quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Linha 6 São Roque sedia Festa de Aniversário de Jaguari

Na terça, dia 16 de agosto, foi comemorado o Aniversário de 91 anos de Jaguari com uma grande Festa na Linha 16 São Roque, que contou com uma bela Celebração presidida pelo Padre Antonio Taschetto. Esteve presente o Prefeito, Milton José Bolzan, que se pronunciou à população dirigindo uma mensagem, que também foi publicada no jornal A RAZÃO de Santa Maria no dia 16/08/2011. A administração municipal através de seus funcionários, secretários e familiares bem como muitos vereadores prestigiaram o evento. O Presidente da Camâra, Jocelito Silva e representante do judiciário marcaram presença na Linha 6 São Roque. A programação foi variada e muito bem organizada, agradando às pessoas de todas as idades. Muitos fieis levaram sal para a tradicional bênção. Confira algumas fotos e a mensagem do Prefeito na integra:



Jaguari, rumo ao centenário
Milton José Bolzan*
No dia em que nossa comunidade se rejubila, por ocasião do 91º aniversário de emancipação político-administrativa, saúdo a todos os queridos conterrâneos e conterrâneas que em nosso município vivem ou que daqui partiram para outras paragens, por opção ou necessidade, levando consigo um pouquinho de tudo o que nossa terra foi, é e será.
Se vislumbrarmos com um olhar cuidadoso nosso passado, observaremos nossas raízes históricas encravadas nas antigas reduções indígenas/jesuítica, com sua gênese no momento em que o padre Roque Gonzáles cruzou para a margem esquerda do Rio Uruguai, em l626.
Aos 14 de setembro de 1888, iniciou-se a imigração mista na Colônia Imperial de Jaguari, estendendo-se até 29 de agosto de 1906, época em que, sob a coordenação de competentes administradores como Siqueira Couto e Severiano de Almeida, chegaram imigrantes franceses, alemães, poloneses, austríacos, boêmios, entre outros. E, claro, majoritariamente, os Italianos, dando um tom multiétnico à colônia, riqueza maior que queremos reconhecer e preservar.
No dia 16 de agosto de 1920, Jaguari deixa de ser 3° distrito de São Vicente do Sul e conquista sua autonomia.
O que somos hoje é fruto, também, da obstinação desta gente toda, que nos legou um passado eivado de muito trabalho e lutas as quais devemos conhecer, reconhecer e manter vivo na nossa caminhada. Com certeza, a fé e a crença na possibilidade de um futuro melhor são valores que perpassaram o tempo histórico e podem orientar nossas práticas, procedimentos e opções.
Convido a todos para nos visitarem durante este mês. Temos muitas atividades planejadas por nossa comunidade. Se não for possível neste mês, poderá sê-lo em setembro, na Semana Farroupilha, ou quem sabe na Novena da Imaculada Conceição, em dezembro. E por que não em janeiro, no Grito do Nativismo Gaúcho, sem desconsiderar também o melhor carnaval da região, geralmente em fevereiro... Estamos cada vez mais prontos para acolher bem a todos.
Neste dia 16 de agosto, pela primeira vez, optamos pela interiorização da Festa de Aniversário do Município, na Linha 6 São Roque, numa capela centenária, onde uma comunidade inteira irá acolher com carinho os visitantes.
Jaguari é conhecido pelo seu vinho, sua uva, sua boa cachaça, sua agricultura familiar, suas pontes sobre o caudaloso rio homônimo, o obelisco, a prainha, os Cerros São Miguel e Chapadão, com suas casas de pedra, suas grutas, seu risoto e toda boa culinária, sua gente animada e festeira. Somos a terra das belezas naturais. E queremos ser também a terra das belezas culturais.
Devo registrar aqui, com muita satisfação, um grande presente de aniversário que esta comunidade fez por merecer. Hoje, a presidente Dilma inclui Jaguari como mais um Campus do Instituto Federal Farroupilha, dentro da política pública de expansão definida pelo MEC. Em tese, será um fator de alavancagem do desenvolvimento para toda a região deste Vale do Jaguari. E o poder público continuará sendo parceiro fiel desta causa: a educação de qualidade.
Finalizo, resgatando à memória fragmentos do mais importante documento de que tive conhecimento nos últimos anos sobre nossos primórdios, e que estamos resgatando, como reconhecimento e tributo a todos os imigrantes e seus descendentes. Trata-se de “A carta de Jaguari no Brasil a Knezmost na Boêmia”, escrita pelo imigrante Theco Josef Egert, aos 04 de outubro de 1894 aos parentes afastados. Profetizava ele: “Tenho de informá-los de que Jaguari, depois de algum tempo, será uma cidade grande. Quero dizer-lhes que nesta minha nova pátria sempre alguma coisa se planta e se colhe.”
Parabéns a todos os Jaguarienses. Nosso reconhecimento pelo trabalho incansável na construção de uma terra cada vez melhor.
Feliz Aniversário!
*Vice-prefeito no exercício do cargo de prefeito e secretário de Educação de Jaguari/RS




Nenhum comentário:

Postar um comentário