segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O GRANDE NEGÓCIO

ARTE RODRIGO VIZZOTTO
19.gif

Na estrada, eu vi um boi pastando. Depois, atravessei um imenso campo vazio. Fiquei apaixonado. Resolvi me especializar em assuntos do agronegócio. Larguei tudo para me dedicar a esse novo amor. Passo meus dias analisando dados do IBGE. A verdade é que o IBGE me fascina. Li tudo o que encontrei a respeito da polêmica entre os ministros Guilherme Cassel e Reinhold Stephanes sobre a questão dos índices de produtividade. Perdi o último capítulo da novela por causa dessa nova obsessão. Coleciono frases, números, citações e deliciosos paradoxos. Que vida trepidante!

Li, por exemplo, que a agricultura familiar produz 30% da produção nacional em apenas 20% das terras. Uma declaração do ministro Guilherme Cassel me deixou tonto: "A agricultura familiar hoje responde por 70% daquilo que se consome no dia a dia". Os dados são do IBGE. Sempre o IBGE. Eu gosto mais do IBGE que da Gisele Bündchen. Fiquei ruminando: para que serve a produção do agronegócio patronal se é coisa que não se consome no dia a dia? O mundo do agronegócio é misterioso. Parece um romance policial. Os patrões devem R$ 130 bilhões para o Estado. Rolam a dívida. E ainda dizem que a dívida não é dívida. Alegam que a dívida foi inflacionada no governo Collor. Mas já houve renegociação em 2008. Só que os devedores, que tomam dinheiro emprestado a juros camaradas, ainda não estão contentes. Querem mais.

Quer dizer, querem pagar menos. Eu sou burro. Pensei que esse pessoal era contra ruptura de contratos. São liberais comunistas. O deputado Luís Carlos Heinze (PP) diz que "na hora de vender, o mercado dita o preço", mas o preço é mais baixo do que o custo de produção. Para ele, essa é a causa da dívida. Defende, então, subsídios governamentais. Ou seja, uma bolsa-fazendeiro. O governo já pratica uma política de preço mínimo que permite, literalmente, salvar a lavoura. Quer dizer, parte dela. O preço mínimo serve para tirar os produtores do barro quando o preço de mercado despenca por excesso de produção. Pelo que entendi, os liberais comunistas do agronegócio querem que o preço mínimo seja máximo.

Em outras palavras, querem produzir sem risco, sem perder seus latifúndios e à sombra do Estado generoso feito uma boa vaca leiteira. Se o preço de mercado é bom, eles vendem e ficam felizes. Se é ruim, o Estado deveria compensá-los com algo, digamos, como o preço de mercado. O problema é que li nos dados do IBGE (sempre o IBGE) que em alguns casos a agricultura familiar, em propriedades que encolheram de 78 para 63 hectares, chega a ser responsável por 60% da produção. Aqui: 89% do leite; 74% do milho; 58% do soja; 74% das aves; 71% dos suínos; 38% dos bovinos de corte; 97% do fumo. Ah, o fumo faz mal.

A agricultura familiar reúne gente no campo. Atrapalha a placidez do boi. Estou atordoado: "Os censos agropecuários indicam também que, apesar de disporem de uma área três vezes menor do que a detida pelo segmento patronal, os estabelecimentos familiares empregam 60% da mão de obra rural, participam com 27% da produção e conseguem apenas 10% dos financiamentos". É dado velho. Vou continuar estudando. Em nome do boi. É paixão.

juremir@correiodopovo.com.br

Fonte: Correio do Povo, publicado em 12 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário