sexta-feira, 9 de julho de 2010

Jaguari na 10ª RT


No dia 26 de junho de 2010, foi escolhido o prendado da 10ª Região Tradicionalista,  o evento ocorreu no C.T.G. Coxilha de Ronda em Santiago, onde o nosso município foi representado por Luana Dellavechia, categoria adulta, André Flores Bonotto, categoria peão, e Mariana Freitas de Vargas, categoria mirim, tradicionalistas do C.T.G. Invernada do Chapadão.

O Peão André Bonotto e a Prenda Luana DellaVecchia, visitaram o Secretario de Educação, Milton José Bolzan e sua equipe, para agradecer o apoio e mostrar o resultado de seu esforço e estrega às tradições gaúchas.

O concurso começou quinta-feira, dia 25 de junho, com a Abertura e Mostra Cultural para as prendas e provas campeiras (Encinlha, Prova de Rédeas, Emalar o Poncho etc.). No segundo dia houve a Prova Campeira de Galpão para os peões (Cevar o Mate, Assar Churrasco, Chasquar, etc.). 

Ocorreu ainda a aplicação da Prova Escrita, com questões de geografia, economia e história do Rio Grande do Sul. E as concorrentes à categoria Prendas deveriam elaborar uma redação.

A Prova Artístico-Cultural foi desenvolvida pela parte da tarde, onde os concorrentes apresentavam-se em: danças tradicionais e de salão; optavam em declamar, tocar ou cantar; e articulavam sobre um tema sorteado. Os jurados levavam em conta, desenvoltura, expressão, conhecimento sobre o tema, simpatia, etc.

O resultado foi divulgado com um jantar-baile, animado pelo Grupo Mate. O C.T.G. Invernada do Chapadão levou alguns de seus peões e prendas para ficar na torcida por nossos concorrentes. E o resultado veio e foi positivo. O tradicionalista André Flores Bonotto foi escolhido Peão da 10º RT, pela sua 2ª vez, e Luana Dellavechia tornou-se 2ª Prenda da 10ª RT.

É muito bom saber que existem jovens que difundem a nossa cultura, a nossa tradição. Esperamos que com esses títulos para nossa cidade, o Movimento cresça em Jaguari, com maior representação na região.

Agora o Peão André Flores Bonotto está trabalhando para o Entrevero Cultural de Peões do Estado, em que será escolhido o Peão do Rio Grande do Sul no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário