quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto da semana


A Escola Municipal de Ensino Especial Tanara Giaradon Julien / APAE, possui atendimento pedagógico e técnico realizado por uma equipe de profissionais constituída por Educadoras Especiais, professora de Informática, professores de Educação Física, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicóloga e Assistente Social, atendendo atualmente uma clientela de 51 alunos com idade entre 1 ano e sete meses até 58 anos.


Falando um pouco sobre Estimulação Precoce


O serviço de Estimulação Precoce é desenvolvido na escola desde 2006 e atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade que nasceram de risco com problemas no seu desenvolvimento neuropsicológico, bebês prematuros, com problemas neurológicos, síndromes genéticas, ou bebês que por algum outro motivo que demonstram sinais atípicos para sua idade. É importante salientar que a estimulação é uma proposta de prevenção das deficiências ou à diminuição do seu agravamento, segundo o MEC: “estimulação precoce pode prevenir ou atenuar os possíveis atrasos ou defasagens no processo evolutivo infantil”.

A estimulação oferece a criança desde o seu nascimento, experiências e atividades que estimulam suas potencialidades e habilidades. A criança torna-se mais ativa, reage melhor as tarefas propostas, facilitando o processo de desenvolvimento, trabalhando o lúdico nas áreas motora, cognitiva, de linguagem e sócio-afetiva. Partimos sempre das potencialidades latentes da criança e nunca das dificuldades, possibilitando a exploração do meio a sua volta.

A equipe desenvolve o trabalho de maneira interdisciplinar, trocando informações, estruturando o trabalho individual de acordo com as necessidades de cada criança atendida. Com o trabalho de Estimulação Precoce acreditamos estar oportunizando à estas crianças o desenvolvimento das funções instrumentais e estruturais, visando a inclusão escolar e social das mesmas. Além disso, ao participarem ativamente dos programas de estimulação nos atendimentos, os pais aprendem com mais facilidade a incentivarem seus filhos no ambiente do lar, nas atividades de rotina diária, bem como na vida social. Para que isso aconteça, o relacionamento entre os pais e os profissionais envolvidos deve consistir numa verdadeira parceria entre ambas as partes, trabalhando para satisfazer as necessidades dos pais e das crianças.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a equipe está sempre buscando formas de atualização para melhor atender a estas crianças da comunidade. Temos como parceiros o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social do município.

Finalizando a Escola Especial Tanara Girardon Julien/APAE, trabalha com estimulação precoce, atendimentos individualizados, educação infantil, pré-alfabetização, alfabetização, oficinas pedagógicas e grupos de dança artística e folclórica. E está aberta a comunidade convidando a todos a conhecerem nossa escola.

Profª. Vanessa Lemos Amorim
Educadora Especial/ Psicopedagoga


Nenhum comentário:

Postar um comentário