quarta-feira, 9 de março de 2011

Romaria da Terra reúne mais de 8 mil no Rio Grande do Sul


Mais de 8 mil pessoas participaram da 34ª Romaria da Terra, realizada nesta terça-feira, 8, no Assentamento Roça Nova, município de Candiota, sudoeste do Rio Grande do Sul.
Reunidos na estrada em frente à entrada do Assentamento, os romeiros marcharam cerca de dois quilômetros até o local onde, pela manhã, foi celebrada uma missa, presidida pelo bispo de Bagé, dom Gílio Felício, e concelebrada por oito bispos, entre os quais dom Roque Paloschi, bispo da Romaria, que fez a homilia.
Dom Roque destacou a necessidade do pedido de perdão pelas agressões a “mãe terra e por não escutarmos os seus clamores”. Ele solicitou que os romeiros assumissem o compromisso de fé que ajuda a cuidar do planeta. 
O bispo de Bagé, dom Gílio Felécio, lembrou o sentido da romaria. “A proposta da romaria foi de que cada um dos participantes assumisse o compromisso de cuidar bem do planeta, dialogando com os diversos segmentos da sua comunidade, para viabilizar o desenvolvimento sustentável no campo e na cidade”, explicou.
Após a missa os romeiros partilharam os alimentos e participaram de momentos culturais. O governador do estado, Tarso Genro, também participou da romaria e ouviu dos presentes reivindicações  por causa da seca que assola a região.
A romaria foi promovida pela Regional Sul 3 CNBB (Rio Grande do Sul), pela Comissão Pastoral da Terra e pela diocese de Bagé. O tema “Do Clamor da Terra a Esperança da Vida” foi escolhido em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade, que discute “Fraternidade e a vida no planeta”, a partir desta quarta-feira.
                                                                                                            (Fonte:  http://www.cnbb.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário