sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Última etapa do Curso de Educação Infantil concluída
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Boas visitas
Comemoração aos 40 anos da Escola Antonieta Gindri Reghelin
Parabéns Escola Antonieta pelos seus 40 anos!
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Professora gaúcha cria histórias para cada letra do alfabeto
Desde que começou a lecionar, há 30 anos, a professora Maria Bernadete Souza da Silva usa a literatura como recurso para auxiliar o aprendizado da leitura e da escrita entre os alunos. Ao observar o gosto das crianças pelas histórias e o fato de que elas já conheciam quase todas, a educadora resolveu inovar nas narrativas.
A cada ano, com base em cada letra do alfabeto, ela modifica as histórias, inventa outras ou acrescenta fatos, de acordo com o interesse da turma. “É uma prática que tem dado certo, pois as crianças associam as letras às histórias que ouvem; a alfabetização acontece naturalmente”, explica Maria Bernadete, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental David Canabarro, em Canoas (RS), na região metropolitana de Porto Alegre.
Formada em pedagogia, a professora explica que as aulas são organizadas como se fossem um grande livro de histórias, as quais são contadas uma a uma. “Dessa forma, os alunos sentem necessidade de saber qual será a próxima, pois são despertados neles a curiosidade e o prazer pela leitura”, ressalta.
Outro recurso usado é a dramatização. “Como conto histórias dramatizando cada passagem, acabo por transformar a aula em um grande teatro”, destaca Maria Bernadete. “A cada hora, um aluno tem a possibilidade de ser o protagonista de uma história.”
Esses recursos, salienta a professora, são os melhores para a obtenção de um grande número de alunos alfabetizados no fim de um ano letivo. Por meio deles, Maria Bernadete sempre conseguiu bons resultados. Ela enfatiza, no entanto, que o mais importante é a alegria e o prazer que as crianças demonstram em estar na escola. Os estudantes evitam faltar às aulas para não perder a próxima história.
Coletânea — Quando os alunos começam a dominar a leitura, a ida à biblioteca e a retirada de livros fica mais frequente. “Sendo eu uma contadora de histórias, acabo por plantar neles também o gosto de ouvir e contar”, avalia a educadora. Para o fim do ano, ela prepara uma coletânea das melhores histórias da turma.
Com 700 alunos em classes do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental, a escola Davi Canabarro tem cinco turmas de alfabetização. “Enquanto escola, temos muita preocupação com a alfabetização e o letramento”, salienta a diretora Sílvia Letícia de Senna. “Contamos com profissionais que sempre buscam novidades e mostram disposição de usar o lúdico como ingrediente especial para o processo de construção da escrita e da leitura”, salienta a diretora. Sílvia é formada em pedagogia, com habilitação em supervisão escolar, e tem pós-graduação em informática educativa.
Cada professora da escola pode usar a metodologia que melhor domina e com a qual se sente mais à vontade. Segundo Sílvia, é possível observar diferenças nos resultados obtidos entre as diferentes turmas. Ela destaca as que adotam práticas lúdicas, com o uso de histórias. “Percebe-se um número maior de alunos que alcançam a alfabetização e também o tempo menor dos estudantes para concluir essa trajetória.”
(Fátima Schenini)
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br
terça-feira, 27 de setembro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Aumento da carga horária terá impacto positivo na aprendizagem, diz Haddad
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.
“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”
A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.
De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.
Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.
Diego Rocha
Conheça o estudo coordenado por Ricardo Paes de Barros
Leia mais.
JERGS de Atletismo
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Comunicado
SME traz Juremir Machado da Silva a Jaguari
Juremir Machado da Silva - fonte da imagem:http://www.escritoresdosul.com.br |
Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Dia 20 de Setembro é dia de todos nós GAÚCHOS
Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/farrapos.htm
Secretaria de Educação recebe visita amável
Uma força às mulheres
Ex-governador da aula inaugural da IV Oficina Conceitual da FDRH
Foto: Daiane Evangelista/FDRH |
Creche Municipal mais uma vez sofre com vândalos
19 de setembro - Dia do Teatro
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Bailão no CTG Invernada do Chapadão
Na noite desta quinta, 15 de setembro, um grande baile animado pelo "Alma Campeira", precedido de um jantar e de belísimas apresentações tradicionalistas serviu para homenagear o destaque municipal da Semana Farroupilha 2011, FELICE TASCHETTO.
FELICE TASCHETTO - HOMENAGEADO SEMANA FARROUPILHA 2011- JAGUARI -RS
Nascido a 21 de julho de 1930 na localidade de Marmeleiro, primeiro distrito de Jaguari, filho de pequenos agricultores familiares, desde cedo teve sua vida pautada no trabalho, na simplicidade, na honestidade e no estudo. Através do estudo, conseguiu passar em concursos públicos inclusive para o cargo em que é aposentado: exator estadual (hoje denominado auditor do Estado). Casou-se com Anilsa Thereza Panisson e com ela constituiu uma família de cinco filhos: Hervê, Hailê, Heber, Helen e Halen. Ensinou à sua família desde cedo a necessidade da busca por conhecimentos, valorizando o estudo. Aos fins de semana levava toda a família para lidar no campo e participar da vida campeira. Participou ativamente da vida comunitária em todos os setores, sendo festeiro das festas da padroeira, tesoureiro do Sport Clube Guarani, tesoureiro e co-fundador do Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari, presidente do Conselho Paroquial. Entre várias atividades também concorreu a cargo político de vice-prefeito. Foi eleito patrão do CTG Invernada do Chapadão. Durante a seu mandato como Patrão do CTG Invernada do Chapadão coordenou a construção do Galpão “Prenda Minha” na sede campeira do CTG Invernada do Chapadão em homenagem à então Primeira Prenda do Estado do Rio Grande do Sul, Helen Taschetto, sua filha. Coordenou e efetivou a realização do Primeiro e único Concurso de Prendas do Estado do Rio Grande do Sul ocorrido em Jaguari no ano de 1998. Trabalha até hoje ativamente na lida campeira e na agricultura, possuindo todos os tipos possíveis de plantas em seu pomar e horta que cultiva com muito carinho. Hoje aos 81 anos seu Taschetto, como é mais conhecido, é um exemplo de trabalho e dedicação à família e à comunidade.
Semana Farroupilha 2011
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Assistência Social recebe Prefeito
Jantar na Linha 7 Carlos Gomes
Na noite de quarta-feira, 14 de setembro, o Secretário de Educação Milton José Bolzan, foi convidado pela comunidade da Linha 7 Carlos Gomes, a participar de um jantar no piquete Vô Bepe, para esclarecer dúvidas quanto a problemas em relação ao transporte escolar.
Retiro
Na terça, 13 de setembro, o Secretário de Educação, Milton José Bolzan, esteve em Itaara-SM, no Centro Chanpagnet com o Arcebispo Dom Hélio e o Pároco Antônio Taschetto.
Além de Projetos Sociais em parcerias com a Arquidiocese e Pároco de Jaguari, o Professor Milton fez uma explanação sobre a atual conjuntura político em Jaguari, falou sobre os projetos realizados na SME como a pesquisa de prevenção a violência e ao Bullying.
O Arcebispo da Arquidiocese de SM Dom Hélio Adelar Rubert elogiou os trabalhos que vem sendo realizados pela Secretaria de Educação em especial a pesquisa realizada na rede pública de ensino.
Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí
Este enquadramento é o estabelecimento de cenários futuros de qualidade da água na bacia, com suas metas e intervenções necessárias para o alcance e manutenção desses cenários. Isto é feito com base no conhecimento (Diagnóstico) da situação atual da qualidade e quantidade da água e os usos realizados na bacia.
Projeto CUICA
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Chama Crioula em Jaguari
Nesta segunda-feira, 12 de setembro, a Chama Crioula chegou ao município de Jaguari, trazida pelos piquetes para a Brigada Militar, onde permanecerá até a quarta-feira, 14 de setembro, dia em que será levada para o CTG Invernada do Chapadão.