terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pesquisa sobre Bullying é devolvida a comunidade

Sábado, dia 06 de agosto, na Escola Guilhermina Javorski aconteceu a entrega do Relatório da Pesquisa sobre Bullying. O consultor Marcos Rolim trabalhou sobre a prevenção à violência e ao Bullying, com os funcionários e professores das escolas do município. Algumas sugestões de projetos a serem desenvolvidos no município, voltadas para prevenção foram elencadas:

O QUE FAZER?

1) CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO ENTRE PAIS E ALUNOS SOBRE BULLYING

- Palestra para pais

- Exibição de filmes

- Cartilha (para pais e alunos)

- Concurso municipal de dramaturgia (peças sobre bullying).

- Concurso municipal de redação

- Cartazes na escola

2) MONITORAMENTO CONSTANTE POR ADULTOS NOS HORÁRIOS DE RECREIO, ENTRADA E SAÍDA DA ESCOLA.

Monitorar não significa apenas estar presente no espaço físico, mas perscrutar atentamente as relações mantidas pelos alunos, seus gestos, palavras e brincadeiras, de tal forma que se identifique rapidamente situações abusivas.

3) CRIAÇÃO DE MECANISMOS DE QUEIXA ANÔNIMA NAS ESCOLAS

- Cada escola deve contar com algumas urnas fixas para coleta de denúncias anônimas sobre práticas de violência e humilhação. Vítimas e testemunhas devem ser estimuladas a usar o mecanismo.

4) FORMAÇÃO EM CADA ESCOLA DE UM COMITÊ DE SOLIDARIEDADE de alunos, sob supervisão de um professor.

Cada turma deve escolher um representante para o COMITÊ que será renovado a cada trimestre.

O COMITÊ deverá a) receber as queixas de alunos que tenham sido ameaçados, molestados ou agredidos por colegas e tentar uma solução acordada; b) integrar colegas isolados; c) relatar suas atividades semanalmente a um professor supervisor.

5) INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS AS FAMÍLIAS E COM AS COMUNIDADES.

Superação do medo

Oferecimento de alternativas que interessem aos familiares (Projeto Escola Aberta)

Atividades comunitárias na escola.

6) INTRODUZIR O JOGO DO BOM COMPORTAMENTO COMO TÉCNICA DE DISCIPLINA EM AULA.

“Good Behavior Game” - enquadramento nas regras definidas pela pressão dos pares.

7) ESTÍMULO À AUTORIA DOS ADOLESCENTES NA CULTURA E NOS ESPORTES (produção de novas identidades nas escolas).

Projetos de dramaturgia nas escolas;

Oficinas de música, festivais, mostras culturais;

Jogos e torneios municipais;

Oficinas de artes marciais;

Saraus literários, etc.

8) CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES NA ABORDAGEM DE JUSTIÇA RESTAURATIVA.

Superação de conflitos ao invés do seu agravamento.

Círculos Restaurativos nas escolas.



Professoras Eleusa, Raquel, Marcos Rolim, Milton José Bolzan, Roselei e Lisandra(da esq. para dir.)

A atividade com o Marcos Rolim fez parte da comemoração oficial dos 91 anos de Emancipação de Jaguari.

Faça o download do Relatório da Pesquisa sobre Bullying, clicando no link:
http://www.4shared.com/document/H-JWY-0H/Relatrio_de_Pesquisa_Bullying_.html


Marcos Rolim fala para mais de 100 profissionais em Jaguari.


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