segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Piso do magistério será reajustado em 15,85%

O piso salarial do magistério deve ser reajustado em 15,85%. A correção reflete a variação ocorrida no valor mínimo nacional por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2010, em relação ao valor de 2009. E eleva a remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.187,00.

De acordo com o MEC, a nova remuneração está assegurada pela Constituição Federal e deve ser acatada em todo o território nacional pelas redes educacionais públicas, municipais, estaduais e particulares.
Com relação à reivindicação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), de aplicação do reajuste em abril, o MEC observa que o aumento é determinado de acordo com a definição do custo por aluno estabelecido pela Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007 [Lei do Fundeb], no início de cada ano.

O MEC aprova resolução da Comissão Intergovernamental para Financiamento da Educação de Qualidade, que atenua os critérios para permitir a prefeituras e a governos estaduais complementar o orçamento com verbas federais e cumprir a determinação do piso da magistratura. A comissão é integrada também pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Critérios — Os novos critérios exigidos de estados e municípios para pedido de recursos federais destinados ao cumprimento do piso salarial do magistério abrangem: aplicar 25% das receitas na manutenção e no desenvolvimento do ensino; preencher o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope); cumprir o regime de gestão plena dos recursos vinculados para manutenção e desenvolvimento do ensino; dispor de plano de carreira para o magistério, com lei específica e demonstrar cabalmente o impacto da lei do piso nos recursos do estado ou município. Leia mais

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Reunião de Abertura do Ano Letivo 2011

Aconteceu hoje, 24/02, pela manhã, uma reunião de abertura do ano letivo 2011 na Casa de Cultura Irmã Zenaide. Nesta oportunidade se fizeram presentes Diretores, Professores e Funcionários Municipais da Rede de Ensino, a reunião foi coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.
Estiveram também presentes algumas autoridades municipais que expuseram alguns Projetos de suas Secretarias os quais serão trabalhados junto as Escolas do Município.

Confira algumas fotos da reunião:

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

AVISO

Atenção alunos que estão como suplentes no processo seletivo do Campus de São Vicente do Sul.
Estão abertas inscrições para preenchimento das vagas remanescentes com ingresso para o 1º semestre de 2011 para os cursos de Técnico em Agricultura e Técnico em Informática no Campus Avançado de Jaguari - Chapadão.
Poderão se inscrever os candidatos classificados no Processo Seletivo do Campus de São Vicente do Sul e classificados como suplentes, no curso de Informática, concomitância Interna e Técnico em Agropecuária Integrado. As inscrições poderão ser feitas de 16 a 22 de fevereiro na Secretaria de Educação de Jaguari em formulário próprio que também poderá ser obtido pelo edital que consta no site do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Maiores Informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação de Jaguari ou no setor de Registros Escolares do IFFarroupilha - Campus de São Vicente do Sul.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Convocação

A Secretaria Municipal de Educação convoca os professores e funcionários, que atuam nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, para a reunião de abertura do ano letivo 2011, no dia 24 de fevereiro, quinta-feira, às 8 horas e 30 minutos na Casa de Cultura Irmã Zenaide.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Reunião com os Diretores das Escolas Municipais

No dia 15 de fevereiro de 2011, acontecerá na SME uma reunião com o Secretário de Educação, Equipe Pedagógica e Diretores das Escolas Municipais.
A reunião abordará os seguintes temas:
-calendário escolar 2011;

-inclusão da música nos currículos escolares;

-quadro de pessoal;

-plano de ação dos diretores;

-transporte escolar;

-pesquisa sobre o bullying;

-projeto de reforma da E.M.E.F São José;

-qualificação para Gestores;
-apresentação da coordenação do Proeja-Fic;
-curso de qualificação para os profissionais de educação infantil;

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Calendário 2011

Calendário 2011 sujeito a alterações.