segunda-feira, 30 de abril de 2012

1° de Maio - Dia do Trabalhador





             Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-trabalho.htm

Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE

Livros recebidos do PNBE


                Mais duas escola municipais, Escola de Educação Especial Tanara Julien e Escola de Educação Infantil Tia Mana, receberam livros de literatura infantil do PNBE para ampliarem os acervos de suas bibliotecas escolares.

Projeto Judoca Cidadão recebe mais kimonos



Kimonos doados pelo Poder Judiciário


               A Secretaria Municipal de Educação recebeu, esta semana, mais kimonos doados pelo Poder Judiciário do Município. O projeto "Judoca Cidadão" atende alunos de todas as idades e é mantido pela parceria da Administrção Municipal com o Poder Judiciário.

Definidos os cursos a serem oferecidos no Campus Jaguari

Fachada do IFF Campus Jaguari
                    

                Em assembleia realizada na última segunda-feira, dia 23 de abril, foram decididos os cursos que serão oferecidos no Campus Jaguari. Na oportunidade, cerca de 200 pessoas estiveram reunidas no Clube União de Jaguari para participar da reta final da implantação desse novo campus do Instituto Federal Farroupilha. Cinco cursos estão planejados para os próximos anos: Técnico em Administração (em 2013), Superior de Processos Gerenciais (2014), Técnico em Eletrônica e Técnico em Manutenção Automotiva (2015), Técnico em Eletromecânica e Superior em Gestão de Produção Industrial (2017).  Para o próximo ano, também está prevista a inauguração do Centro de Formação do Agricultor, em parceria com a Emater/RS-Ascar. Os trabalhos para a estruturação desse centro já começou, sendo que o protocolo de intenções entre as instituições foi oficializado em novembro de 2011. Através de contrato por comodato, o IFFarroupilha vai abrigar não só o maquinário e equipamentos, como também camas, colchões, móveis e louças do extinto Centro de Tupanciretã. Com o objetivo de capacitar agricultores e produtores da região, o Centro de Jaguari vai oferecer cursos nas áreas de apicultura, laticínios, bovino e ovinocultura, por exemplo. As atividades já iniciadas na área de vitivinicultura do Centro Mesorregional de Uva e Vinho igualmente serão continuadas e aprimoradas. Além do resultado final das coletas públicas que definiram os eixos tecnológicos, a Comissão Pró-instalação do campus também apresentou toda a metodologia utilizada. O processo de consulta se baseou em três procedimentos: audiências locais, realizadas em 11 municípios (peso de 15%), pesquisa pela internet (15%) e assembleias regionais, ocorridas em São Pedro do Sul, Jaguari e Santiago (peso de 70%). Veja abaixo. Dessa forma, a região teve a oportunidade de discutir os rumos da educação técnica e profissional, fazendo deste um processo transparente e democrático.

Fonte: http://www.svs.iffarroupilha.edu.br/site/conteudo.php?cat=13

sexta-feira, 27 de abril de 2012

II Mostra de Turismo da Região Central do Rio Grande do Sul


Os municípios integrantes da AMCENTRO (Associação dos Municípios da Região Centro do Estado) enviaram materiais de seus museus para serem expostos na II Mostra de Turismo da Região Central do Rio Grande do Sul que acontece em Santa Maria, nas dependências do Monet Plaza Shopping, nos dias 27, 28 e 29 de abril. História, paisagem, cultura, culinária, fazeres artesanais, usos e costumes fazem parte do evento. Participe!
Confira alguns dos itens enviados pelos museus:
Fotos

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Audiência Pública IFF Campus Jaguari

O Prefeito de Jaguari, João Mário Cristófari, juntamente com a Comissão de Implantação do Campus do Instituto Federal Farroupilha em Jaguari, têm a honra de convidar a todos para participar da Audiência Pública de Apresentação dos Eixos Tecnológicos escolhidos pela comunidade regional e que definirão os cursos que serão implantados no Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari.
A Audiência Pública será às 19:30 do dia de hoje no Clube União de Jaguari.

Sua presença é fundamental, venha fazer parte dessa conquista da região!

Dia Mundial da Terra, 22 de abril


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Feira Do Livro em Jaguari

Nos dias 18 e 19 de abril, aconteceu em Jaguari a Feira Municipal do Livro. O evento foi uma realização conjunta da Biblioteca Pública e da Associação dos Amigos da biblioteca, com o apoio da prefeitura através das secretarias municipal de Educação e de Turismo, Cultura e Desportos.
Entre as atrações da Feira do Livro de Jaguari esteve as apresentações artísticas a cargo das escolas da rede municipal e estadual de ensino, bem como de entidades e instituições. Também teve um Momento Cultural onde se apresentaram talentos musicais aqui de nossa terra.





Dia 19 de Abril, o Dia do Índio


História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
Fonte:http://www.suapesquisa.com

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Livros para as Bibliotecas Escolares

As Escolas Municipais Tia Mana, Vanda Maria da Silva e Pres. Getúlio Vargas receberam livros para suas bibliotecas através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Secretária Municipal de Saúde convida

Hoje quinta-feira, 12 de abril, acontece o Projeto Vida Urgente, visando à prevenção de acidentes de trânsito e valorização da vida, com a seguinte programação:

  • Caminhada, às 10h, saindo do Clube União de Jaguari em direção ao calçadão;
  • Exposição “As Estatísticas tem Rosto” e palestra “Vida Urgente – mobilizando para salvar vidas”, às 19h, no Clube União.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Celebração e confraternização de Páscoa PROEJA-FIC

Na noite de quarta-feira, 04 de março, foi realizada uma celebração e confraternização de Páscoa com os alunos do PROEJA-FIC Ensino Fundamental do Bairro Consolata. Durante a mesma, os alunos deram depoimentos emocionantes sobre suas vidas e o que está mudando a partir do momento em que resolveram frequentar as aulas do PROEJA, onde encontraram uma outra família.

FELIZ PÁSCOA!


Quando lançamos uma semente na terra, juntamos a ela a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta. Da planta, o fruto; e do fruto, as novas sementes.

Toda semente carrega no seu bojo uma planta dormindo.

É fantástico a lição da semente!

A educação também é assim. A gente planta, mas não pode exigir que a planta venha amanhã. Leva tempo para que uma planta se desperte do seu sono no berço da semente. Nem sempre é possível colher o que se plantou.

As coisas caminham devagar.

As coisas nem sempre acontecem a curto prazo.
Mas é preciso ACREDITAR e plantar com certeza de que mesmo a longo prazo, a semente germinará.

Que essa PÁSCOA, seja para nós uma renovação , que nos traga muita luz, muita paz e muita felicidade e principalmente muita garra e esperança em um mundo mais repleto de sementes boas.

Secretaria Municipal de Educação
Jaguari - PÁSCOA /2012

segunda-feira, 2 de abril de 2012

2ª Jornada Arquidiocesana da Juventude

O Grupo de Jovens da Paróquia de Jaguari participou neste último domingo, 01 de abril, da 2ª Jornada Arquidiocesana da Juventude realizada em Santa Maria. A Jornada tem como lema: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). A Secretaria Municipal de Educação é parceira de eventos como esse.

Grupo de Jovens de Jaguari

Creche Munipal em clima de Páscoa

Nesta segunda, 02 de abril, o Secretário Municipal de Educação de Jaguari, Milton José Bolzan, visitou a Creche Municipal onde participou de brincadeiras e conferiu os preparativos para a Páscoa na Escola Tia Mana.