segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Jogos Pedagógicos ajudam na prevenção da Gripe A


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguari-RS criou dois jogos pedagógicos visando a prevenção ao vírus da Gripe A (H1N1). A produção teve como objetivo principal conciliar informação e entretenimento, voltada a novas práticas em saúde preventiva na família e na escola.

Em um dos jogos - a “Trilha da Prevença”, os jogadores interagem por uma trilha, lançando dados sobre um tabuleiro, tendo como cenário o mapa da cidade de Jaguari com várias informações sobre a nova gripe.

No “Jogo da Responsa”, o professor introduz o tema, a partir dos conhecimentos trazidos e partilhados pelos alunos sobre o vírus. A turma divide-se em grupos e tem de responder as perguntas que estão em um baralho personalizado, conforme os conhecimentos sistematizados pelo grupo. “Vence” o jogo, aquele grupo que acertar mais questões.

Estes jogos estão sendo distribuídos às escolas do município como uma das ações de conscientização e combate ao novo vírus, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguari-RS.

Segundo o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Milton José Bolzan, “Nesses jogos todos ganham, uma vez que a aprendizagem é constituída coletivamente, sinalizando para novas práticas em saúde. As crianças e jovens assimilam que a vida não é um jogo e que a prevenção não depende de sorte, mas de conhecimento e atitude responsável”.


Publicado no Jornal A Razão no dia 09 de setembro de 2009


Ver Publicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário