quinta-feira, 9 de julho de 2009

Dom


O vídeo documentário Dom, retrata através de relatos de familiares e amigos, a trajetória de vida do Bispo Edson Taschetto Damian.

O vídeo tinha como objetivo inicial prestar uma homenagem ao padre Edson pela sua ordenação como Bispo, em São Gabriel da Cacheira no Amazonas. Porém, após as entrevistas e análise das filmagens, o resultado final do trabalho rendeu um vídeo com caráter próximo ao gênero de documentário.

Os entrevistados foram os pais, dona Dionilda e seu Jerônimo, a irmã Maria Isabel, a primeira professora, Neida Guerra e o padre da paróquia de Jaguari, Nelson Friederich. O cenário escolhido para as filmagens foi o 3º distrito de Jaguari (Marmeleiro-Fontana Freda), na localidade onde residem seus pais e onde Edson viveu a infância. Além da casa dos pais, a cabana construída em meio a exuberante natureza daquela localidade, serviu como pano de fundo para as filmagens, é nesta cabana que Edson costuma hospedar-se quando de sua passagem pela região.

O vídeo é composto por histórias e episódios curiosos da infância de Edson, a adolescência marcada pela profunda religiosidade, além de diversas narrativas que contam um pouco das experiências desse ilustre jaguariense em várias partes do Brasil e em países vizinhos.

A parte final do vídeo compõe-se de uma cronologia de fotos, que mostra as diversas etapas da vida de Edson, contendo também, uma homenagem narrada por Nilton Ferreira.

O vídeo foi entregue a Edson na cerimônia que marcou a sua ordenação, em São Gabriel da Cachoeira e foi exibido para a comunidade nas cerimônias de comemoração.

Este trabalho foi construído no mês de maio, a partir de um esforço coletivo da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do secretário Milton José Bolzan e com apoio da Prefeitura Municipal de Jaguari.


Ficha técnica:


Produção/edição: Jairo Dalcin Anselva

Filmagens: JBC vídeo produções

Direção: Cristiano Sobroza Monteiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário