quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mais Uma Etapa do Seminário Concluida com Sucesso








Confira Acima Algumas fotos do evento realizado no salão azul da Escola Guilhermina.

Caro colega professor/ funcionário,

Estamos dando seguimento ao nosso Seminário de Formação Continuada 2011, momento forte na caminhada dos educadores de Jaguari. Nossa proposta contempla as sugestões elencadas nas avaliações dos seminários anteriores, tanto na formatação, nos temas e temáticas assim como na indicação dos nomes dos palestrantes.

Queremos, acima de tudo continuar na construção de caminhos que assegurem uma educação de qualidade social a nossas crianças e jovens, desde a educação infantil até os anos finais da educação básica.

Sabemos que, professores e funcionários, mais que qualquer outro profissional, têm necessidades para qualificar e partilhar suas práticas pedagógicas. Nós, como gestores públicos, não fugimos de nossa responsabilidade e mais do que “oferecer” a formação, nos empenhamos em construir juntos, oportunizando a todos, pessoas e instituições, espaços democráticos de participação criativa.

Nosso objetivo comum é ampliar o processo de consciência pedagógica. De acordo com Saviani (2010) o processo de desenvolvimento da consciência pedagógica supõe três requisitos: a) uma boa formação inicial... b) condições adequadas de trabalho que permitam atualização constante, preparação consistente de suas atividades curriculares e atendimento às necessidades pedagógicas dos alunos, revendo e reelaborando os conteúdos e os métodos de ensino; c) participação na organização dos trabalhadores de modo que potencializem as lutas coletivas. De acordo com o mesmo autor, a formação deve garantir uma sólida cultura que permita atingir uma aguda consciência da realidade em que vai atuar associada a um consistente preparo teórico-científico que os capacite à realização de uma prática pedagógica coerente e eficaz.

No Documento Final da CONAE 2010, no seu eixo IV – formação e valorização dos/das profissionais da educação, está exposto que “... (a política de formação) deve propiciar o desenvolvimento da capacidade de reflexão, oferecendo perspectivas teóricas de análise da prática para que os/as profissionais nela se situem e compreendam, também, os contextos históricos, sociais, culturais e organizacionais em que atuam.”

Sem a participação de todos os sujeitos, nenhum projeto terá êxito. Somos parceiros para a construção de um futuro de qualidade.

Desejamos um bom Seminário, convictos de que a contribuição de cada um é muito importante para o sucesso da tarefa que temos na Educação.

Professor Milton José Bolzan e Equipe

Secretaria Municipal de Educação e Parceiros

JULHO/2011

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