terça-feira, 6 de julho de 2010

País supera pelo 2º ano consecutivo as metas em educação básica

O índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) cresceu em todas as etapas de ensino entre 2007 e 2009. No ensino fundamental, o indicador superou as metas propostas para o período e alcançou as de 2011. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 1º, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

“O Ideb sintetiza o movimento pela qualidade da educação. O Brasil fixou metas ambiciosas que nos colocam em dez anos acima das expectativas de nossa renda per capita. Estamos cumprindo todas as metas e o fantasma da queda da qualidade está ficando para trás”, afirmou o ministro Fernando Haddad.

Em 2009, os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental tiveram 4,6 pontos. A meta era de 4,2. Em 2005, esses alunos tiveram 3,8 pontos. Em 2007, tiveram 4,2 contra a meta de 3,9. Estudantes dos anos finais do ensino fundamental tiveram 4 pontos em 2009. A meta era de 3,7. Em 2005, a nota foi de 3,5. Em 2007, o índice foi de 3,8 contra a meta de 3,5. Os alunos do ensino médio crescem no ritmo mais baixo. Em 2009, tiveram 3,6 e a meta era de 3,5. Em 2005, a nota foi de 3,4. Em 2007, o índice foi de 3,5 e a meta era de 3,4.

Segundo o ministro da Educação, o impacto no ensino médio acontecerá como onda, “a arrancada mais forte se dá nos anos iniciais e se propaga, ao longo do tempo, nos finais e médio”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Educação, as informações segmentadas por escolas e redes de ensino serão publicadas no Diário Oficial da União na segunda-feira, 5 de julho. Os secretários terão 30 dias para contestar eventuais equívocos, caso constatado o problema, o Inep fará a republicação da informação.

O Ideb foi criado em 2005, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota seis em 2021 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

No indicador estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

A Prova Brasil é um teste de leitura e matemática para turmas de quarta e oitava séries (ou quinto e nono anos) do ensino fundamental. Os alunos do ensino médio fazem o Saeb, avaliação por amostra, que também avalia habilidades em língua portuguesa e matemática. No ano passado, as avaliações foram aplicadas a 2,5 milhões de alunos da quarta série (quinto ano), 2 milhões da oitava série (nono ano) e 56 mil do ensino médio. 

Os dados divulgados nesta quarta-feira mostram que o desempenho dos estudantes nas avaliações foi o que mais pesou na composição do Ideb de 2009. Nos anos iniciais, por exemplo, foi responsável por 71% da composição da nota. Já no ensino médio, embora o desempenho tenha sido responsável pela maior parte da nota, a taxa de rendimento subiu em relação a 2007; teve 42% de importância no índice, comparado aos 29% da medição anterior. 

Fonte:Undime, com informações do Ministério da Educação 

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