quinta-feira, 23 de julho de 2009

PROJETO RONDON em Jaguari: Uma lição de vida e de cidadania

No período de 13 a 24 de julho a cidade de Jaguari-RS recebe o Projeto Rondon que visa o desenvolvimento de um trabalho essencialmente educativo junto aos segmentos da saúde, educação, ação social, gestão ambiental, tecnologia e produção, não prevendo ações de caráter assistencialista.

O PROJETO RONDON é uma ação do governo federal, conduzido pelo Ministério da Defesa, com a missão de viabilizar a participação de estudantes universitários nas operações que tem caráter voluntário. É realizada no período de férias escolares com a duração de duas semanas.

Participam da operação em Jaguari duas equipes de rondonistas com dois professores coordenadores por universidade: a Universidade de Federal Marília – UNIMAR de São Paulo e a Universidade Estadual de Londrina – UEL do Paraná.

Os acadêmicos trabalham com dois conjuntos de ações envolvendo palestras, oficinas para crianças, jovens, professores, produtores rurais, agentes da saúde e da ação social, conselheiros e funcionários.

A realização do projeto só é possível com as parcerias das Universidades públicas e privadas, as Forças Armadas, Prefeituras Municipais e patrocinadores. Tem como colaboradores a CAIXA SEGUROS, SESI, VALE, BR PETROBRAS e o apoio logístico do Ministério da Defesa.

Fazem parte dos objetivos do projeto, a colaboração para o desenvolvimento sustentável das comunidades em atividades realizadas por professores e universitários, que trazem informações sobre saúde, educação, organização comunitária, direitos humanos, cidadania e outros temas de interesse da comunidade local como atividades didático-pedagógicas para professores e alunos, palestras e orientações para funcionários da saúde e cuidadores de idosos, DST para os adolescentes das escolas estaduais e municipais, teatros e brincadeiras com crianças, capacitação com produtores das comunidades rurais, educação ambiental com crianças, reflorestamento, orientação jurídico-social na assistência social entre outros.

Em todas as atividades desenvolvidas, as equipes tiveram o apoio incondicional do subtenente José Carlos Vieira Sampaio da 3ª Companhia de Comunicação Blindada – Santa Maria-RS, que durante todo o desenvolvimento do projeto atuou como o “anjo” das equipes, termo utilizado pelos rondonistas para se referirem ao subtenente.

Os universitários conhecem um Estado diferente, com outras tradições, como músicas, artesanato, folclore, permitindo a troca de conhecimentos entre as equipes universitárias e as comunidades, contribuindo para a formação de profissionais socialmente responsáveis e para a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades, uma experiência que não muda apenas a vida das populações visitadas. Muda também a dos estudantes universitários participantes do projeto.

O projeto contribui ainda para a formação do universitário como cidadão, porque o integra ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país, buscando consolidar, no universitário brasileiro, o sentido de responsabilidade social coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.

As equipes participantes do PROJETO RONDON no município:

Universidade de Marília – UNIMAR

Acadêmicos:

Josmar Casadevall Broglio – Fisioterapia

Juliano de Oliveira – Serviço Social

Mariana De Lucca – Pedagogia

Thiago Sá Freire Lamarca – Enfermagem

Professoras:

Myrian Lucia Ruiz Castilho – Pedagogia e Ciências Sociais Aplicadas

Regina Célia David Galvani – Ciências da Saúde

Universidade estadual de Londrina - UEL

Acadêmicos:

Ana Helena Ferrazzini Marvullo – Medicina Veterinária

César Augusto Pecoraro – Zootecnia

Douglas Henrique de Oliveira – Direito

Daniele Erão de Souza – Biologia

Rafael Jefferson Borges – Administração

Rodrigo Lourenço Aristides – Geografia

Professoras:

Carmem Lucia Scortecci Hilst – Medicina Veterinária

Vilma Aparecida do Amaral – Direito

Foram momentos de grande integração com a comunidade, de encontros com os coordenadores e universitários, de aprendizagens mútuas, de emoções comuns e de grande exercício de solidariedade.

Certamente as equipes de rondonistas dos Estados de São Paulo e do Paraná estarão levando nas suas bagagens de retorno, muito mais que trouxeram para esta acolhedora cidade de Jaguari.

Agradecemos a toda população pela acolhida e queremos externar nossa profunda gratidão ao governo municipal, porque sem a sua intenção, colaboração de todo o seu secretariado, as ações deste projeto não seriam realizadas.


Profª. Drª. Myrian Lucia Ruiz Castilho

Docente da Universidade de Marília - UNIMAR


Jaguari, 22 de julho de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário