quadro de saúde no município e no RS.
Ficou acordado, também, nessa reunião, que serão amplamente divulgadas, através do rádio, jornal e outros meios de comunicação, medidas de orientação e prevenção da nova gripe.
“Os trabalhos de equipe são a habilidade de trabalhar junto para uma visão comum. A habilidade de dirigir a realização individual para objetivos de organização é o combustível que permite que as pessoas normais alcancem resultados raros” (Andrew Carnegie).
Na manhã do dia 28 de julho, a Prefeitura Municipal recebeu a ilustre visita do senhor tucano. Ele permaceu pouco tempo, mas o suficiente para alegrar a manhã gelada de terça-feira. Volte sempre senhor tucano!
(Vista da janela da Secretaria de Educação e Cultura).
O Projeto RONDON desenvolveu inúmeras atividades em nosso município. Veja a grade de programação dos trabalhos desenvolvidos com professores e funcionários das escolas municipais.
Atividades desenvolvidas com os Secretários de Escola
23/07 – Trabalho com Secretários de Escola: documentação escolar (históricos escolares, atas de resultados finais, redação final, arquivos ativo e passivo).
Palestrante: Profª. Drª. Myrian Ruiz Castilho
Atividades desenvolvidas com Merendeiras e Serventes de Escolas
23/07 – Trabalho com Serventes e Merendeiras: boas práticas na manipulação de alimentos.
O Prefeito Municipal João Mário Cristofari decretou “Estado de Alerta Epidemiológico” em Jaguari pelo prazo de 30 dias, seguindo orientações da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em consequência, foram canceladas as atividades referentes ao aniversário do Município. É recomendado também evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas neste período, para evitar a transmissão do virus.
DECRETO EXECUTIVO Nº 078/2009
"DECRETA ESTADO DE ALERTA EPIDEMIOLÓGICO, CANCELA AS ATIVIDADES OFICIAIS DE ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS"
João Mário Cristofari, Prefeito Municipal de Jaguari, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal e,
CONSIDERANDO que a presença do virus - A (H1N1) já está confirmada no Estado do Rio Grande do Sul;
CONSIDERANDO o alto grau de transmissibilidade do virus influenza - A(H1N1)
CONSIDERANDO o alto índice de pessoas infectadas com o virus influenza na região centro do Estado do Rio Grande do Sul;
CONSIDERANDO os óbitos confirmados no Estado pela atividade do virus
CONSIDERANDO a proximidade de nosso Município com a Argentina e o Uruguai, países severamente atingidos com a epidemia do virus influenza, sendo que no primeiro foi decretado estado de emergência, com a interrupção das aulas, o que possibilita a vinda de estudantes para o Brasil;
CONSIDERANDO que o Município está situado no corredor de acesso de pessoas que se deslocam da Argentina para o Brasil;
CONSIDERANDO que compete ao Município zelar pela saúde, segurança e assistência pública, bem como, tomar medidas que impeçam a propagação de doenças transmissíveis;
CONSIDERANDO que durante o inverno aumenta a incidência de doenças respiratórias;
CONSIDERANDO a necessidade de maior proteção aos idosos, crianças e pessoas portadoras de baixa imunidade;
CONSIDERANDO as expressas orientações técnicas repassadas à administração Municipal pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e pela equipe de infectologia do Hospital Universitário de Santa Maria
DECRETA
Artigo 1º - Situação de Alerta Epidemiológico no Município de Jaguari;
Artigo 2º - Recomenda-se evitar aglomerações de pessoas no Município pelo prazo de 30 dias;
Artigo 3º - As atividades oficiais referentes ao aniversário do Município estão canceladas;
Artigo 4º - Todo e qualquer evento que resulte em aglomerações de pessoas durante o período sugerido, é de inteira responsabilidade daqueles que o promovem;
Artigo 5º - Quaisquer avaliações e procedimentos técnicos serão realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e o Setor de Infectologia do Hospital Universitário de Santa Maria;
Artigo 6º - A secretaria Municipal de Saúide de Jaguari ficará encarregada de fornecer qualquer esclarecimento à piopulaçãosobre a metéria de que trata o presente Decreto, através do telefone (55) 3255 1719;
Artigo 7º - Revogando quaisquer disposições em contrário, este Decreto entra em vigor na data de sua publica.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE JAGUARI, 22 DE JULHO DE 2009
No dia 20/07/09 foi desenvolvido dentro do Projeto Rondon, uma oficina de teatro na Escola Getúlio Vargas. A rondonista Mariana realizou várias atividades com os alunos de 4ª a 8ª séries.
Os alunos gostaram muito da oficina, e quem sabe...não sai algum artista...É isso que esperamos.
No período de 13 a 24 de julho a cidade de Jaguari-RS recebe o Projeto Rondon que visa o desenvolvimento de um trabalho essencialmente educativo junto aos segmentos da saúde, educação, ação social, gestão ambiental, tecnologia e produção, não prevendo ações de caráter assistencialista.
O PROJETO RONDON é uma ação do governo federal, conduzido pelo Ministério da Defesa, com a missão de viabilizar a participação de estudantes universitários nas operações que tem caráter voluntário. É realizada no período de férias escolares com a duração de duas semanas.
Participam da operação em Jaguari duas equipes de rondonistas com dois professores coordenadores por universidade: a Universidade de Federal Marília – UNIMAR de São Paulo e a Universidade Estadual de Londrina – UEL do Paraná.
Os acadêmicos trabalham com dois conjuntos de ações envolvendo palestras, oficinas para crianças, jovens, professores, produtores rurais, agentes da saúde e da ação social, conselheiros e funcionários.
A realização do projeto só é possível com as parcerias das Universidades públicas e privadas, as Forças Armadas, Prefeituras Municipais e patrocinadores. Tem como colaboradores a CAIXA SEGUROS, SESI, VALE, BR PETROBRAS e o apoio logístico do Ministério da Defesa.
Fazem parte dos objetivos do projeto, a colaboração para o desenvolvimento sustentável das comunidades em atividades realizadas por professores e universitários, que trazem informações sobre saúde, educação, organização comunitária, direitos humanos, cidadania e outros temas de interesse da comunidade local como atividades didático-pedagógicas para professores e alunos, palestras e orientações para funcionários da saúde e cuidadores de idosos, DST para os adolescentes das escolas estaduais e municipais, teatros e brincadeiras com crianças, capacitação com produtores das comunidades rurais, educação ambiental com crianças, reflorestamento, orientação jurídico-social na assistência social entre outros.
Em todas as atividades desenvolvidas, as equipes tiveram o apoio incondicional do subtenente José Carlos Vieira Sampaio da 3ª Companhia de Comunicação Blindada – Santa Maria-RS, que durante todo o desenvolvimento do projeto atuou como o “anjo” das equipes, termo utilizado pelos rondonistas para se referirem ao subtenente.
Os universitários conhecem um Estado diferente, com outras tradições, como músicas, artesanato, folclore, permitindo a troca de conhecimentos entre as equipes universitárias e as comunidades, contribuindo para a formação de profissionais socialmente responsáveis e para a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades, uma experiência que não muda apenas a vida das populações visitadas. Muda também a dos estudantes universitários participantes do projeto.
O projeto contribui ainda para a formação do universitário como cidadão, porque o integra ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país, buscando consolidar, no universitário brasileiro, o sentido de responsabilidade social coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.
As equipes participantes do PROJETO RONDON no município:
Universidade de Marília – UNIMAR
Acadêmicos:
Josmar Casadevall Broglio – Fisioterapia
Juliano de Oliveira – Serviço Social
Mariana De Lucca – Pedagogia
Thiago Sá Freire Lamarca – Enfermagem
Professoras:
Myrian Lucia Ruiz Castilho – Pedagogia e Ciências Sociais Aplicadas
Regina Célia David Galvani – Ciências da Saúde
Universidade estadual de Londrina - UEL
Acadêmicos:
Ana Helena Ferrazzini Marvullo – Medicina Veterinária
Foram momentos de grande integração com a comunidade, de encontros com os coordenadores e universitários, de aprendizagens mútuas, de emoções comuns e de grande exercício de solidariedade.
Certamente as equipes de rondonistas dos Estados de São Paulo e do Paraná estarão levando nas suas bagagens de retorno, muito mais que trouxeram para esta acolhedora cidade de Jaguari.
Agradecemos a toda população pela acolhida e queremos externar nossa profunda gratidão ao governo municipal, porque sem a sua intenção, colaboração de todo o seu secretariado, as ações deste projeto não seriam realizadas.
Os alunos de Pré a 4ª série da Escola Getúlio Vargas participaram no dia de hoje 20/07/09 do encerramento do Projeto "Sem Higiene não há Saúde" realizado pela 1ª série com orientação da professora estagiaria Silvana Dapieve. Ocorreu amostra dos trabalhos realizados pelos alunos e uma palestra com a enfermeira Isadora.
"A educação é a higiene do espírito, assim como a higiene é uma verdadeira educação do corpo".
O Blog da SMEC está aberto para a publicação de trabalhos produzidos por alunos, professores, funcionários das escolas e qualquer outra pessoa da comunidade jaguariense ou que resida fora dela.
Se desejares publicar algo nesta página, encaminhe o texto para o endereço abaixo, que estaremos, na medida do possível, publicando-o.
email: smecjaguari@ibest.com.br
Trecho da redação escrita pelo aluno Yago Neu Acosta – 8ª série da Escola Antonieta Gindri Reguelin
Redação da semana
"Linda Sociedade"
“A sociedade causa a violência, e um dos maiores causadores são os políticos que se apropriam dos recursos públicos, via corrupção e desvios de verba que deveriam ser utilizados na educação, na saúde e na melhoria da qualidade de vida do nosso povo mais humilde.
Necessitamos resgatar valores, reduzir a desigualdade, investir na educação fundamental de qualidade e desenvolver este país, para criar oportunidades para nosso povo”.
A Prefeitura Municipal de Jaguari, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, firmou uma importante parceria com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, no que se refere à implantação de um curso básico profissionalizante.
O PROEJA FIC é um programa nacional de integração profissional com a educação básica, na modalidade de educação de jovens e adultos.
O Aluno que desejar matricular-se deve ter concluído o equivalente aos primeiros anos do ensino fundamental, ou seja, até a 4ª série.
O aluno concluinte do PROEJA FIC, não só terá a possibilidade de prosseguir nos estudos, como também a chance de ingressar no mercado de trabalho.
Os professores da rede municipal que tiverem interesse em participar deste programa, deverão inscrever-se junto à SMEC, até o início do mês de agosto.
A formação inicial e continuada dos professores será realizada e coordenada pelos professores do I.F.F. (Instituto Federal Farroupilha), durante o segundo semestre de 2009.
As aulas do programa terão início em março de 2010, com uma turma no Presídio Municipal e outra na E.M.E.F. Presidente Getúlio Vargas. As aulas da parte profissionalizante do programa, serão ministradas pelos professores do I.F.F., e as aulas teóricas, por áreas de estudo, ficarão a cargo dos professores contratados pela SMEC.
Os alunos interessados em participar do PROEJA FIC deverão inscrever-se, em uma das escolas da rede municipal de ensino, preferencialmente na Escola Getúlio Vargas.
Maiores informações junto aos profissionais do setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Iniciou suas atividades na SMEC, a nutricionista Vaniza Nascimento Flôres. Natural de Uruguaiana, Vaniza trabalha também, no Posto de Saúde de Jaguari e tem consultório em Santa Maria-RS.
Vaniza ressalta, primeiramente, que gostou muito do ambiente e da equipe de trabalho da SMEC e que o maior desafio, neste momento, será melhorar a qualidade da alimentação das crianças de nosso município, além de estabelecer uma maior aproximação com as escolas, no sentido de orientar os funcionários responsáveis pelo preparo das refeições escolares.
Os alunos da E.M.Ens.Esp.Tanara G.Julien/APAE, participaram do V Festival Regional Nossa Arte - Santiago, na modalidade dança, com a música, "Toda Linda", coordenada pela Prof. Elaine R. Bolzan.A direção, presidente da APAE, professores, pais e alunos acompanharam o grupo.
O Projeto de Artes desenvolvido na escola é de especial relevância, assegurando aos alunos, desenvolver o uso do potencial criativo e artístico, possibilitando o aumento de sua auto-estima, respeitando suas necessidades específicas, aptidões e aspirações, como também, a sua participação em atividades culturais, assegurando-lhe igualdade de direitos e oportunidades.
O vídeo documentário Dom, retrata através de relatos de familiares e amigos, a trajetória de vida do Bispo Edson Taschetto Damian.
O vídeo tinha como objetivo inicial prestar uma homenagem ao padre Edson pela sua ordenação como Bispo, em São Gabriel da Cacheira no Amazonas. Porém, após as entrevistas e análise das filmagens, o resultado final do trabalho rendeu um vídeo com caráter próximo ao gênero de documentário.
Os entrevistados foram os pais, dona Dionilda e seu Jerônimo, a irmã Maria Isabel, a primeira professora, Neida Guerra e o padre da paróquia de Jaguari, Nelson Friederich. O cenário escolhido para as filmagens foi o 3º distrito de Jaguari (Marmeleiro-Fontana Freda), na localidade onde residem seus pais e onde Edson viveu a infância. Além da casa dos pais, a cabana construída em meio a exuberante natureza daquela localidade, serviu como pano de fundo para as filmagens, é nesta cabana que Edson costuma hospedar-se quando de sua passagem pela região.
O vídeo é composto por histórias e episódios curiosos da infância de Edson, a adolescência marcada pela profunda religiosidade, além de diversas narrativas que contam um pouco das experiências desse ilustre jaguariense em várias partes do Brasil e em países vizinhos.
A parte final do vídeo compõe-se de uma cronologia de fotos, que mostra as diversas etapas da vida de Edson, contendo também, uma homenagem narrada por Nilton Ferreira.
O vídeo foi entregue a Edson na cerimônia que marcou a sua ordenação, em São Gabriel da Cachoeira e foi exibido para a comunidade nas cerimônias de comemoração.
Este trabalho foi construído no mês de maio, a partir de um esforço coletivo da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do secretário Milton José Bolzan e com apoio da Prefeitura Municipal de Jaguari.
A E.M.E.F. Presidente Getúlio Vargas, realizou atividades ao ar livre com alunos da Escola. As atividades foram previamente programadas e foram realizadas fora do ambiente da sala de aula. "São excelentes recursos pedagógicos, possibilitando a interface entre teoria e prática. No trabalho do professor os saberes pedagógicos necessitam ser considerados integrados a realidade do aluno, contribuindo assim para o processo ensino-aprendizagem" ressalta a diretora Raquel Tronco Siqueira.
A E.M.E.F. São José, realizou uma série de atividades referentes a semana de combate a violência. As turmas 51 e 52 da 5ª série, realizaram trabalho de pesquisa e debate em sala de aula sobre o tema "Violência na Escola e na Cidade", sob coordenação da professora Silvânia Piccoli (disciplina de Educação Religiosa). Ainda em andamento, com as mesmas turmas, o trabalho "Violência no vídeo", discute a relação dos filmes violentos com a influência que estes causam nos jovens.
As turmas 61 e 62, da 6ª série, também discutiram a questão da violência, na perspectiva do meio ambiente. As professoras Sueli Reis e Mariele Bolzan, abriram a sala de aula para que o Secretário de Obras, da Prefeitura Municipal de Jaguari, Roberto Turchiello, discutisse com os jovens sobre o lixo produzido no município e o destino dado a ele.
Foram produzidos, pelos alunos, cartazes de conscietização contra a violência. Ainda está prevista uma visita à Coagrijal, para se compreender todo o processo de industrialização e o destino do lixo produzido na cooperativa. Também está prevista uma visita ao aterro sanitário a fim de possibilitar que os alunos conheçam a situação atual deste local.
A professora de Educação Religiosa, Lusamara Guerra Valente, trabalhou com os alunos da 8ª série, a temática da violência, na Escola, na família, contra a mulher, o índio, no campo e contra os idosos. Os alunos leram textos sobre as temáticas acima e debateram entre os grupos.
Em 1998, foi realizado o primeiro Processo de Participação Popular, ficando conhecido como CONSULTA POPULAR. Para o atual Governo, a Consulta Popular é o patrimônio da sociedade gaúcha. Ela é um processo irreversível de democracia participativa e, por isso, foi tratada como questão de Estado. Através da Consulta Popular, o cidadão tem a oportunidade de escolher, pelo voto, os investimentos de interesse regional. As demandas mais votadas são incluídas no orçamento do ano seguinte e a sua execução poderá ser acompanhada pelos cidadãos.
A Consulta Popular consolida o objetivo de colocar o governo mais perto do cidadão, permitindo que a cidadania seja protagonista do planejamento, da escolha de prioridades e do efeito controle social na aplicação dos recursos públicos. A Consulta Popular é um valioso mecanismo de fortalecimento das relações entre o Governo e os cidadãos, consagrando uma saudável convivência entre a democracia representativa e a democracia participativa. Votar na Consulta Popular é valorizar esse patrimônio da sociedade gaúcha. Votar na Consulta Popular é participar do desenvolvimento da sua região e do Rio Grande.
Consulta Popular em Jaguari:
Dia: 09 de julho de 2009 Horário: 09:00 às 13:00 hs Local: Salão Paroquial
Aconteceu no dia 02 de julho, pela parte da manhã, na E.M.E.F. Antonieta Gindri Reguelin, reunião com diretores e representantes das Escolas do município e do estado. Na ocasião foi falado sobre a Consulta Popular que estará acontecendo no dia 09 de julho, além dos assuntos gerais das escolas e da SMEC.
A reunião realizada na Escola Antonieta Gindri Reguelin, foi pensada no sentido de descentralizar os espaços de encontro e discussão dos assuntos relacionados à educação em nosso município. Neste sentido, é possível que os diretores conheçam as realidades de outras escolas da rede municipal, tendo com isso, possibilidades de pensar nas particularidades e diferenças de sua escola com relação às outras, levando em consideração os aspectos contextuais em que cada instituição de ensino está inserida.
A próxima reunião está agendada para o dia 04 de agosto, na E.M.E.E. Tanara Julien (APAE).