Este projeto vem sendo desenvolvido na Escola Antonieta Gindri Reghelin com os alunos das séries iniciais coordenado pela professora de ciências e conta com a efetiva colaboração da direção e funcionários.
O principal objetivo do projeto é conscientizar que a grande produção de lixo traz problemas a sociedade e ao meio ambiente, e que reduzindo e separando os resíduos estamos contribuindo para minimizar os problemas ambientais e solucionando a problemática do lixo.
Pensando nisto foi implantado na escola a coleta seletiva, pois é através dela que há diminuição da exploração dos recursos naturais, onde semanalmente é recolhido o lixo que é separado pelos alunos em lixeiras apropriadas. O lixo seco separado é entregue a um “catador”, o qual manda para reciclagem. O lixo orgânico é colocado no minhocário, onde as minhocas transformam em húmus que é utilizado para o cultivo de ervas medicinais e hortaliças, que são aproveitadas pelos alunos.
Acreditamos que o ser humano deve ter consciência de que os recursos naturais são finitos e que gerenciá-los mal pode acarretar prejuízos irrecuperáveis e, é preciso adotar novas atitudes garantindo a preservação da natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário