segunda-feira, 12 de abril de 2010

Projeto "Identidade na Adolescência"


A formação da identidade na adolescência vem sendo, na atualidade, moldada muito itensamente por fatores externos, como cinema, televisão, internet. Deixando um pouco de lado fatores importantes que devem ser levados em conta da sua formação na adolescência, é o caso da família, escola, convívio social e o principal, a própria iniciativa do indivídio, unindo todos esses fatores e desenvolvendo um perfil que pense ser o mais viável para sua vida.

Devido a importância desse assunto para formação humana, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vem se reunindo visando o desenvolvimento do Projeto de Extensão "Identidade na Adolescência", este dá continuidade a atividades desenvolvidas durante o ano de 2009 no Município de Jaguari.

O projeto é desenvolvido em oficinas, seu objetivo é de promover dentro de grupos, discussões a respeito da identidade desses jovens e sua relação com o ambiente onde vivem e, também, as possibilidades e perspectivas de futuro ligadas ao mundo do estudo e do trabalho. Traz também a um espaço para reflexão, discussão e criação a respeito de algumas questões inerentes à adolescência.

Desde o dia 12 de março, quando houve uma reunião na Secretaria Municipal de Educação com o Professor Dr. Hector Omar Ardans-Bonifacio e acadêmicos da UFSM, em que foi definido as características principais do projeto e como iria ser desenvolvido este ano.

No dia 5 de abril foi realizado um Seminário sobre Extensão no Setor de Psicologia da UFSM sobre o Projeto Identidade em que o Secretário Municipal de Educação, Milton José Bolzan participou.

Na última sexta-feira, 9 de abril ocorreu durante o dia uma visita, nas escolas: E.E.E.M Ijucapirama, I.E.E Guilhermina Javorski, E.M.E.F. Vanda Maria da Silva, E.M.E.F. Presidente Getúlio Vargas, E.M.E.F. São José e E.M.E.F. Antonieta. Esta visita houve possibilitando aos academicos a divulgação do projeto nas escolas.

As oficinas iniciaram este mês e tem como previsão de término o mês de novembro, elas decorrerão semanalmente.

Um comentário: