terça-feira, 31 de maio de 2011

Educação Infantil Realiza II Etapa da Formação

Na última sexta, 27 de maio, mais de 40 profissionais da rede municipal ligados à Educação Infantil cumpriram a segunda etapa do Curso de Educação Infantil oferecido pela SME e coordenado pelo IFF Julio de Castilhos. A formação aconteceu na Casa de Cultura durante todo dia. As fases do desenvolvimento neuropsicomotor da criança foi o tema desta etapa. Durante o intervalo a equipe de Julio de Castilhos, visitou o Campus Avançado Jaguari, onde foram recebidos pela diretora Andréia, pelo Prefeito João Mário e pelo Secretário Milton.

A próxima etapa do Curso de Educação Infantil acontecerá no dia 17 de junho.

Da esquerda para a direita: Psicólogo Rodrigo, Pedagoga Elenir, Doutora Helen, Diretora Andréia, Prefeito João Mário, Secretário Milton José Bolzan

FNDE envia livros às Escolas


O Ministério da Educação está remetendo às escolas acervo literário relativo ao Programa Nacional Biblioteca da Escola, para atendimento aos alunos do ensino fundamental. Entre outros títulos estão: Aventuras Pedro Malasartes, Bidu 50 Anos, Crianças do Brasil, A Bruxinha que Era Boa...


Também está chegando acervo literário relativo ao PNBE do Professor. São obras que visam atender aos professores do ensino fundamental, nas mais diversas áreas como por exemplo, Metodologia de Educação Física, Iniciação ao Estudo Didático da Álgebra, Saber e Ensinar Arte Contemporânea, Jogos Teatrais na Escola, entre outros.


De acordo com o Secretário, os livros deverão ser incorporados ao acervo Bibliográfico das Escolas e que sejam bem utilizados, concluiu o Professor Milton.







Reunião-almoço no Campus Avançado Jaguari

O Coordenador Geral de Regulação e Supervisão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, Marcelo Feres esteve em visita ao Campus Avançado Jaguari no dia 27 de maio. O Reitor do IFF Caio Rosa, a Diretora Andréia, o Prefeito João Mário, o Secretário de Educação Milton José Bolzan, entre outros, também acompanharam a comitiva. Na oportunidade foi apresentada ao MEC as principais conquistas e necessidades do Campus. Por sua vez Marcelo Feres expôs a política pública do Governo Dilma para o ensino profissional e tecnológico. Mais de 50 lideranças da comunidade fizeram-se presentes no Chapadão, onde puderam conferir o trabalho la desenvolvido. Os alunos do Campus foram presença destacada na atividade. 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Projeto Judoca Cidadão 2011

A Secretaria de Educação de Jaguari dá continuidade ao  Projeto Judoca Cidadão. O projeto e uma parceria entre SME e Equipe Aliança de Judô, que tem a finalidade de oferecer aos alunos da rede pública municipal e estadual a prática do judô. De acordo com o responsável ,"buscamos disciplinar, aproveitando os atrativos que o esporte oferece às crianças e jovens como instrumento de integração social e desenvolvimento psíquico, dando-lhes oportunidades de crescimento pessoal, além de ajudá-los na conquista de uma saúde melhor através de atividades esportivas e culturais, auxiliando na formação do caráter do cidadão".
Informações sobre o projeto nas escolas ou na Secretaria de Educação. 

Dia do Desafio 2011

Nesta quarta-feira, 25 de maio - Dia do Desafio, foi realizado o reflorestamento de um trecho das margens da Sanga do Curtume com a participação das Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria de Educação e escolas municipais e estaduais da rede pública municipal, totalizando, aproximadamente 50 participantes. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância das Áreas de Preservação Permanente - APPs - e a preservação dos recursos hídricos num ato de cidadania e educação ambiental.


Segunda etapa do Curso de Educação Infantil

A secretaria Municipal de Educação comunica aos professores de Educação Infantil do município de Jaguari que participam do Curso de Educação Infantil ministrado pelo Instituto federal Farroupilha de Julio de Castilhos que a próxima etapa será dia 27 de maio sexta-feira às 8h e 30min na Casa de Cultura Irmã Zenaide.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Interiorização do Governo Tarso

Professor Milton, na condição de Prefeito Municipal, participa da interiorização do Governo Tarso em Santa Maria no último dia 13 de maio, sexta.  

À tarde, no Instituto São José de Santa Maria, o Secretário de Estado da Educação, José Clovis de Azevedo e equipe da 8ª CRE, receberam Secretários, Dirigentes, Professores das redes públicas de ensino de todos os municípios da região central do estado.     
Cicero Santiago, da 8ª CRE, Secretário José Clovis, ao centro e o Professor Milton

Banda da Escola Tancredo Neves se apresentou.

Seminário de Formação Continuada 2011

(Da direita para a esquerda) Professoras Lisandra, Nádia, Secretário Milton e Raquel 

A equipe da Secretaria Municipal de Educação se reuniu no dia 18 de maio com a Diretora da Escola Guilhermina, Professora Nádia, para ajustes no projeto do Seminário de Formação Continuada. No próximo dia 28 de maio estará em Jaguari o Professor Marcos Rolim para dar prosseguimento no trabalho de prevenção à violência e Bullying. Entre outros, está prevista a presença da Doutora Isabela Camini e de Sebastião Pinheiro.  

CORAG doa Cadernos Escolares

Secretário de Educação, Milton José Bolzan, juntamente com Primeira Dama Marileda, participa de entrega de cadernos doados pela CORAG aos alunos da Escola Getúlio Vargas.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Coleção vai destinar obras a professores dos anos iniciais

Professores dos anos iniciais do ensino fundamental público vão receber, este ano, seis livros da coleção Explorando o Ensino. Pela primeira vez, os editores incluem obras para os educadores dessa etapa do ensino. De 2004 a 2009, o material foi dirigido a professores dos anos finais e para as três séries do ensino médio.

Cada livro terá tiragem de 156,7 mil volumes, que serão enviados no segundo semestre a escolas públicas do ensino fundamental e a secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. A coleção compreende obras de língua portuguesa, literatura, matemática, ciências, geografia e história.

O volume sobre literatura, elaborado por dez pesquisadores, é composto de ensaios relativos ao trabalho do professor na sala de aula e na biblioteca, considerados os espaços mais comuns nas escolas públicas. O objetivo da obra é contribuir para a formação continuada do professor e ajudá-lo a refletir sobre a importância da literatura na formação das crianças, além de propor e executar atividades com os estudantes.

Os seis volumes estão à disposição dos educadores, para leitura e download (cópia), na página eletrônica do Ministério da Educação.

Ensino médio — Obras de espanhol, sociologia e filosofia ampliam a coleção dirigida a professores do ensino médio, que reúne 13 volumes. Cada livro tem tiragem de 27,9 mil unidades, a serem enviados a escolas e secretarias também no segundo semestre. O ensino de língua espanhola tornou-se obrigatório no currículo do ensino médio pela Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005, mas as escolas ganharam prazo de cinco anos para oferecê-la.

Nação com maior território na América Latina, única a falar a língua portuguesa na região, o Brasil faz fronteira com dez países, dos quais sete têm o espanhol como língua oficial — Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. No ensino médio brasileiro, os estudantes podem optar por espanhol ou inglês.

As disciplinas de sociologia e filosofia foram reincorporadas no currículo do ensino médio pela Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Em 1971, elas foram banidas e substituídas pela disciplina de educação moral e cívica.

Ionice Lorenzoni

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Olimpíadas de Matemática


Escolas de educação básica têm até 3 de junho para inscrição

As escolas públicas da educação básica têm prazo até 3 de junho para fazer a inscrição na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dados da coordenação da olimpíada, fechados na tarde desta sexta-feira, 13, mostram que 15.661 escolas estão inscritas, somando 7,5 milhões de estudantes.
Podem participar da Obmep 2011 estudantes divididos em três níveis: do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental; do oitavo e do nono ano do fundamental; e das três séries do ensino médio. A inscrição é feita pela escola.
A olimpíada tem duas provas. A primeira, com 20 questões, será aplicada em 16 de agosto em cada escola inscrita. A correção dessa prova será feita pelo professor da turma, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela Obmep. Serão classificados para a segunda etapa 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação.
A segunda prova, com seis a oito questões, será em 22 de outubro, em centros de aplicação indicados pela Obmep. Nessa etapa, a aplicação dos testes e a correção serão feitas por educadores indicados pela coordenação da olimpíada.
Trajetória – Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas cresce em número de participantes a cada ano. Em 2005 participaram da competição 31.031 escolas públicas, 10,5 milhões de alunos com representação de 93,5% dos municípios. Em 2010 foram 44.715 escolas, 19,6 milhões de estudantes e 99,6% dos 5.565 municípios. A expectativa dos organizadores é alcançar 20 milhões de alunos em 2011.
A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores da educação básica.
Ionice Lorenzoni

Consulte a página da Obmep

Fonte:http://portal.mec.gov.br

quinta-feira, 5 de maio de 2011

SEC aborda bullying na rede escolar


Ano 116 Nº 216 - Porto Alegre, Quarta-feira, 4 de Maio de 2011

Jornal > Ensino 

SEC aborda bullying na rede escolar

Marcos Rolim
Crédito: ARTHUR PULS
O crescimento no número de casos de bullying em escolas, e como identificar e coibir essas ações foram questões abordadas ontem na reunião das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), no Centro Administrativo do Estado, na Capital. O evento promovido pela Secretaria Estadual de Educação (SEC) contou com a apresentação do professor Marcos Rolim, autor do livro "Bullying - O Pesadelo da Escola".

Ele lembrou que o termo bullying começou a ser utilizado na década de 1980, na Noruega, quando observou-se um grande número de casos de suicídios entre crianças e jovens. "Diante dessa situação, começou-se a procurar quais seriam as suas causas, e chegou-se à conclusão de que era nas escolas que essas práticas ocorriam", explicou o docente e jornalista.

Para fazer o livro, Rolim acompanhou, por sete meses, a rotina de uma escola na zona Sul da Capital. Ele constatou que a situação era mais grave do que imaginava. No questionário, aplicado a 178 alunos, 150 informaram ter sofrido algum tipo de violência ao longo do ano letivo (84,26% do total). A maioria das ocorrências relacionavam-se a ameaças (66,6%), violência física (60,6%), ridicularização (52%) e agressões de natureza sexual (26,6%). A maioria das vítimas tem menos de 13 anos. Ainda chama a atenção que 62% das vítimas afirmaram relatar os fatos aos professores; 13%, aos pais; 12%, não relatam; 10%, a um amigo; e 3%, à direção da escola.

O secretário estadual de Educação, Jose Clovis de Azevedo, ressaltou que a escola é o melhor local para debater a relação entre as pessoas; e disse que falar sobre o assunto é uma forma de enfrentar o problema. A expectativa é de que os professores se articulem, formando Comitês de Combate a Violência nas Escolas, por meio de CREs/SEC.

ENSINO > correio@correiodopovo.com.br

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mensagem da Secretaria de Educação pelo Dia das Mães

    Se há uma data que merece uma homenagem é o Dia das Mães. Mães de sangue, mães adotivas, mães educadoras, mães estudantes, mães trabalhadoras, essas incríveis mulheres que alimentam nossa esperança no triunfo do amor e da paz.
     Nesta oportunidade manifestamos o reconhecimento pelo que nossas mães fizeram e fazem por nós. Este é o momento de rever nossa rotina para que essa manifestação não aconteça em apenas um dia do ano. O Dia das Mães pode ser uma celebração que reforça nossos laços familiares, abrindo janelas para o perdão, o carinho, a valorização humana e o afeto, bem assim como as mães tratam seus filhos. 

Parabéns a todas as Mães! 

Milton José Bolzan
Secretário Municipal de Educação

Reunião na SME com Diretores das Escolas Municipais

Nesta quarta, 04 de maio, aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Jaguari mais uma reunião entre Secretário de Educação, Equipe Pedagógica da SME e Diretores das Escolas Municipais. Foram discutidos alguns assuntos entre eles:

- Dia do Desafio;
- Dia de formação com Marcos Rolim – retorno da pesquisa sobre Bullying;
- Plano Global;
- Projeto Comunicador Aprendiz;
- Olimpíadas de Matemática;
- Grito vai à Escola;
- Projeto Político Pedagógico entre outros.  

Cada Diretor teve um espaço para falar sobre o andamento dos trabalhos nas escolas.
Encontros sistemáticos contribuem na articulação entre as escolas da rede.