quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Secretário de Educação visita Apiário Padre Assis

Professor Milton visita Senhor Possatto
Nesta terça, 6 de setembro o Professor Milton José Bolzan, vice-prefeito e Secretário municipal de Jaguari realizou visita às instalações do Apiário Padre Assis na localidade de Linha 8. Foi recebido pelo Sr. Adi Possatto, que explanou todo o processo da empresa.
O objetivo do encontro foi dar seguimento às tratativas para aquisição de mel visando oferecê-lo na merenda dos escolares da Rede Municipal de Ensino de Jaguari.
A nutricionista Carolina Vargas Valente também visitará o empreendimento e já está agilizando a aquisição do produto em embalagens de 1kg e saches de 3,8g.
O apicultor Adi Possatto aprendeu a gostar da lida com as abelhas aos 6 anos de idade com o Monsenhor Assis, Pároco de Santiago na época. Dezenas de jovens já foram ensinados pelo Sr. Possatto. Além desta atividade, desenvolve projetos na Escola da Comunidade, entre outros de apicultura, fruticultura e música, com o objetivo pedagógico voltado às crianças e jovens. "Minha preocupação é garantir às novas gerações a herança cultural dos antepassados, bem como uma perspectiva de futuro no mundo do trabalho e da cultura", concluiu.
O Professor Milton ouviu do seu Possatto as suas intenções de organizar um Museu para guardar objetos e a memória dos "antigos". Além disso garantiu que vai sistematizar suas pesquisas na área da Apicultura em um livro para que mais gente possa ter acesso a todo esse conhecimento acumulado.
Confira algumas fotos feitas pelo Professor Milton:

Com a 1ª Espingarda feita pelo seu padrinho, que o presenteou aos 10 anos.

Ao lado de uma furadeira

Ao lado de um antigo  alambique
Seu Adi mostra as suas gaitas de botão

5 comentários:

  1. Será que não temos produtores de mel de qualidade em Jaguari para termos que comprar mel de Santiago?
    A Prefeitura e as Secretarias tem que pelo menos fazer uma tomada de preço dentro de nosso municipio antes de comprar fora, por que afinal nós Jaguarienses pagamos nossos impostos aqui!
    Sou comerciante em Jaguari e reconhecido na região pelos meus serviços e só foi tomado preço de meus serviços e produtos quando é correndo ou com verba apertada, e o bom vem de fora!

    ResponderExcluir
  2. Embora não devesse dar satisfações aos anônimos (com excessão ao Anonymus Gourmet),considerando a relevância do assunto, pois trata-se de alimentos para os escolares da RME de Jaguari, cabe informar que a aquisição será pela agricultura familiar (estude a lei 11.947/09). Faz-se necessário entre outras coisas, possuir DAP Jurídica (declaração de aptidão ao PRONAF), que dá o enquadramento para a aquisição, bem como possuir selo de inspeção Municipal,estadual ou federal.Faremos uma chamada pública e, oxalá, você possa participar. Além disso, estamos organizando grupos no município para o qual convidamos a participar.Sempre ao dispor, "VOLTAREMOS!" Espero que você tb. Abraço, prof. Milton

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que quem tem a obrigação de zelar pela sua cidade, de o exemplo de levar a dinheiro para fora sem pensar que a corrente empresa, empregados, comercio e impostos são quebrados com esta atitude.
    Espero que nossas bravas vereadoras que compõe esta secretaria levem este exemplo como bandeira e encabecem uma campanha de fortalecimento do comercio local, porque indústria não vem para cá pela nossa desfavorável localização em termos de logística, e nossa renda tem que vir do nosso comércio forte e de pequenos agricultores reunidos em associações e quem sabe evitando a constante debandada de jovens atraz de empregos.

    ResponderExcluir
  4. Caro TX,
    a gestão pública deve ser exercida sob a observância dos princípios da administração pública, da legalidade, moralidade...., como por ex. deve ser te teu conhecimento.
    O processo está em aberto e quem quiser se qualificar, poderá fazê-lo.Só não entendi o preconceito contra os vereadores.
    Dever de casa: cuida mais o vernáculo. Abraço e às ordens. Professor Milton José Bolzan-f. 96350696

    ResponderExcluir
  5. Sei bem que de todos os tramites que uma negociação com a administração publica tem que seguir, e também sei da idoneidade desta gestão municipal em seguir, mas sinto falta de um trabalho forte com nosso comércio local em esclarecer estes questões e adequações para tornar nosso comercio mais competitivo até mesmo a nível regional, também sei que isto não é somente trabalho para a administração municipal, é um problema cultural nosso, que uma secretaria forte como a da Educação com parceiros fortes como o IFF Jaguari podem reverter este quadro.
    E quanto a Nossas vereadoras Kátia e Lisandra tenho maior respeito pelo trabalho limpo e ativo que estão exercendo e foi somente um pedido de socorro em favor de nossa cidade.

    ResponderExcluir