sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Monitoramento do PAR


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou, nas dependências da secretaria, o monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR) nos dias 07, 08 e 09 de outubro de 2009.

O PAR é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC). Assim que um município ou estado adere ao Compromisso Todos pela Educação - programa de 28 diretrizes para a melhoria do ensino nacional -, o secretário responsável por essa área automaticamente se compromete a elaborar um diagnóstico e uma série de objetivos para a rede de ensino local. Essas metas devem ser alcançadas em até quatro anos e são estipuladas junto com diretores, coordenadores, professores e membros da comunidade. É a partir desses dados que o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) pode fornecer apoio técnico e financeiro às administrações regionais.

Participaram do monitoramento do PAR, que nada mais é do que uma revisão do Plano com vistas a identificar as dificuldades na implantação e execução de ações previstas no PAR, professores, diretores, membros da SMEC, a Presidenta do Conselho Municipal de Educação e o Secretário Municipal de Educação e Cultura. São eles: Ilda Maria Perlin, Nádia Compagnoni, Denise Valente Machado, Luci Pinto Kraetzig, Cristiano Sobroza Monteiro, Raquel Tronco Siqueira, Jairo Anselva, Sueli Simi e Milton José Bolzan.

“Esse monitoramento foi muito significativo, pois fizemos reflexões das atividades já realizadas e avaliamos as possibilidades de execução das ações futuras”, ressalta Denise Machado Valente, da SMEC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário