Bispo Dom Edson Damian
Dr. Gildo, Professora Nádia, diretora do Guilhermina e Secretário Milton
No sábado, 29 de maio, aconteceu mais uma etapa da Formação Continuada, envolvendo professores e funcionários da Rede Municipal e Estadual de Jaguari.
Na primeira parte, Dom Edson Damian, Bispo de São Gabriel da Cachoeira-AM, dialogou sobre a realidade dos povos indígenas onde atua, conhecida como "Cabeça do Cachorro", maior e mais indígena diocese do mundo. Os professores tiveram também a oportunidade de observar o artesanato de vários grupos indígenas daquela região, disponibilizados pelo palestrante. Dom Edson também falou sobre a espiritualidade na vida do educador. O tema foi definido visando contemplar as leis 10.639/03 e 11.645/08 que deram nova redação aos artigos 26 e 79 da Lei 9.394/96-LDBEN, visando incrementar a inclusão no currículo escolar a história e a cultura dos povos indígenas e afrobrasileiro.
Na segunda parte da manhã o Juiz da Comarca de Jaguari, Dr. Gildo Meneguello Jr. coordenou a oficina "O trabalho dos professores e funcionários da escola pública contemporânea, contextos e desafios: diálogos com o judiciário". A partir de suas vivências como filho de professores que partilhou o cotidiano dos pais envolvidos na educação, como estudante e principalmente como juiz de direito, analisou casos concretos envolvendo os sujeitos na educação. Civilidade, indisciplina, bulling, violência (na escola, da escola e à escola), foram assuntos tratados, visando construir caminhos de superação.
O Secretário de Educação, Milton José Bolzan avaliou como muito positivo o dia de estudo, principalmente pelo aprofundamento teórico sobre as práticas escolares feito pelos palestrantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário