Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência.
Tudo passa e tudo se renova na terra,
mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte... Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.
PARABÉNS PELO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO! COM CARINHO DA EQUIPE DA SMECJAGUARI - RS
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguari esteve presente no Município de Caçapava do Sul, onde participaram do 2º SEMINÁRIO DE TURISMO DO PAMPA GAÚCHO DE CAÇAPAVA DO SUL, evento este, que faz parte das comemorações em homenagem aos 178 anos daquele Município.
Promover a qualificação profissional inicial/continuada de jovens e adultos, bem como garantir o ingresso/reingresso no ensino fundamental, de modo que os sujeitos tenham condições de transformar sua história de vida em direção à cidadania plena; resgatar os conhecimentos dos sujeitos, qualificando-os profissionalmente a partir destes e da compreensão do trabalho como princípio educativo; desenvolver a capacidade de resolução de problemas, de comunicação de idéias, de iniciativa; desenvolver os conhecimentos teóricos-práticos relativos à área de formação profissional.
Justificativa
Justifica-se a oferta deste curso pela demanda identificada em encontro realizado no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, com representantes das prefeituras, secretarias municipais de educação e estabelecimentos penais dos municípios da região. Nesse sentido, é considerada a potencialidade produtiva da comunidade em questão. O curso ampliará a qualificação profissional dos sujeitos envolvidos, possibilitando a reintegração social dos mesmos. É levada em consideração, ainda, a possibilidade do acesso com qualidade ao mundo do trabalho, bem como a oportunidade de continuidade dos estudos.
Professores participantes do PROEJA FIC
Elisângela Cogo Guerra
Simone Feksa Lima
Rosane Nunes da Silva
Raquel Tronco de Siqueira
Fernanda Cristofari Machado
Alexsandra Pereira Ereno
Elisiani Lixinski
Lilian Covaleski
José Carlos de Oliveira Poltosi
Gilmar Antonio Spolaor
Ilda Maria Perlin
Denise Valente Machado
Milton José Bolzan
Ricardo Becher Moura
João Murini Bugatti
Já aconteceram algumas ações na formação continuada dos profissionais, confira:
18/09 – Seminário de Abertura
25/09 – Instrumentalização para a Plataforma Moodle
30/09 – PROEJA: concepções e princípios; Sujeito ensinante/aprendente no Proeja
01/10 a 06/10 – Plataforma Moodle (à distância)
07/10 – Bases Epistemológicas no processo de aprendizagem
16/10 – Princípios político-pedagógicos para a efetivação do Proeja
22/10 – Participação do Prefeito João Mário Cristofari, do Vice-Prefeito Municipal e Secretário Municipal de Educação e Cultura, Milton José Bolzan, do Diretor da Escola Vanda Maria da Silva, Gilmar Spolaor, e da professora Elisiane também da escola Vanda Maria, na reitoria do IFF em Santa Maria.
Turmas em Jaguari
(1) Turma no Presídio de Jaguari (15 vagas)
(1) Turma na Escola Getúlio Vargas (20 vagas)
As aulas da parte profissionalizante serão realizadas no Núcleo Tecnológico do Chapadão e nos laboratórios móveis.
Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.
Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ; · escutar músicas em MP3 de alta qualidade; · Ler obras de Machado de AssisOu a Divina Comédia; · ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA, ARTIGOS CIENTÍFICOSe muito mais....
Esse lugar existe!
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site:
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura se fez presente na 4ª Olimpíada Rural de Jaguari. O evento aconteceu, no domingo, dia 18 de outubro, no 3° Distitro, Boca da Picada Segredo. O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação e Cultura, Milton José Bolzan, foi jurado na escolha da rainha do evento. Os professores de Educação Física do município, também participaram, auxiliando nas provas realizadas durante todo o dia. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura parabeniza os organizadores do evento e as localidades participantes pelo exemplo de organização, empenho e integração.
O Secretário de Educação saúda os participantes
Jomar Donadel (IFF) e Milton José Bolzan (SMEC)
Gurizada atenta às provas
Jovens competindo
Professora Maria Elaine coordenando as provas
O Secretário de Educação com os paticipantes
Candidatas a rainha das Olimpíadas Rurais
Grupo de Senhoras também se fez presente nas Olímpiadas Rurais
Secretário de Educação foi jurado do concurso que escolheu a rainha das Olimpíadas Rurais
Professores de Educação Física atuaram ativamente nas Olimpíadas Rurais
O Prefeito Cezar Schirmer recebeu o Vice-Prefeito e Sec. de Educação e Cultura, Milton José Bolzan
Reuniram-se na Prefeitura Municipal de Santa Maria, no dia 05 de outubro de 2009 o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação e Cultura Milton José Bolzan, Cristiano Sobroza Monteiro da SMEC e Cesare Barrichelo Secretário Adjunto de Juventude, Esporte, Lazer, Idoso e Criança. A reunião se deu na tentativa de aproximar ambas secretarias, visando a troca de experiências, elaboração de projetos conjuntos e a construção de políticas públicas para a criança, juventude e idoso.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou, nas dependências da secretaria, o monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR) nos dias 07, 08 e 09 de outubro de 2009.
O PAR é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC). Assim que um município ou estado adere aoCompromisso Todos pela Educação- programa de 28 diretrizes para a melhoria do ensino nacional -, o secretário responsável por essa área automaticamente se compromete a elaborar um diagnóstico e uma série de objetivos para a rede de ensino local. Essas metas devem ser alcançadas em até quatro anos e são estipuladas junto com diretores, coordenadores, professores e membros da comunidade. É a partir desses dados que oPDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) pode fornecer apoio técnico e financeiro às administrações regionais.
Participaram do monitoramento do PAR, que nada mais é do que uma revisão do Plano com vistas a identificar as dificuldades na implantação e execução de ações previstas no PAR, professores, diretores, membros da SMEC, a Presidenta do Conselho Municipal de Educação e o Secretário Municipal de Educação e Cultura. São eles: Ilda Maria Perlin, Nádia Compagnoni, Denise Valente Machado, Luci Pinto Kraetzig, Cristiano Sobroza Monteiro, Raquel Tronco Siqueira, Jairo Anselva, Sueli Simi e Milton José Bolzan.
“Esse monitoramento foi muito significativo, pois fizemos reflexões das atividades já realizadas e avaliamos as possibilidades de execução das ações futuras”, ressalta Denise Machado Valente, da SMEC.
Iniciou-se no sábado dia 26 de setembro de 2009, no Instituto Estadual de Educação Profª. Guilhermina Javorski, o Projeto Identidade na Adolescência, que visa possibilitar aos adolescentes das escolas municipais e estaduais de Jaguari, um espaço de reflexão, discussão e criação a respeito de algumas questões inerentes à adolescência, dentre elas a identidade e sua relação com o ambiente onde vivem e, também, as possibilidades e perspectivas de futuro ligadas ao mundo do estudo e do trabalho.
Na ocasião, estiveram presente o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação e Cultura Milton José Bolzan, a Diretora do Instituto Estadual de Educação Profª. Guilhermina Javorski, Elida Teresinha Cattelan Ruffo, o Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, Dr. Hector Omar Ardans-Bonifacino, o psicólogo da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE-UFSM) Jaisso Vautero e o Cientista Social Cristiano Sobroza Monteiro da SMEC, responsável pelo projeto no município.
Esse projeto é direcionado aos alunos das 7ª e 8ª séries das escolas do município e aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Professora Guilhermina Javorski.
O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (Departamento de Psicologia e Pró Reitoria de Assuntos Estudantis-PRAE) e Prefeitura Municipal de Jaguari (Secretaria Municipal de Educação e Cultura).
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Professores na abertura do ano letivo de 2009
A todos os professores das Escolas Municipais e Estaduais de Jaguari, nosso reconhecimento por essa significativa data. Sigamos acreditando em uma educação melhor a cada dia. Vocês são imprescindíveis para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Com carinho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Fotos: Ana Paula Limana, Aluna da 8ª série da E.M.E.F. São José
O Vice-prefeito e Secretário Municipal de Educação e Cultura de Jaguari, Milton José Bolzan participou do Campeonato Municipal de Bochas do Interior, na localidade de Igrejinha, 4° distrito do Município, na cerimônia de entrega de medalhas e troféus ao Campeão do Interior "Igrejinha" e Vice-campeão "Harmonia do Rincão dos Alves". Destacou o papel do esporte na integração das comunidades e famílias, elogiou a organização e o clima amistoso durante as competições.