quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jornal A RAZÃO/Quarta-Feira, 7 de Setembro

Fórum se encontra com secretário


O Fórum das Entidades Empresariais tomou partido das necessidades da Brigada Militar de Santa Maria (BM) e promoveu, excepcionalmente ontem, uma reunião almoço com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, para busca melhorias para a organização militar. O comandante geral da Brigada Militar, Sérgio Abreu, também foi convidado, mas não pode comparecer porque foi chamando para reunião com o governo estadual no Palácio Piratini.

Os empresários entregaram ao secretário estadual uma carta assinada pelos sindicatos patronais que fazem parte do Fórum Empresarial com as reivindicações para a melhoria do serviço prestado pela BM. Entre os pedidos estão: instalação do 2º Batalhão Rodoviário; do esquadrão aéreo; abertura do atendimento a convênios particulares no Hospital da Brigada; Centro de treinamento de policiamento montado; fortalecimento da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS); aumento no efetivo do policiamento ostensivo no município; câmeras de monitoramento com manutenção asssumida pelo estado.

O presidente do Fórum, Souvenir Machado, argumentou, em relação às câmeras, que hoje elas são mantidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas e pela Prefeitura, mas que poderiam contar com o apoio do Estado. Conforme o tenente-coronel Wladimir Comassetto, comandante do 1º regimento de Polícia Montada (RPMon), o fortalecimento da EsFAS – que está parada desde abril – acarretaria em mais policiamento nas ruas, já que o treinamento prático dos militares que nela estudam acontece nas ruas de Santa Maria. A BM da cidade tem déficit de 45% do efetivo previsto para a unidade, conforme Comassetto e o comandante da BM, coronel Jaime Garcia, informaram na reunião passada do Fórum. Já a vinda do 2º Batalhão Rodoviário, que está localizado em Cachoeira do Sul, conforme o coronel Jaime, precisa do apoio da comunidade e lideranças locais para a sua vinda.

Sobre a abertura do Hospital da BM para atendimento de outros convênios, o secretario Fabiano Pereira, comentou que primeiro será necessário alterar a lei para que outros. “Já foram feitas as alterações no texto da lei e que em breve será encaminhada à Assembleia Legislativa”, comenta Fabiano. O secretário ressaltou que está a disposição para ajudar em ações em prol de uma cidade segura. “Temos uma posição de compreensão e diálogo, mas dessa vez o comandante geral não pode vir, mas o traremos aqui para uma reunião. Garanto à vocês que ainda em setembro traremos os chefes da Polícia Civil do Estado e também da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe)”, afirma Pereira.

Os líderes da Brigada já haviam participado de reunião anterior do Fórum das Entidades Empresariais quando apontaram a situação que está sendo vivida pela unidade como, falta de efetivo.
Fonte:http://www.arazao.com.br/2011/09/06/forum-se-encontra-com-secretario/

Nenhum comentário:

Postar um comentário