terça-feira, 27 de abril de 2010

Seminário de Formação Continuada de Professores e Funcionários da Educação Básica em mais uma Etapa

    
         No último sábado, 24 de abril aconteceu mais uma etapa do seminário de formação para trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino em parceria com a Escola Guilhermina Javorski. O Seminário também é aberto aos professores e funcionários da Rede Estadual e aconteceu no Salão Azul da Escola Guilhermina Javorski.

Nesta etapa, que contou com a coordenação da Professora Dra. Lúcia Camini, Assessora Técnica do MEC e consultora especialista da UNESCO , foi abordado o contexto atual da Educação, a função social da educação e da escola, a gestão democrática e o papel dos educadores. Foi feito um aprofundamento teórico com estudo e discussão em grupos do texto “Um objetivo para Escola Pública” de Vitor Henrique Paro. Com a metodologia do “Carrossel” foram respondidas quatro questões:

1) Como compreendemos, agora, a função social da escola? E o papel que ela tem a cumprir na formação dos cidadãos?
2) Para que a sua escola cumpra a função social discutida, quais seriam as mudanças a serem propostas?
3) Que ações devemos desenvolver para construção de uma Educação de Qualidade?
4) E nós educadores (professores e funcionários) como trabalharemos para a efetivação deste objetivo – alcançar uma educação de qualidade?

Pela parte da tarde foi o momento da Plenária com apresentação das discussões feitas nos grupos.
A centralidade de foco foi a democratização da gestão, o acesso à escola e a democratização do conhecimento.


Na abertura que contou com a presença do Prefeito João Mário, houve uma apresentação da Oficina de Encerramento da Semana dos Povos Indígenas.no Seminário contou com a presença de mais de 120 pessoas. A próxima etapa está prevista para o mês de maio.

Confira as Fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário